Drácula - A História Nunca Contada

27.10.14



"Porque os homens não temem espadas. Eles temem os monstros."

Ainda no embalo do último PCBL (veja o post aqui) que eu escolhi fazer sobre vampiros, resolvi também conferir o mais rápido possível a nova versão cinematográfica - que estreou quinta passada e já lidera as bilheterias brasileiras - da história do vampiro mais famosos de todos os tempos, o Drácula, e agora vou contar o que eu achei :) Peguem as pipocas!



Título original: Dracula Untold
Lançamento: 23 de outubro de 2014
Duração: 1h32min
Diretor: Gary Shore
Elenco: Luke Evans, Sarah Gadon, Charles Dance, Dominic Cooper e outros.


Sinopse: Vlad III, da Ordem do Dragão, foi mandado ainda criança pelo próprio pai para servir como janízaro ao exército inimigo turco e aprender com eles a arte de guerrear. Conforme foi crescendo e se tornando mais habilidoso, impiedoso e feroz, Vlad conquistou o nome de Vlad, o Empalador, por ter o costume de empalar os seus adversários derrotados. O hábito, porém, foi abandonado quando Vlad retorna à Transilvânia, tornando-se príncipe, constituindo uma família e governando em paz por 10 anos. 

Até que um dia, durante uma missão de reconhecimento, o príncipe e seu grupo encontram um elmo turco e deduzem que seu território foi invadido sem permissão. A busca por esses possíveis inimigos conduz Vlad e seus companheiros a uma caverna nas montanhas, onde encontram uma criatura vil e sobrenatural que mata cruelmente o grupo, deixando apenas Vlad vivo. No dia seguinte, na Páscoa, a facção turca, em nome do rei Mehmed, chega inesperadamente ao castelo de Vlad demandando mais 1000 crianças, inclusive seu filho, para o exército turco. O príncipe recusa e já antecipa que uma guerra está por vir. 

Sem seu próprio exército para lutar contra os turcos, Vlad volta à caverna misteriosa para pedir à criatura imortal poder suficiente para salvar sua família e seu território. O vampiro mestre então concede seu poder sobrehumano a Vlad por um período de três dias, durante os quais, se o príncipe resistir a sede por sangue, será restaurado a sua forma humana no final do período, mas se ele falhar, será condenado ao vampirismo para sempre e libertará o outro vampiro de sua prisão naquela caverna. Vlad aceita, e já parte para proteger sua família contra os turcos.



Opinião: Nessa nova onda do cinema de humanizar vilões de longa data, claro que o grande Conde Drácula também não ficaria de fora. Com uma nova roupagem, origem e muito bem interpretado pelo ator Luke Evans, o novo Drácula como personagem se torna herói e prende o espectador na torcida pelo seu final feliz. O filme não assusta e não foca muito no sobrenatural, é, como já dá para ver pela sinopse, mais focado nas relações entre as personagens e nas grandes batalhas.

À parte algumas ótimas cenas quando Vlad vai descobrindo os poderes sobrehumanos que conquistou junto com as cenas de batalha, o resto se resume mais a narrativa e explicação da história. Ainda assim, não julgo Drácula - A História Nunca Contada como um filme parado, muito porque há a intercalação entre cenas mais rápidas e outras mais dialéticas. Para as cenas rápidas, a tecnologia dos efeitos especiais foi uma grande aliada, investindo menos em sangue e mais em sombras, tons escuros e inovações de ângulos de filmagem.  



Quanto as atuações, Luke Evans (Vlad/Drácula) está fantástico, seu brilho só é ultrapassado pelo magnifico Tywin Lannister... ops, Charles Dance (Vampiro Mestre). Sarah Gadon (Mirena) como a esposa de Vlad é que me desapontou muito; ficou sem graça, praticamente apagada, sem conseguir convencer mesmo nas cenas que ela tinha mais importância. 

Outro ponto negativo é a carga dramática da história, trazida pela humanização dos atos do Drácula. Lá pela metade quase final já estava me remexendo na poltrona, pensando que tinham transformado o filme em mimimi, mas fui recompensada com um ótimo final - que resgata diálogos do começo da jornada nas Trevas do Drácula e que se aproxima da versão de Drácula de 1992 por Ford Coppola (Drácula de Bram Stoker) -, já deixando em aberto a oportunidade de uma sequência e também de tornar o filme parte de uma nova franquia de monstros da Universal. 


"Sometimes the world doesn't need another hero... Sometimes what it needs is a monster."

Então, no fim de tudo, não saí decepcionada do cinema e recomendo Drácula - A História Nunca Contada para quem curte um filme de ação, para as fangirls que adoram o Luke Evans (lots of shirtless scenes, girls! ) e também para quem não curte um filme de terror (terror mesmo), seja por medo e tal, mas quer começar a se familiarizar com o universo de um dos vilões mais amados do planeta. Porque de terror esse novo Drácula não tem absolutamente nada. Mas se apostarem mesmo em sequências, Drácula tem todo o potencial para agradar ainda mais fãs!

Quem já viu o filme, pode comentar aí o que achou e se também já estão animados com uma possível nova franquia de filmes de monstros. Beijos!

You Might Also Like

17 Bilhetes

  1. Ticiiii, você arrasa nas resenhas de filmes! Consegue passar muto bem o teor do filme e analisar os detalhes técnicos, sou meio fail nessas coisas, então nem me arrisco a fazer resenha de filmes, mas com as suas estou ficando animada pra me aventurar nesse "ramo" hihihi
    Quando vi o trailer desse filme fiquei "OMG! Que sequências, que cenas, que história legal", mas com o tempo fui desanimando. Pensando que o Drácula (Vlad no caso) nem era tão bonzinho assim (obviamente) e pensando se seria legal mesmo fazer um filme assim. Mas depois dessa sua opinião, estou animada de novo. Aqui não tem cinema então só vou ver quando sair o DVD, mas essas frases de efeito já amoleceram meu coração. E já que o filme possui bastante diálogos forem tão brilhantes quanto essa última frase, eles acertaram em cheio na conquista com o público.
    Como assim Tywin Lannister? Até ai esse velho vai aprontar, é? Vou chamar o Tyrion pra resolver essa situação e ajudar o Vlad uahsuahsuah
    Enfim, é aguardar pra conferir se vou gostar mesmo. Mas esse Luke ai já ó <3
    Debora.
    Beijão :3
    http://vanille-vie.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu sinto que eu ainda não sei fazer uma resenha muito decente para filme rs Nunca sei quando é a hora de parar para não ultrapassar a fronteira dos spoilers, mas vou treinando por enquanto! Faça resenhas de filmes, sim! *-*
      Também desaminei muito antes da estreia, pelos menos motivos, mas o que mais me entusiasma é a possibilidade de uma franquia de monstros, aí vou querer ver todos! E sim, Tywin Lannister, por incrível que pareça, nessa história não é tão mal assim... Se os boatos estiverem certos, ele será uma espécie de Nick Fury para a legião de monstros da Universal rs
      Luke Evans, gatíssimo! <3

      xx

      Excluir
  2. Ticiiii.... ^^
    Gzuis, apaga a luz!! :D
    Arrasou na resenha, se já estava com vontade de assistir ao filme, agora estou em cólicas!!! rsrs
    Se tudo der certo acho que irei amanhã, não aguento mais esperar. #ahlouka!
    bju's Ju.

    www.taobomquantopizza.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hehehehehe
      bom filme, Ju! Dps me diz o que achou <3

      xx

      Excluir
  3. Oi!
    O filme parece ser ótimo.
    O enredo pare ser maravilhoso demais e os efeitos parecem não ficar para tras.
    Vou deixar essa dica anotadíssima aqui.
    Beijos
    Construindo Estante || Facebook Tem promoção de Halloween lá no blog. Não fique fora dessa!

    ResponderExcluir
  4. Oiee, tudo bem?

    Confesso que o filme não me chama a atenção. Eu estava assistindo ao trailer no cinema e, se não fosse pelo título que aparece no final, eu juraria que ela outra história huahuahua

    beijos
    Kel
    www.porumaboaleitura.com.br

    ResponderExcluir
  5. Ahhhh Ticiiiiiiiiiiiiiiii te confesso que não li toda a resenha, por que quero ver este filme ainda está semana, eu sou a louca por livros de vampiros, filmes séries e afins então não poderia estar mais ansiosa! Me parece épica esta historia!

    Beijos Joi Cardoso
    Estante Diagonal

    ResponderExcluir
  6. que resenha perfeita! parabens... eu quero muito ver esse filme ainda nao vi :)

    http://jackelinenuit.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Oi tice, esse filme deve ser muiiito bom, adorei o epilogo q vc descreveu, me incentivou a assistir dracula
    Tice me visite tbm:
    Gilvaniaevans.com

    ResponderExcluir
  8. Oi Tici,
    é minha primeira vez aqui no blog
    e logo de cara me deparo com uma resenha maravilhosa!
    Parabéns!
    você me deixou com muita vontade de ver o filme e claro vou anotar aqui.

    Beijos!
    Marília Lopes
    http://www.livrosesonhos.com/

    ResponderExcluir
  9. ahaaaa vou ir sábado assistir esse filme!!! Para lá de ansiosa!!!
    Bjs, tem promoção no ar, http://resenhasteen.blogspot.com.br/2014/10/sorteio-de-aniversario-de-1-ano-do.html
    e se puder comentar nesse post ajudaria muito
    http://resenhasteen.blogspot.com.br/2014/10/amor-sem-limites.html
    =D

    ResponderExcluir
  10. Estou com muita vontade de assisti esse filme
    O trailer já me chamou atenção de cara

    Beijos
    http://pocketlibro.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  11. Parece ser bom, meu noivo quer assistir e esta esperando muito, vou avisar ele pra ir com calma, tenho certeza que ele vai se decepcionar
    http://contodeumlivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Olá, Tici.

    Eu não fiquei muito interessada em assistir Drácula, sei lá. :S
    Até que sua analise do filme foi legal e até me deu vontade de assistir, talvez vá ao cinema. Menina, nem sei bem que é esse ator. Não ando muito focada no cinema, as vezes vou apenas quando algo me atrai muito ou minhas amigas chamam.
    Gostei muito das quotes que usou na resenha. o//

    Visite: http://paradisebooksbr.blogspot.com.br/

    Beijos.

    ResponderExcluir
  13. Vou admitir meu preconceito com esse filme. Pra começar com o subtítulo (pois é), "história nunca contada" - essa história já foi contada milhares de vezes! Não só a do Drácula, mas esse tipo de filme de ação, são lançados aos montes.
    É impressão ou transformaram o Drácula num super-herói?
    A sua resenha é ótima e até me faz pensar que eu posso estar errado, afinal, nem vi o filme e aqui estou eu certo de que deve ser uma "marvelização" do Drácula, mas eu não estou com muita vontade de assistir. Talvez eu baixe daqui alguns meses...

    delirandoeescrevendo.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Raphael! Não é impressão, é exatamente isso, como fizeram com o Sherlock Holmes do Downey Jr. Acho que já virou tendência no mercado. Eu sou suspeita para falar porque eu até curto essa repaginada, muito por ainda não ter lido os originais, mas sei que não é o tipo de coisa que agrada todo mundo, principalmente para quem for fã do Drácula como vilão mesmo.
      Há boatos de que é exatamente isso que irá acontecer, uma "marvelização" na nova franquia de monstros da Universal. Vamos esperar para ver rs
      Obrigada pela visita e pelo comentário! :)

      xx

      Excluir

Copyright

Todas as fotografias e textos publicados são produzidos pela equipe do Feito Poesia, exceto quando sinalizado. Por favor, não copie nenhum deles sem a devida autorização dos autores. Todos os direitos reservados.


Seguidores