Um Conto Sombrio dos Grimm

20.5.15



Um Conto Sombrio dos Grimm - Adam Gidwitz
A Tale Dark And Grimm | Galera Record, 2015 | 272 páginas

Sinopse: João e Maria fugindo da própria história? Mas o que pode ter acontecido? Seus pais eram reis!! Os meninos tinham tudo que desejassem... não? Humm. Talvez a história não seja bem assim. Mas, então, qual a verdade? Descubra, acompanhando João e Maria em oito fábulas horripilantes. Em meio a muita aventura, os irmãos se deparam com bruxas, magos, caçadores com uma mira infernal, padeiros com fornos perfeitos para assar crianças... Tudo isso pode ser muito assustador, mas, diferente de outros contos de fada, é TUDO verdade! Ou, pelo menos, o mais próximo do que os próprios Grimm imaginaram.


Contos de fadas geralmente mostram personagens fortes que lutam contra forças do mal para, no fim, passar algum ensinamento moral. Essa suave e delicada receita pode ser encontrada nos clássicos contos de Charles Perrault, cujas histórias a Disney transformou em filmes e as popularizou por todo mundo do jeito como as conhecemos hoje, ou seja, com finais felizes e pouca violência. Entretanto, lá na Alemanha do séc. XVIII, dois irmãos escritores também dedicaram as suas vidas ao registro de antigas fábulas infantis, só que com um toque muito mais sombrio e sinistro. Esses eram os Irmãos Grimm e suas histórias inspiraram o autor Adam Gidwitz a escrever esse adorável livro, Um Conto Sombrio dos Grimm.

A história reconta a jornada de João e Maria, a verdadeira jornada, que começa bem antes do nascimento deles, mas que, por uma série de mal-entendidos e pré-julgamentos, levam os pequenos herdeiros do trono a fugirem do reino, acreditando que conseguem encontrar pais melhores que os seus. Assim, João e Maria se tornam parte de oito subsequentes contos que envolvem casas feitas de doces, andorinhas e magos assassinos e põem a prova a coragem, fraternidade e determinação de João e Maria até que eles alcancem a maturidade e o perdão necessários para voltar para casa.

Devo dizer que me diverti bastante lendo Um Conto Sombrio dos Grimm, antes até de sentir medo ou algo do tipo. Essa não é uma história de terror. Há aqui e ali umas decapitações, pequenos sacrifícios e passagens sangrentas, mas não é nada tão chocante quanto, por exemplo, a versão arcaica que eu ouvi de A Bela Adormecida (:O). Adam Gidwitz dosou a sua versão da história de João e Maria com humor, e humor é uma língua que as crianças entendem melhor do que qualquer um.

De longe, o que eu mais gostei foi o jeito como o Adam narrou a história: em terceira pessoa, com intromissões em negrito do próprio narrador, dialogando com os seus leitores de uma forma indagadora, provocadora e divertida, mas acima de tudo, confiante. A sensação que fica é a de proteção, de ter alguém que nos momentos mais assustadores vai fazer uma pausa relaxante para indiretamente mostrar que, não importa o que vier em seguida, você, como leitor, não estará sozinho. Então, não, não acho que esse livro irá provocar pesadelos em nenhuma criança.


Para os adultos, alguns acontecimentos podem ser previsíveis, mas isso não tira o mérito da obra. No fim, mesmo que o Adam jogue com essa abordagem mais sinistra e sombria, Um Conto Sombrio dos Grimm não deixa de se assemelhar aos usuais contos de fadas, com uma moral nas entrelinhas e um final feliz. Super curti o resultado, e como alguns de você já devem saber, eu tenho o costume de sempre ler os agradecimentos do autor - às vezes até antes de começar a ler o livro - e ler os agradecimentos do Gidwitz me fez gostar ainda mais desse resgate ao macabro quando ele diz: "...foi Gabe Howard que me ensinou, e ainda me ensina, a confiar que crianças podem aguentar o tranco. Independente de o que o 'tranco' seja."

"Afinal de contas, é nas zonas mais escuras da vida que se encontra a beleza mais iluminada e 
a sabedoria mais profunda."

You Might Also Like

14 Bilhetes

  1. Olá!
    Que livro lindo! Super delicado!
    Adorei a proposta da história, eu ainda não conhecia, agora já estou louca para ler
    Beijos, Tabatha
    http://aproveiteolivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. O tipo de livro que eu compraria antes mesmo de ler sinopse ou qualquer resenha pelo simples motivo de: capa maravilhosa que já quero pôr na estante <3 Mas então eu li sua resenha e agora que quero mesmo adquirir um exemplar. Quem não ama contos de fadas? Eu sou completamente apaixonada e tenho certa tendência a gostar de releituras. Essa parece ser muito bacana. Vou acrescentar à minha listinha (que não tem nada de "inha" hahaha)
    Beijo

    www.blogrefugio.com

    ResponderExcluir
  3. Eu já li os clássicos do Charles Perrault e fiquei bem chocada em saber que a Disney totalmente mudou eles! Além de essa edição estar linda (azul <3) o livro me chamou bastante a atenção. Nunca li nada dos Irmãos Grimm e talvez começar por essa releitura seja uma boa. Gosto bastante da história do João e Maria e também fiquei intrigada por essa forma de narrar do escritor. Acho que toda história que consegue mesclar bem humor com "terror" merece ser lida. Já entrou pra longaaaaa pilha de próximas leituras hahaha
    Beijos <3
    Debora.
    http://vanille-vie.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Eu sou muito apaixonada pelos Irmãos Grimm e outro dia fui na FNAC e vi esse livro e fiquei muito tentada a levar! Agora lendo seu post já vou coloca-lo na minha wishlist!

    ResponderExcluir
  5. Ah, eu gosto dessa abordagem mais sinistra e sombria, acho que iria gostar do livro. Adorei a indicação!!

    http://naomemandeflores.com

    ResponderExcluir
  6. Oie!
    Nossa, posso dizer que me apaixonei pela forma que foi diagramado e pela capa? heheh! Adoro histórias de terror, uma pena que não seja tão horripilante assim, mas com certeza entrará para a minha wish list!

    Abraços!
    www.cantinhogeek.com

    ResponderExcluir
  7. Recentemente eu comprei um livro que fala sobre os contos de fadas franceses, ou melhor as suas versões do século XVIII, chama-se "O grande massacre dos gatos" e as pessoas que acham contos de fadas fofos e moralizantes ficariam chocadas, os psicanalistas também. É muita violência e abuso, mas nem por isso eu gosto menos hohohoho

    A parte isso, essa é primeira resenha de "Um conto sombrio dos Grimm" que leio (sim, passei umas semanas longe da blogosfera), desnecessário dizer que adore a ideia do livro e que concordo com você em relação ao humor, as crianças entendem o humor e ouso dizer, gostam de histórias de terror, elas se sentem adultas quando os autores não tem pudor de serem francos com elas ao ponto de ousar incluir terror nos roteiros.

    Adorei a resenha, o desfecho dela e mais ainda as suas fotos! #MuitoAmor pelo seu jeito de fotografar os livros!

    Pandora
    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ooooi, Pandora! Pois é, eu já andei vendo alguns desses contos do século XVI ao XVIII e eles são assustadores! É como pegar aqueles casos de homicídio dos jornais sensacionalistas de hoje e narrar para crianças :O Mas é aquilo, eles tinham a sua função na sociedade da época, que era muito mais perigosa que a de hoje e crianças tinham de aprender que sair sozinho para a floresta não ia acabar bem rs

      Amei seu comentário e MUITO obrigada pelos elogios! <3 xx

      Excluir
  8. Posso ou não estar apaixonada por essa edição, junto com as fotos. Que lindas! Sempre tive a curiosidade de ler sobre contos de fadas e sua verdadeira face, é bem sinistro mesmo, mas bem interessante. Os irmãos Grimm tinham uma visão bem diferente do que é passado pra gente pela Disney e afins. Quero muito ler essa releitura!

    Beijão,
    surmelody.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Oi Tici,
    Li sombrio e fiquei estranho quando você disse que se divertiu.
    Deve ser ótima a leitura desse livro, já quero!
    Até porque nem sou muito de assistir/ler coisas que envolvam João e Maria, seria uma ótima oportunidade.

    As fotos ficaram lindas, como sempre ♥

    bjs e tenha uma ótima semana
    Nana - Obsession Valley

    ResponderExcluir
  10. Excelente resenha. Já estava com vontade de ler esse livro, agora essa vontade só aumentou. Vai ser bom encontrar algo diferente do que a Disney conta, embora eu esperasse nessa obra uma história mais macabra - apesar de que pela capa, não da para esperar nada tão chocante.
    Ps. Ameei as fotos. Realmente lindas. Parabéns.

    Blog | Paixonites Literárias Xx

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Né?! Não dá para sentir medo com uma capa linda e fofa como essa! Obrigada! <3 xx

      Excluir
  11. Tici, que edição MAIS LINDA! Tô completamente apaixonada <3

    Eu adoro os condos dos irmãos Grimm, na casa da minha vó tinha uma coleção antiga de capa dura com os contos dos irmãos. Sempre que eu dormia lá eu e minha irmã passavamos a madrugada lendo esse livros.

    Mas essa nova versão parece uma versão parece uma ótima mistura dos Grimm com a Disney. Fiquei bem curiosa (e,de novo, a capa é linda! )

    Beijão
    Um Metro e Meio de Livros

    ResponderExcluir
  12. Oi, Tici!

    Adoro contos de fadas, desde as primeiras versões (mais sombrias e sangrentas, nada infantis) até as adaptações da Disney. Por isso, fiquei interessada em ler este livro, gostei das modificações e da dosagem feita pelo autor. Espero ler em breve!
    Ótima dica!

    Beijocas.
    http://artesaliteraria.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

Copyright

Todas as fotografias e textos publicados são produzidos pela equipe do Feito Poesia, exceto quando sinalizado. Por favor, não copie nenhum deles sem a devida autorização dos autores. Todos os direitos reservados.


Seguidores