Dez dicas para um bom colorido!

26.4.15



Ei, você aí, que embarcou na onda dos livros de colorir e já até tirou a poeira daquele velho estojo com lápis de cor mas está com medo de estragar o desenho com cores e/ou movimentos errados! Essa postagem é especialmente para você! Colorir não é nenhum bicho de sete cabeças, mas com essas dicas vai ficar ainda mais fácil dar vida ao preto e branco! Vamos lá :)

☼ ☼ ☼ ☼ ☼ ☼ ☼ ☼ ☼ ☼ ☼ ☼ ☼ ☼ ☼ ☼ ☼ ☼ ☼ ☼ ☼ ☼ ☼ ☼ ☼ 

1. Visualize o seu desenho
     Olhe para o desenho e tente visualizar onde cada cor vai entrar. Depois separe uma folha em branco avulsa e use-a para fazer teste de cores ou para montar combinações de cores. Cores com várias tonalidades podem enganar; um azul escuro às vezes ficar parecido com o roxo no papel. Um folha de testes é indispensável para não errar na escolha da cor.

2. Trabalhe em cima de uma superfície lisa
     Uma mesa ou uma prancheta são os mais indicados. E certifique-se de que não há nada embaixo do papel que possa atrapalhar o colorido. Por exemplo, flagelos de borracha tendem a entrar por entre as folhas e quando o lápis passa por ele, o colorido ganha aquele rabisco com aparência de rachadura. A propósito: mantenha as mãos sempre secas! 



3. Use o lápis inclinado
     Deixe a ponta do seu lápis de cor sempre fina e o incline um pouco quando for colorir. Nada de pintar com ele em pé em ângulo reto! O desgaste do lápis será maior e a tarefa mais pesada, de forma que logo suas mãos vão cansar mais rápido e pedir uma pausa. 

4. Pintar só em uma direção?
     Provavelmente você já ouviu que para pintar tem que seguir sempre uma mesma direção. Acho válido, mas acho meio monótono, rígido. No meu caso, procuro seguir um fluxo só, não necessariamente com o mesmo sentido. Por exemplo, sabe quando você derrama água e ela vai se espalhando em todas as direções, mas respeitando um mesmo fluxo (o contorno da superfície em que caiu)? Colorir também é assim, como se você derramasse tinta. Minha dica é: use o contorno do desenho para guiar a maneira como irá pintá-lo. O que não pode acontecer é você levar essa do não seguir uma direção só muito ao pé da letra e começar a pintar na vertical e depois, bruscamente, mudar para a horizontal...



5. Comece pelas bordas
     Nada de começar pelo centro, a não ser que você seja a fera dos coloridos ou que a situação exija que você crie mais profundidade no centro. A chance de atrocidades como mudanças bruscas e desrespeito ao fluxo do desenho são maiores se você começar pelo centro. Evite.  

6. Movimentos circulares para cantos ou espaços muito estreitos 
     Mais uma dica relacionada às anteriores de não seguir somente uma direção, porque, se você for pintar os cantos apenas na vertical, corre o risco de ultrapassar sem querer o contorno do desenho. Para pintar cantos estreitos e espaços muito pequenos, prefira sempre mover o lápis com movimentos circulares ou arredondados.

7. Cuidado com viradas de ponta
     Você está pintando tranquilamente e decide girar um pouco o seu lápis para usar o outro lado da ponta, já que a que você estava usando já está ficando desgastada. Dependendo do lápis que você usa, a cor pode sair mais firme ao virar a ponta e assim você cria um singelo rabisco mais forte no desenho. 

8. Tom sobre tom para criar uma nova cor
     A grande maioria não tem uma variedade imensa de lápis de cor, 12 ou 24 já são suficientes. Mas às vezes até mesmo as pessoas que tem caixas com 48+ tem que se virar para alcançar a tonalidade desejada. Se esse é o caso, comece sempre pela cor mais clara. Pinte le-ve-men-te toda a superfície e só depois venha com a cor mais escura por cima. Lembre-se também de sempre fazer um teste de combinação de cor antes de aplicar ao desenho.  


9. Tom sobre tom para criar profundidade, textura, movimento ou sombras
     Por que toda planta tem que ser só verde? Por que não passar para o seu desenho aquele amarelado que algumas folhas de árvores têm? Se você quer ousar, o tom sobre tom ou tom ao lado de tom também são grandes aliados. Particularmente também gosto de usar cores florescentes perto de cores muito escuras, para dar um efeito de contraste de luz no colorido.

10. Errei, e agora?
    Existem borrachas próprias para apagar caneta ou lápis de cor, então você pode investir em uma. O problema é que o uso de borrachas desgasta a superfície do papel e mesmo que você consiga apagar o seu erro, ao colorir aquele pedaço de novo, a cor não irá sair igual ao que seria se não houvesse o desgaste. Mas isso depende do tamanho do seu erro. Se for algo pequeno, a borracha pode ser suficiente. Você pode apostar também em canetinhas ou canetas em gel para corrigir defeitos. Colocadas diretamente sobre o papel, a tinta dessas canetas escorre para a folha de trás ou mancha a folha da frente, mas se você passá-las em cima de uma superfície que foi primeiramente pintada com o lápis de cor, o vazamento é bem menor. Pode ser uma solução para erros maiores.

☼ ☼ ☼ ☼ ☼ ☼ ☼ ☼ ☼ ☼ ☼ ☼ ☼ ☼ ☼ ☼ ☼ ☼ ☼ ☼ ☼ ☼ ☼ ☼ ☼ 

Estão aí as minhas dez dicas, se você também tem outra para acrescentar é só deixar nos comentários! Só para terminar, uma observação: quando vocês terminarem um desenho, nunca feche direto o livro ou guarde o desenho em pastas etc. Pode manchar o que estiver em cima. Deixe o desenho secar, mesmo os que foram pintados apenas com lápis de cor.

Agora é com vocês! Aproveitem a febre dos livros para colorir e divirtam-se colorindo muito! 

You Might Also Like

16 Bilhetes

  1. Adorei as dicas, quando eu comprar meu livro, irei usá-las! :D

    xoxo ♪ Acordes Coloridos

    ResponderExcluir
  2. Eu entrei na onda dos livros de colorir. Estava achando as minhas pinturas lindas, mas dai comecei a ver a do pessoal e fiquei chateada hehe. Mas agora já me conformei. Adorei as dicas que você deu. Essa de pintar um pouco inclinada eu nem tinha ideia hehe.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hahahahaha eu também! Espero que a dica de pintar inclinado possa te ajudar com o seu colorido, Sil! xx

      Excluir
  3. Eu não entrei na onda dos livros de colorir... Tenho preguiçaaaaa.... kkkk #MeJulgue Mas é que eu trabalho come educação infantil então estou totalmente em dia com a parte lúdica do meu EU \o/ Adorei suas dicas, costumo da-las as minhas estagiarias quando estão me ajudando a produzir material didático, se bem, que verdade seja dita, elas sabem pintar direitinho... Aliás, agora me ocorreu que esse livro é um ótimo presente... hohohoo...

    Pandora
    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  4. Eu não entrei na onda dos livros para colorir porque esse talento artístico não corre nas minhas veias..hahaha. Mas tenho visto vários lindos por aí, então me beneficio dessa onda apreciando ;)
    Beijos,
    alemdacontracapa.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Oi Tici!!
    Adorei as dicas. Ainda não aderi ao movimento dos livros de colorir por motivos de não encontrar em nenhuma livraria da cidade. Acredita? Todos os títulos estão esgotados. Assim que a febre diminuir um pouco pretendo começar também \õ/

    Beijos
    Espero sua visita =)
    numrelicario.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Que dicas ótimas! Mas acho que não pode ter medo de errar gente! Já temos tantas coisas na vida com o que nos preocuparmos... desenhar/pintar não pode ser uma atividade tensa. Tem que ser divertido, sem muita regra. :)

    Beijo, beijo! :*
    http://naomemandeflores.com

    ResponderExcluir
  7. Reyy! Primeiramente que lindo são as fotos que você tira para as postagens :)
    Eu ainda não entrei na onda desses livros interativos, mas vontade não me falta e já acatei as dicas que você deu. ;)

    Bjão!

    http://livrosseriesecitacoes.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Olá! Adorei seu post! Eu achei bem legal essa proposta desses livros para colorir, mas para mim não funcionaria. São desenhos muitos simples, sem muita proposta. Prefiro colorir cenários e retratos realistas do que um livro desse, eu ficaria estressada pela simplicidade e repetição disso.

    Bom, e suas dicas para colorir esses livros ficaram muito boas. parabéns

    Beijos,
    www.carolespilotro.com

    ResponderExcluir
  9. Oi Tici,
    Adorei as dicas, apesar que infelizmente, não posso entrar na onda...no momento haha
    Poxa se tivessem lançado esses livros final de Dezembro, pra início de Janeiro.

    bjs e tenha uma ótima terça
    Nana - Obsession Valley

    ResponderExcluir
  10. Oi! Tudo bem?

    Mulher, que saudade que eu estava do teu cantinho. Desculpe não ter passado aqui antes, viu? Realmente ando sem tempo. Estou em época de provas e estou para começar um estágio. Aí já viu, né? Pirando!

    Amei, amei, amei e amei essa postagem. Pense numa criança pintando. Pensou? Sou eu. Acho que desde aquela época das revistinhas de bancas para colorir que não pinto algo. Estou quase entrando na onda dos Jardins secretos e Florestas encantadas da vida!

    Um beijo,
    Doce Sabor dos Livros docesabordoslivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Heey, Jeni! Que isso, tudo bem, sei bem como é a vida! Boa sorte aí com as provas que logo as coisas se acalmam de novo e você é sempre bem-vinda aqui a qualquer momento! Aaaah, que fofa! Então acho que você vai amar os livros para colorir! Tem cada desenho mais fofo que o outro! <3 E muito obrigada pelo elogio ao layout novo! o/ xx

      Excluir
  11. Ah, só mais um detalhe: amei o layout novo! Lindo demais!

    Um beijo,
    Doce Sabor dos Livros docesabordoslivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  12. Olá, Tici.
    Adorei suas dicas para um colorido mais bonito. Quero muito começar o meu livro de pinturas, só falta tempo. E com essas dicas, quando eu começar, ele ficará muito melhor.
    A última pintura da postagem está perfeita. <3

    Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista de maio. Você escolhe o livro que quer ganhar!

    ResponderExcluir
  13. Ótimas dicas! Não vejo a hora de comprar os meus livros de colorir. Bjssss www.janelasingular.com.br

    ResponderExcluir

Copyright

Todas as fotografias e textos publicados são produzidos pela equipe do Feito Poesia, exceto quando sinalizado. Por favor, não copie nenhum deles sem a devida autorização dos autores. Todos os direitos reservados.


Seguidores