O Discurso de J. K. Rowling em Harvard

19.12.14



Outra categoria que há tempos não aparecia aqui no Bibli é a Hors Concours, mas para essa falta eu tenho uma desculpa! Não é sempre que a gente se depara com coisas excelentes que valem a pena ser relembradas, não é mesmo? Mas ontem eu estava navegando tranquilamente na internet quando vi uma coisa que, se você ainda não viu ainda, vale muuito a pena ver! É o discurso da J. K. Rowling para a Graduação na Reunião Anual de Harvard Alumni Association em 2008.



Joanne Rowling (linda, diva, absoluta, que parece rejuvenescer a cada ano que passa) é uma escritora britânica, mundialmente conhecia por sua série fantástica envolvendo as aventuras do bruxinho Harry Potter.

Vale lembrar que o discurso do Neil Gaiman na University of Arts em 2012 abriu essa categoria, e eu bem acho que irei começar a colecionar discursos, porque, nossa, deve ser a emoção e toda a preparação por trás, mas o resultado desses discursos sempre é algo de cair o queixo! Com a J. K. Rowling não foi diferente. Ela falou magistralmente sobre os benefícios do fracasso e a importância da imaginação, usando seu trabalho na Anistia Internacional como exemplo.

"Vocês podem ser motivados pelo medo do fracasso tanto quanto pelo desejo do sucesso."

O vídeo tem 21 minutos e eu sei que muitos de vocês devem ter coisas mais importantes para fazer na internet nesse momento (hehe), mas se você não viu esse discurso ainda, ou se você já não lembra mais o que a J. K. falou, apenas se presenteie com esse discurso. É de fazer chorar, refletir e engrandecer!


"... sete anos após a minha formatura, eu já tinha fracassado em uma escala épica. Meu casamento excepcionalmente curto terminou, eu estava desempregada, mãe solteira e o mais pobre que se pode ser na Inglaterra sem me tornar uma sem-teto. Os medos que os meus pais tiveram por mim e que eu tive por mim mesma se tornaram reais. E por qualquer padrão conhecido, eu era o maior fracasso que conhecia. Agora, eu não vou dizer que o fracasso é divertido. (...) Então por que eu falo sobre os benefícios do fracasso? Simplesmente porque fracassar significa se afastar do que não é essencial. Eu parei de fingir para mim mesma que eu era qualquer coisa que não o que eu realmente era, e comecei a empregar toda a minha energia para terminar o único trabalho que importava para mim. Se eu tivesse realmente sido bem sucedida em qualquer outra coisa, eu talvez nunca encontrasse a determinação em triunfar na única arena na qual eu acreditava verdadeiramente pertencer. (...) Então o fundo do poço se tornou a fundação sólida na qual eu reconstruí a minha vida. Vocês talvez jamais fracassem nessa mesma escala que eu fracassei, mas algum fracasso na vida é inevitável. É impossível viver sem fracassar em algo, a não ser que você viva com tanta cautela que talvez você nem tenha vivido de forma alguma. E nesse caso, você fracassa por omissão." 
— J. K. Rowling         

You Might Also Like

13 Bilhetes

  1. Olá

    Adorei essa coluna, ainda não havia visto o discurso da J.K, sempre achei ela inteligente.

    Abraços, Heitor
    shakedepalavras.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Oiii Tici. uau, eu nunca tinha visto, mas amei. E claro, super me identifiquei. É claro que eu não sou uma JK da vida e nem tenho pretensão de ser (mentira, que escritor nunca sonhou com isso?) , mas eu acho que são os caminhos tortos que nos levam ao destino certo. Veja só: Eu, me formando em técnico em química (duas semanas para a formatura), tive uns problemas de saúde, comecei a ir mal no meu estágio, fui demitida sem boas explicações. O que isso deu? Abandonei o curso. Entrei em depressão. Mas foi aí que eu tive a oportunidade de me dedicar aquilo que eu gosto. As palavras. E surgiu o blog, a coluna no jornal da cidade, meus dois livros e alguns contos. Para algumas pessoas, não é quase nada. para o meu pai, que acha que eu abandonei o sonho dele (e na verdade abandonei. Abandonei para viver o meu), isso é quase nada. Mas para mim, isso é muito!!!! Eu e meus comentários enormes e desabafos, ehhehe. desculpe. Mas amei o discurso. Beijooos
    http://profissao-escritor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que linda história, Gih! Também já tive problemas com a família por abandonar os sonhos dos outros para viver o meu, sei o quanto é difícil, mas sempre vale a pena! Te desejo muito sucesso na carreira de escritora! Beijos! :*

      Excluir
  3. Oi! ^^
    JK é Jk né! Eu já tinha visto o discurso do Neil Gaiman, mas nunca o a JK. É pra colocar nos favoritos e assistir várias vezes!!
    Como aspirante a escritora me inspiro muito nos dois, mas principalmente nela que chegou tão fundo e se reergueu como uma fênix!

    Beijusss;
    http://hipercriativa.blogspot.com.br/
    https://www.facebook.com/BlogMenteHipercriativa
    Curte a Fanpage do Blog? ♥

    ResponderExcluir
  4. Mas gente, como essa J. K. é linda né! <3
    Tô apaixonada pelo discurso, obrigada por compartilhar!
    Bjos,

    Mari
    Livros & Nerds

    ResponderExcluir
  5. Já tinha assistido o vídeo e vale muito a pena mesmo. A autora se mostrou além de ter um talento insuperável uma oradora incrível também.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
  6. Eu adoroooo esta coluna sua TICI, já trouxe dois autores sensacionais, e agora com a JK sem palavras né?! Está mulher mudou minha vida e de milhões de jovens por aí! Só tenho a agradece-la!

    Beijos Joi Cardoso
    Estante Diagonal

    ResponderExcluir
  7. Já tinha assistido o vídeo, e isso só me confirmou o quanto ela é sensacional, hahahaha <3
    Beijos, Carol (ou Barth)
    pequenaleitora.com

    ResponderExcluir
  8. OOoi Tici!!

    Eu gostei dessa categoria!
    Realmente a JK não envelhece né? ela é a Avril Lavigne dos livros HSUAHSUAHUSH
    Eu não tinha visto esse video e realmente é algo que deve ser visto e visto e visto por muitas vezes. Como não sou uma suuuper fã de HP acabo não me interessando pelos videos, tipo ir procurar, mas eu adorei assistir e conhecer mais!

    Beijinhos,
    www.entrechocolatesemusicas.com

    ResponderExcluir
  9. Ticiiiii amo essa coluna mesmo <3 É sempre bom relembrar e conhecer coisas legais inspiradoras, como esse maravilhoso discurso da Rainha J.K. Sério, ela é muito rainha, diva mesmo, era só o que eu conseguia pensar vendo os primeiros minutos com ela fazendo aquelas piadas. Que mulher! Que exemplo de vida! Claro que me emocionei com tudo o que ela falou, principalmente enquanto contava as experiencias na embaixada. Mas a parte que mais me tocou foi quando ela disse que não devemos ser acomodados, que precisamos sair por aí e ajudar os outros e assim nos ajudar. Quanta sabedoria, né? <3
    Lembro que li uma vez que esse discurso vai virar livro, espero que sim *-*
    Muito obrigada por compartilhar essa belezura com a gente Tici!
    Beijoooos
    Debora.
    http://vanille-vie.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. O discurso dela é emocionante. Já tinha visto um pedaço desse e vi inteiro agora. Me identifico com ela em alguns pontos. Para algumas pessoas, eu sou um total fracasso. Tranquei a faculdade por estar grávida aos 21, não trabalho, não tenho profissão. O que eu amo é a arte, a literatura. Escolhi um caminho difícil, eu sei, porém tenho fé que tudo se resolverá, não ao ponto de me tornar milionária como Rowling, mas ao ponto de me tornar realizada como a mesma.
    Um grande beijo

    http://vidasempretoebranco.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Lary! A gente tem que viver sem dar atenção para a opinião dos outros! Temos que fazer o que amamos, por mais difícil que isso possa parecer! O discurso da Rowling é pura inspiração, palavras que a gente tem que manter gravadas na cabeça e seguir em frente apesar das dificuldades! Te desejo muita força e perseverança, também tenho certeza de que tudo se resolverá! Pensar positivo é tudo. E muito obrigada por contar um pouco da sua vida! <3
      Beijos e muito sucesso em 2015!

      Excluir
  11. Adorei suas ideia de ''colecionar'' discursos eu meio que faço isso com os discursos da Emma kkkk, mas nunca pensei em passar isso pros leitores do blog, acho a ideia super boa, se você permitir quero tentar isso no blog.

    ResponderExcluir

Copyright

Todas as fotografias e textos publicados são produzidos pela equipe do Feito Poesia, exceto quando sinalizado. Por favor, não copie nenhum deles sem a devida autorização dos autores. Todos os direitos reservados.


Seguidores