Quero fazer marcadores/cartões para o meu blog!

22.4.15



Olá, povo! Já sabem da novidade? Agora o Bibliophiliarium tem o seu próprio cartão de visita! Alguns podem achar um exagero, mas depois que eu passei a ir a vários eventos literários, percebi que ter algum material gráfico em mãos com as informações do seu blog é indispensável, principalmente no caso do Bibli, que não tem um nome fácil de ser memorizado.

Por isso, comecei a procurar recomendações de gráficas e tabelas de preços e cheguei na Printi, indicada pela Belle do Devoradora de Livros. A Printi é uma gráfica online; você faz tudo pelo site e tira dúvidas por e-mail, se houver. E eu AMEI o trabalho deles, então nessa postagem vou contar todos os detalhes de como foi o processo de fabricação dos cartões! #FicaDica



Diferente de outras gráficas online que eu visitei, o site da Printi é bem clean e de fácil navegação. Você pode consultar preços e gabaritos sem precisar se cadastrar ou enviar a sua arte, então, a minha sugestão é que primeiro você use a calculadora de preços (clique em MONTE SEU PEDIDO) para ter uma noção de quanto irá custar a produção e ver se ela cabe no seu bolso. 

Depois, se você é leigo em edição, leia todos os tutoriais que a Printi oferece (clique na FERRAMENTA do menu superior), e baixe os gabaritos. Para não pagar adicional, você tem que mandar o seu arquivo em pdf, e a Printi oferece toda uma série de tutoriais e dicas de como preparar e exportar o seu arquivo de acordo com os programas de edição mais usados (Illustrator, Photoshop, Indesign e Corel Draw). 

Eu tive aula de Linguagem Gráfica na faculdade, já tinha conhecimentos sobre sangria, resolução, exportação para PDF etc. Mas tudo isso vem explicado direitinho nos tutoriais da Printi. O importante é lembrar-se de que o seu marcador e/ou cartão falará muito sobre você, então faça uma coisa bem-feita! Use os programas indicados (todo o pacote Adobe vem com versões gratuitas de avaliação que você pode baixar e usar por 40 dias), respeite a resolução. 


Usei o Photoshop para manipulação de imagens e criação dos planos de fundo. Depois usei o Indesign para adicionar as informações escritas e exportar a arte final para pdf. Nos dois programas, a resolução usada foi de 300 pixels/polegada, que é a recomendada para cartões de visita.

O próximo passo é escolher as características do seu material: tipo de papel, tamanho, quantidade etc. A Printi tem um sistema bem prático e rápido para a escolha das opções, e se você tiver dúvida do que significa cada opção, é só ir clicando nos PONTOS DE INTERROGAÇÃO ao lado de cada uma delas. Orçamento ok e material ok, antes de prosseguir já seria bom criar o seu CADASTRO na loja.



Essas foram as minhas escolhas na hora de criar os cartões de visita para o Bibli. Sei que a maioria dos blogs literários opta por fazer um marcador; eu optei por cartão de visita porque acho mais profissional, mas irei fazer marcadores também, especialmente para a Bienal do Rio. A Printi oferece tanto a produção de marca-páginas como de cartões, então no big deal. 

Em seguida, é a hora de escolher a quantidade, o formato do arquivo (pdf preferencialmente para não ter adicional) e realizar o pagamento. No total, paguei R$73,99 por 1000 unidades, sem frete porque para cartões de visita o frete é grátis. Em outros casos, você coloca o seu CEP e o valor do frete será calculado e adicionado ao valor da produção.  

IMPORTANTE: A Printi só aceita o upload do seu arquivo após a confirmação do pagamento, que pode ser tanto via cartão de crédito quanto boleto bancário.

Pagamento aprovado, na hora que você faz o upload o site faz uma checagem online no seu arquivo para ver está tudo ok e então a produção pode começar a ser feita. Fiz o upload do meu arquivo no sábado de manhã, e os cartões chegaram quinta de tarde. Bem rápido e bem embrulhado numa caixa que eu levei séculos para abrir xD Sem amassados e sem falhas na impressão \o/

É isso, pessoal! Essa postagem não é publieditorial. Paguei pelos serviços da Printi e gostei, e como sei que sempre rola entre os blogueiros essa dúvida de como fazer marcadores ou material gráfico para o blog resolvi escrever essa postagem! Espero que gostem da indicação! Beijos! 

You Might Also Like

11 Bilhetes

  1. Suspeita pra falar porque a indicação foi minha, mas eu amo eles e vou trabalhar junto sempre!

    ResponderExcluir
  2. Oi oi Tici.
    Eu, como designer gráfico amei o trabalho deles. Mas sua criatividade na hora de criar o layout do cartão foi essencial. O bibliophiliarium ainda vai fazer muito mais sucesso.
    Parabéns.

    ResponderExcluir
  3. Que lindo! Quando fui à Bienal, no ano passado, vi blogueiros entregando marcadores de seus blogs e tudo o mais e me senti muito "como não pensei nisso antes?". Para a próxima Bienal, quero fazer esse tipo de material também, e já anotei a sua indicação!

    Abraços, Adan
    http://mundosnaestante.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Tici, foi com este intuito que fizemos o marcador de páginas do blog, que funciona para as duas formas =D tbm comprei por um site e adorei! Ficou lindo demais!

    Beijos,
    Joi Cardoso
    Estante Diagonal

    ResponderExcluir
  5. Oi!
    Que lindos *-* quero fazer marcadores de páginas para o meu. Adorei a arte e o resultado final, ficou uma graça!
    Beijos,
    Andy - StarBooks

    ResponderExcluir
  6. Amei!
    Eu também já tinha percebido essa necessidade de um cartão de visita, mas eu ainda não fiz. Vou aproveitar sua dica e resolver isso. :D
    (realmente, o site é muito fácil e tranquilo)
    Beijo

    http://canastraliteraria.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Oi Tici, sua linda, tudo bem?
    Ficou lindo demais e super diferente, pois a maioria dos blogs possuem marcadores, é a primeira vez que eu vejo um blog fazendo um cartão de visitas. Muito generoso da sua parte vim dar a dica e ainda ensinar alguns detalhes.
    Espero encontrá-la na Bienal!!!!!!!
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Adorei a arte! Tão delicada *-* Fará toda diferença! Esse cantinho aqui já é um amor ... com cartão de visita então.... Meu Deus! hahaha

    Quando tiverem marcadores ... aviseeem! Vou quereeer *-* haha
    Beijo, querida!

    http://psicoselliteraria.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. adorei o seu cartao e obg pela dica! tava procurando mesmo e so encontrava sites que eu nem sabia como mexer, mas agora ficou facil :)
    tonsdeleitura.blogspot.com

    ResponderExcluir

Copyright

Todas as fotografias e textos publicados são produzidos pela equipe do Feito Poesia, exceto quando sinalizado. Por favor, não copie nenhum deles sem a devida autorização dos autores. Todos os direitos reservados.


Seguidores