Book do Dia - O Pequeno Príncipe

13.5.15



Um pequeno príncipe de cabelos dourados, um piloto que abandonou o sonho de ser pintor, uma rosa vaidosa, uma raposa para cativar e vários e vários planetas com seus curiosos e singulares habitantes. Reconhece a história? Se sim, bem-vindo de novo ao mundo de O Pequeno Príncipe, magnus opus do escritor e também aviador francês Antoine de Saint-Exupéry.

A obra foi escrita em 1943 e esse ano caiu em domínio público, e como tudo o que é bom merece ser relembrado, a Geração Editorial lançou uma edição de luxo que reconta a trajetória do pequeno príncipe e seus amigos através de ilustrações, páginas coloridas e muitos detalhes de diagramação que fazem dessa história ainda mais mágica e digna de admiração. Confiram algumas fotos!


A nova tradução por Frei Betto conservou o caráter de história infantil da narrativa, com frases simples (mas cheias de significados), mudança do tu por você, e ilustrações. Tem também o trabalho de escolha de cor por capítulo que está lindo; a cada virada de página era uma surpresa. A edição é capa dura () e conta com um caderno no final com fotos e um estudo sobre a vida e obra do autor Saint-Exupéry.


Comprei essa edição no Submarino e quando ela chegou, mesmo já tendo lido uma vez quando era menor e visto várias adaptações para o cinema/teatro, fui reler e tudo de certa forma pareceu novo. É um encanto que não desvanece, que não fica velho, e a cada releitura a gente encontra significados que não viu da primeira vez. Por exemplo, algumas vezes a gente conhece o todo por conta de uma parte que se sobressai, e no caso de O Pequeno Príncipe, essa parte é a da raposa.

"Você se torna eternamente responsável por aquilo que cativa"; "Se você vem às quatro, às três já começarei a me sentir feliz" e "Só se enxerga bem com o coração, o essencial é invisível aos olhos" são frases da raposa que tomaram todos os cantos do mundo e espalharam a popularidade da obra, mas cada planeta que o pequeno príncipe visita guarda a sua própria fonte de sabedoria, mesmo que sem o peso de uma citação forte como essas.


Enfim, amo demais O Pequeno Príncipe para conseguir pôr em palavras. É uma das pouquíssimas obras escritas por um adulto que consegue manter a inocência, a sabedoria e a simplicidade através da visão de mundo de uma criança. Então apaixone-se também; contemple as estrelas; veja a vida com o coração e, mesmo com 20, 30, 60 anos, aceite o convite de Antoine de Saint-Exupéry para nunca deixar morrer a criança interior de cada um. Assim vai ser bem mais fácil enxergar o que é verdadeiramente essencial.

Termino a postagem com o link para o trailer da nova animação de O Pequeno Príncipe que chega aos cinemas em outubro! Já quero muito!

You Might Also Like

15 Bilhetes

  1. Adorei sua resenha cheia de ilustrações lindas. Acredita que nunca li esse livro? Preciso consertar isso hehe. Acho que vou comprar essa edição que está belíssima.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
  2. Olá,
    Eu amo muito esse livro, nem sei descrever a perfeição dele, por isso não consigo fazer resenha dessa obra, sou apaixonada pela história e quero muito essa edição!
    Beijos.
    Memórias de Leitura - memorias-de-leitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Eu sou completamente suspeita para falar dessa obra, pois ela foi uma das primeiras que eu li. Quando era pequena sai por aí fazendo o desenho do elefante para testar as pessoas a minha volta.
    Beijos

    http://itsfangirltime.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. AI. MEU. DEUUUUSSS!!!! Tenho um amor tão grande por essa obra desde pequena, já tive duas edições, a segunda delas tá na minha estante até hoje. Já tô babando nessa (que eu não conhecia!), é lindíssima!!! Inclusive, quero muito, no momento aceito de presente, hahaha. Acho que todo mundo devia tirar um tempinho para apreciar essa história. Que amor você que captou a essência dela.

    Beijão!
    surmelody.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Tici sua linda!!

    QUE POST LINDO!!!
    Eu tenho um caso de amor com o O pequeno Príncipe desde muito pequena, quando o meu pai me apresentou, estou doida para comprar essa versão especial que a editora lançou, preciso dela pra mim, e concordo com vc é uma história linda para todas as idades! Parabéns!

    Beijos
    Ps: Acabe com a Ansiedade antes que ela acabe com você
    http://overdoselite.blogspot.com.br/2015/05/resenha-acabe-com-ansiedade-antes-que.html

    ResponderExcluir
  6. Confesso que conheço vagamente a história de O Pequeno Príncipe. Só consigo me recordar de poucas cenas do filme que vi há muito tempo, ainda quando criança e tenho uma certa vergonha de admitir que nunca li o livro, mas morro de vontade. Essa edição é linda demais (e amei as fotos!). Não resisto a uma capa dura, ainda mais se tratando de clássicos e quase já comprei duas vezes, mas como a lista de pendências está grande achei melhor esperar diminuir. Prometo que vou ler o mais rápido que puder hahaha
    Beijo

    www.blogrefugio.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leia, sim! <3 É muito amorzinho e uma lição de vida! xx

      Excluir
  7. Oi Tici-linda!!!! Que saudades! Não sei se já falei mas se falei, falo de novo hahahah que layout lindooooooooooooo! ♥ E mais lindo ainda é esta edição que a Geração fez de PP né?! A minha versão é antigaaaa, mas confesso que gostaria e muito de ter uma dessa aqui em casa, ainda mais de uma história tão incrível e marcante quanto esta!

    Beijos,
    Joi Cardoso
    Estante Diagonal

    ResponderExcluir
  8. Oi!
    Amo Pequeno Príncipe <3
    Um livro que é para vida toda! :)
    Estou doida para comprar essa edição e relembrar todos os detalhes da história.
    Adorei suas fotografia, muito lindas!

    Beijos!
    http://choqueliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Heeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeey Tici-linda. Quanto tempo em baby? ;) <3 <3
    Nossa, nem tinha visto seu layout novo e está muito lindo poxa. Muito amor e nem sei se amo mais esse ou o antigo, mas enfim, perfect <3.
    E este livro? e essas fotos? e o meu coração ao ver esta postagem super, mega linda?. Amei demais esta edição super linda de capa dura e essas ilustrações maravilhosas. Estou morrendo de vontade de ler esta nossa edição e ver se realmente vale a pena (com certeza).
    Beijos e muito sucesso minha linda.

    E sim, o blog mudou <3.
    http://www.inspiradaporpalavras.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Saudades, Iris! <3 Fico muito contente que tenha gostado da postagem e da nova cara do blog e agora quem vai passar para admirar as mudanças no seu sou eu, licença! <3 xx

      Excluir
  10. Oi Tici,
    Que fotos lindas, amei a ideia dessa coluna.
    E mais linda ainda essa edição, fiquei encantada aqui.. o meu é pequenininho que comprei na feirinha aqui de Caxias, meses atrás.

    P.S.: Ah entendo muito bem sua mãe, eu amo Liam Neeson hahahaha

    bjs e tenha uma ótima sexta
    Nana - Obsession Valley

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nana <3 Obrigada! Eu também gosto bastante do Liam, então não dá nem para implicar com a minha mãe por conta disso haha xx

      Excluir
  11. EU QUERO EU QUERO EU QUERO EU QUEROOOOOOOOO
    Eu tenho aquele edição super velha, a minha é de 1969 porque foi meu tio que me deu, então imagina o estado. Estou encantada e babando muito nessa edição de luxo, capa dura já é tudo, mas o que é esse interior???? Amei esse post, acho justo e digno mostrar essa belezura pro mundo nessas fotos mais incríveis ainda <3 Preciso muito reler a história também, li quando era bem pequena também, como você (sis <3) e lembro do básico só. E como você disse: é lindo reler e sempre encontrar novos significados e aprender cada vez mais com esse clássico.
    Beijos, Ticilinda!
    Debora.
    http://vanille-vie.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. O pequeno príncipe <3 tão lindo. Esse livro com ilustrações *-* querendo, surtando, necessitandoooo!

    http://pareinaadolescencia.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Copyright

Todas as fotografias e textos publicados são produzidos pela equipe do Feito Poesia, exceto quando sinalizado. Por favor, não copie nenhum deles sem a devida autorização dos autores. Todos os direitos reservados.


Seguidores