[Resenha] Entre o Amor e o Silêncio

7.12.14



Entre o Amor e o Silêncio

Escrito pela brasileira Babi A. Sette, com 528 páginas e publicado pela editora Novo Século - Coleção Talentos da Literatura Brasi-leira.

"Você, querida, ele a fez amá-lo em silêncio."



Francesca Wiggs é uma bela e jovem escritora e atriz que desde menina foi marcada por relacionamentos conturbados com os homens. O pai a abandonou, o primeiro namorado a traía constantemente e agora também o seu noivo, Vince, a traiu. Decidida a retomar a sua vida sem se relacionar mais, Francie passa a dedicar seu tempo à escrita, e quando seu livro começa a ganhar forma, ela opta por se voluntariar para realizar leituras para pacientes em coma.

Seu paciente é Mitchell Pretucci, um magnata bilionário que é conhecido por sua arrogância e egoísmo, mas que, em coma, é apenas o retrato de todas as expectativas de Francie. Sem perceber, a escritora se apaixona por Mitchell. Passa a ler para ele todos os dias, cada vez mais por um número maior de horas, pesquisa sobre sua vida inteira e também começa a procurar por tratamentos alternativos, tudo para que o empresário possa despertar logo do coma. Mas, se isso acontecer, será o amor de Francesca grande o suficiente para amá-lo pelo homem que é, e não pela ilusão que ela criou dele?



"Sempre quando nos apaixonamos por alguém, na verdade estamos apaixonados por nossas próprias expectativas, Fran, você apenas levou isso ao limite. Bem extremo." [págs. 139/140]

Entre o amor e o silêncio é o romance de estreia da autora Babi A. Sette e vem arrancando muitos suspiros do público feminino desde o lançamento. Amei o livro no começo, mas descobri lá pela página 150 que estava lendo um New Adult, gênero que particularmente eu não curto, e esse provavelmente foi o motivo que fez com que eu tivesse uma relação bem conturbada, de amor e ódio, com o livro da Babi. Mas como é uma questão de gosto, não vou focar essa resenha somente nas minhas opiniões pessoais, mas sim no que o livro tem ou não a oferecer, para que você, leitor, conclua se a leitura vai ou não te valer a pena ;)



A maior parte da história se passa em Nova York, mas há trechos importantes em lugares incríveis como Taormina (Itália) e Paris (França); lugares que têm tudo a ver com beleza e poder e que ajudam a criar todo um imaginário sensual para o leitor. Quanto aos personagens, Francesca é uma mulher bem resolvida, nada boba, mas um tanto explosiva e impetuosa. Mitchell é dominador, acostumado a conseguir o que quer, mas esconde um passado de renúncias. Vince é puro charme, mas descontrolado, e os melhores com  certeza são os amigos de Francie, Tom e Olivia.

A narração é em terceira pessoa, às vezes focada na Francie e em outras no Mitchell ou nos demais personagens, e preciso dizer que achei a narrativa da Babi fantástica. Ela não é puramente descritiva ou se limita a contar uma história; conta com reflexões/opiniões poderosas das personagens através de frases mais curtas, adjetivos, repetições enfáticas, antíteses etc.

"Acho que eu nunca falei como amo o seu silêncio. Seja enquanto você está dormindo, ou apenas calada, ou quando acabamos de fazer amor e você coloca a cabeça em mim e permanece quieta. Existe alguma coisa no seu silêncio que me faz entender o que não se explica." [pág. 522]



Entretanto, nos diálogos, a linguagem tende a ser mais chula. Geralmente não me importo com o tipo de linguagem usada num livro, já li vários com palavrões que até se tornaram meus favoritos. O problema é que o livro da Babi tem mais de 500 páginas, grande parte delas preenchidas por momentos explosivos como brigas. As inúmeras sequências de palavrões e cia ficaram enjoativas e eu acho que devia ter havido uma preocupação maior em relação a esse excesso porque a gente nunca sabe que tipo/idade de leitor iremos encontrar.

Sobre o sexo, nada chega ao erótico ou ao descritivo demais, mas tudo de algum jeito parecia se relacionar com a temática sexual, fosse através do sexo em si ou da atração/necessidade. Isso me incomodou de verdade, mas houve certa moderação e alternância com as cenas mais quentes para evitar que o livro caísse na monotonia ou se resumisse ao sexo. Alternância como? Entre o amor e o silêncio também fala de sonhos, da falta, de relações familiares e profissionais e de perdão, e foram os assuntos que para mim protagonizaram as cenas mais graciosas do livro. E, diga-se de passagem, o final é belíssimo! Então, como eu conheço pessoas que amaram a história do início ao fim, fica a dica de Entre o amor e o silêncio para quem não tem problema com histórias mais hots mescladas com romance (ou vice-versa) e quer algo diferente da temática adolescente ou de universidade encontrada em grande parte dos New Adults.

You Might Also Like

11 Bilhetes

  1. Oi Tici, tudo bem?
    Eu li esse livro da Babi a uns meses atrás e eu adorei ele! Palavrões são algo que geralmente me incomodam bastante em livros, mas gostei tanto do livro que acabei relevando isso!
    Não só adepta dos New Adults também, mas gostei do livro assim mesmo! rsrs.
    Achei a narrativa da Babi sensacional! O livro é enorme, tem mais de 500 páginas, mas eu li super rápido de tão gostosa que estava a leitura.
    Acho que a Babi começo muito bem como escritora, e que ela vai ter muito futuro nesse ramo.
    É legal também ter resenhas como a sua que aponta coisas que te incomodaram, pois assim a autora pode em um próximo livro mudar algumas coisas para melhor!

    Beijão ;*
    http://www.livrosesonhos.com/

    ResponderExcluir
  2. Oiii Tici. Nossa, morro de vontade de ler esse livro, uma pena você não ter gostado. É que a premissa me agradou bastante sabe? Mas lendo sua resenha, fiquei com um pouco de medo, já que não curto o gênero hot :(
    E também concordo que é preciso ter atenção ao vocabulário :)
    Beijooos
    http://profissao-escritor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Gostei demais da sua resenha, principalmente no fim quando você expões alguns contras, não necessariamente deixando o livro negativo, mas nos dizendo o que esperar da história e da narrativa da escritora. Tenho lido várias resenhas do livro, algumas negativas, mas para ser sincera estou com muita vontade de lê-lo. Vou comprar assim que puder.
    Beijos
    Vivi
    Razão e Resenhas

    ResponderExcluir
  4. Oiee ^^
    Aiin que lindos os seus post-its ♥ amei!
    Estou doida para ler esse livro, ia comprá-lo na black Friday, mas já tinha esgotado *-* já vi muuita gente elogiando.
    MilkMilks
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Não conhecia esse livro, mas de inicio a capa já me ganhou. A estória parece ser forte, me deixando com vontade de lê-lo e fico feliz em saber que esse livro é de uma escritora brasileira. Gostei muito da sua resenha!

    Beijos!
    livrosdawis.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Oi Tici, tudo bem
    Saudades de vir aqui!!!!!!
    Esse livro é o mais lindo que já vi!!!!! Me apaixonei pela capa, pela cor que é a minha preferida e cai de amores pela história (isso porque só li a sinopse e algumas resenhas, risos...). A autora é minha parceira e estou mega ansiosa para lê-lo.
    Eu não sabia sobre esses detalhes da linguagem e da quantidade de cenas mais quentes. Mas a história é tao linda, que acho que isso ficará em segundo plano.
    Gostei muito da sua resenha sincera, e adoro seus textos,você escreve muito bem.
    beijinhos.
    cila
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Oie Tici,
    Estou lendo o livro da Babi, ainda estou no comecinho, então não tenho nenhuma opinião formada. Eu gosto bastante do gênero New Adult, e não me incomodo com cenas hot não, algumas até gosto, o que me incomoda é quando a autora só foca nisso e não dá conteúdo para a história, entretanto, pelo que estou lendo, a Babi mandou bem nessa parte...
    Uma pena você não ter gostado muito!
    Beijihos
    http://diariodeumalivromaniaca.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você vai amar então, Ana! Porque de jeito nenhum a narrativa é focada apenas nas cenas mais quentes! Boa leitura! xD

      Excluir
  8. Ticiiii, só ando vendo ótimas resenhas sobre este livro, infelizmente não pude entrar e me comprometer com a parceria com autora, por que estou com uma fila giganteeee aqui em casa e preciso honrar todos para começar 2015 tranquila! Mas já coloco o livro na minha fila de leitura assim que possível! Amei e sua resenha prova que minhas expectativas estão corretas! Ahhh adorei os post's <3

    Beijos Joi Cardoso
    Estante Diagonal

    ResponderExcluir
  9. Ticiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii minha linda. Venha me dar um abraço ~braços apertos hahaha.
    Enfim, que saudades do seu blog guria, como eu conseguir passar tanto tempo sem vim aqui e comentar neste blog, nem ouse me perdoar porque eu não mereço /mentira haha.
    Mas então, que resenha linda é essa? já tinha me esquecido que você sempre arrasa nas resenhas, mas depois desta, já me apaixonei pela sua escrita ainda mais. Não tem como não se apaixonar pela capa deste livro, simplesmente lindo demais. A editora estar de parabéns. A parte do hot, cenas quentes eu não teria problema, mas a questão do vocabulário já me deixou um pouco confusa se quero tanto ler o livro. Mas como estou apaixonada por este livro e a premissa parece ser maravilhosa, então espero ler ele. Mas achei bem estranho a questão das brigas? pra que isso? não entendi :/... Parece um relacionamento bem confuso esse.
    Mas enfim, parabéns pela resenha sua linda, muito muito muito muito sucesso pra ti.
    Beijos e um grande abraço <3 <3.
    chuvaelivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  10. Tici, eu gostei muito da capa do livro! Se eu o visse na prateleira, compraria mesmo sem ter ouvido falar sobre ele. Mas como gosto desse gênero literário, junto o útil ao agradável. Não sou muito de histórias que focam só no sexo, acho que tudo tem que ser na medida. Pela sua resenha percebo que há esse toque romântico e isso é fundamental.

    Beijinhos!
    www.citacaonumclick.com.br

    ResponderExcluir

Copyright

Todas as fotografias e textos publicados são produzidos pela equipe do Feito Poesia, exceto quando sinalizado. Por favor, não copie nenhum deles sem a devida autorização dos autores. Todos os direitos reservados.


Seguidores