[Resenha] A Escola do Bem e do Mal

13.9.14



A  Escola do Bem e do Mal

 No original "The school for good and evil", escrito pelo estaduni- dense Soman Chainani, com 352 páginas e publicado no Brasil 
pela Gutenberg.

"Amigos de verdade podem consertar as coisas, por pior 
que pareçam."



Sophie quer ser uma princesa. Ela acredita piamente na lenda que ronda o povoado de Gavaldon, na qual, a cada quatro anos, na décima primeira noite do décimo primeiro mês, duas crianças são raptadas pelo Diretor da Escola e levadas para uma instituição onde uma aprende o Bem e a outra aprende o Mal, para no fim se graduarem em contos de fadas e nunca mais serem vistas a não ser nos livros infatis. A aparência de princesa Sophie já tem, mas para provar que também é uma pessoa boa, ela resolve fazer amizade com a menina que todos consideram uma bruxa.

Agatha é a garota feia e esquisita que mora no cemitério com sua mãe e seu gato enrugado. Ela não tinha amigos até Sophie aparecer e não acreditava na lenda até ver sua amiga sendo raptada por uma sombra sinistra. Determinada a evitar que Sophie seja levada, Agatha tenta impedir o sequestro, mas acaba sendo levada junto e, após uma série de desventuras durante o percurso, e por uma grande ironia do destino, Sophia é jogada na Escola do Mal e Agatha na do Bem. Agora elas precisam enfrentar uma perigosa jornada para descobrir quem realmente são e evitar que a amizade delas seja prejudicada pelas suas diferenças.  



"Bem, é que nos contos de fadas o diferente geralmente acaba sendo o... hum... mal." [pág. 19]

Não sei quanto a você, mas eu sou fascinada por contos de fadas. Adoro a forma como eles sempre reinventam o clichê, e com A Escola do Bem e do Mal não foi diferente. É certo que pela sinopse já fica claro que a mensagem do livro é sobre aparências e amizade, e quanto disso a gente já não viu em outros contos fantásticos? Mas não é o uso ou não do clichê que define uma história, é a forma como ela foi contada. E, meus caros, Soman Chainani provou-se um excelente contador de histórias.

Quem me acompanha pelo twitter sabe que eu passei uns dois dias totalmente vidrada na leitura desse livro. Larguei blog, larguei faculdade, larguei a vida para acompanhar a Agatha e a Sophie nas suas peripécias divertidíssimas na Escola. A narrativa é ávida e viciante, pontuada com diálogos que destilavam ironia ou sarcasmo e que portanto tornou o riso ou os sorrisos de canto quase onipresentes durante toda a leitura. Por vezes, porém, especialmente nas cenas mais ágeis como as de ação/aventura, senti que eu não estava entendendo completamente o que se passava (não absorvia todos os detalhes; eles passavam como borrões), talvez até pela ânsia de saber logo o que aconteceria em seguida.



Aliado à narrativa, temos os personagens e o universo criado pelo autor. A Agatha é sensacional. É a menina que se vestiu de noiva no Halloween porque casamentos são assustadores, é a menina que não sabe o quão bela pode ser. Torcer por ela é inevitável. Já Sophie é mais complexa, o que ela é e o que ela deseja ser sempre em confronto. Torcer por ela já não é tão fácil assim, mas não é impossível. Os personagens secundários também são cativantes, especialmente o trio de "amigas" bruxas de Sophie na Escola do Mal. E tem o Tedros, o galante filho do Rei Arthur..., porque, né, conto de fadas que se preze tem que ter uma pitada de romance.

Quanto ao universo das Escolas, tudo foi bem pensado criativamente, não só de uma forma arquitetural, como também pela mitologia por trás. Tanto a Escola do Bem quanto a do Mal têm passagens e salões com nomes ou objetos que remetem aos contos de fadas já conhecidos. A Escola como um todo tem aquele toque de Hogwarts, com florestas, fossos e pontes. A mitologia não fica muito atrás. Tem profecias, tem o mistério do Diretor da Escola e tem também todo um quê mais sombrio em relação à graduação em contos de fadas.

"Vilões não aprendem com pedidos de desculpas. Vilões aprendem com dor." [pág. 150]



"Os alunos da Escola do Bem e do Mal achavam que magia significava feitiços. Agatha, porém, tinha descoberto algo mais poderoso em um sorriso." [pág. 272]

E claro que não ia faltar a moral, os ensinamentos e os valores. Como nem sempre devemos rotular tudo dicotomicamente, bem ou mal; ou como as aparências podem enganar e não definem o caráter. Tudo isso foi mostrado nas entrelinhas ou através de lindas cenas! Gente, tem uma cena...! *-* Posso contar? Não? Ok. Enfim, A Escola do Bem e do Mal, primeiro volume da trilogia, é um livro maravilhoso, divertido, inebriante e que deve agradar a todas as idades, mesmo que por vezes tenha um foco mais infantil. De brinde ainda tem essa capa perfeita, e as ótimas ilustrações do miolo ajudam a construir mentalmente os cenários e personagens!

E só para terminar, uma ressalva. Eu achei que o final ficou corrido, que algumas coisas não foram muito bem explicadas, como por exemplo o mistério do Diretor da Escola, e que outras se amontoaram sem ter uma brecha para que tudo fosse devidamente assimilado. Isso não tira de jeito nenhum o mérito da história e nem vai fazer com que você se arrependa da leitura. Ao contrário, continuo achando A Escola do Bem e do Mal o livro mais fofo que eu li esse ano até agora, e eu recomendo muito muito muito a leitura! 

You Might Also Like

22 Bilhetes

  1. Oi, Tici!
    Muito boa sua resenha!
    Por incrível que pareça, a premissa do livro me atraiu muito. Mas o que mais me chamou a atenção, é que me pareceu um livro "para menininhas", sabe? Mas o autor é um homem, o que é raro de acontecer.
    Não sou muito ligado a contos de fada, mas recentemente li a trilogia Dragões de Éter, que faz uma releitura muito grande de vários contos e acabei mudando um pouco minha opinião. Talvez contos de fada sejam até que divertidos!
    =D

    http://osdragoesdefogo.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não, não, não! xD Não é um livro para menininhas, no sentido de ter todo aquele romance meloso e tal. Na verdade, é mais um livro infantil, só que ele consegue abranger um público grande. Tem muita comédia e tem pouco romance. O foco mesmo é a relação de amizade entre as duas meninas, o Soman vai abordar muito a questão de se, ao achar a sua verdadeira identidade, as amizades antigas ainda resistiriam... :)
      Ah, contos de fadas e filmes de animação são as melhores coisas do mundo! rs Um dia lerei a trilogia do Draccon!
      xx

      Excluir
  2. Oi Ticilinda <3

    Que história fascinante! Eu fiquei imaginando as duas, tendo de lidar com coisas completamente diferentes! Eu super concordo com você, tudo muda em COMO a história é contada. Fiquei muuuuuuuito curiosa pra saber se o senhor Soman é realmente tão bom quanto você diz...
    Ok, e a cena que ia contar? Morri de curiosidade. Isso não se faz, Ticiane u.u hahahahah Brincadeiras a parte, eu fiquei encantada com o universo de A Escola do Bem e do Mal... Eu acho até que já sei qual livro pedir pra Gutenberg logo sabe :P
    Sua resenha está incrível, ficou bem visível o quanto você gostou do livro e eu estou doida pra ler.

    Beijocas
    www.estantedasfadas.com.br

    ResponderExcluir
  3. Pena que o final ficou corrido e que você se embaralhou em algumas partes de aventura, as acho que esses pontos negativos são o de menos em vista de quanto o livro é legal. Eu fiquei fascinada pela resenha e consequentemente pelo livro, pretendo ler....me interessou.
    Beijos!
    Monólogo de Julieta

    ResponderExcluir
  4. O livro parece ser ótimo, curto muito conto de fadas, fiquei bastante interessada em ler!

    ResponderExcluir
  5. Oi Tiiiici!
    meu deus! que resenha!
    acho que vou correr para a estante virtual vejo de acho baratinho! me ganhou de um jeito!
    adorei as quotes, a parte de Aghata ter se encontrado algo mais poderoso em um sorriso! QUE LINDO!
    acho que quando o livro nos conquista, até os detalhes "ruins" como se perder nas cenas de ação... são quase que deixados de lado, não é memso?! :)

    Um beeijo Lara.
    Blog Meus Mundos no Mundo | | Página Coração Furta-Cor

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. AAAAAH JESUS É UMA SÉÉÉÉÉRIE!!
      uma série fofa com essa?! hahah como nao desejar?! já achei no skoob! nao vejo a hora de leeer MESMO!

      Excluir
    2. Siiim, Lara! Imagino até que eu ter me perdido nas cenas de ação foi mais culpa minha mesmo, porque eu queria saber logo o que iria acontecer! Não chega a ser um ponto negativo xD
      São 3 livros, o Soman está escrevendo o terceiro agora! Por favor, leia! Depois me diz o que achou, eu preciso de alguém para comentar sobre rs
      xx

      Excluir
    3. hahaha! SEEI COMO É!
      quer ler tao rapido que acaba perdendo umas partes. eu as vezes quero correr para as falas e tenho que me conter haha :)
      LEEEEEREI pode deixar!
      E assim que tiver com o livro eu te digo! hahaha

      um beeijo

      Excluir
  6. Tici sua linda hahahah! apenas uma coisa! "Larguei blog, larguei faculdade, larguei a vida para acompanhar a Agatha e a Sophie..." ri alto aqui, e é claro que só com esta frase fiquei mega intrigada, assim como você sou fascinada por contos de fadas, vários forma muito presentes na minha vida na infância e hoje continua sendo!

    Espero ter a oportunidade de ler este livro, amei sua resenha, e é claro né...suas lindas fotos que sempre me inspiram! Você é sempre tão dedicada ao blog e as resenhas, sempre dando um Q especial em cada uma.

    Parabéns Tici!

    Beijos Joi Cardoso
    Estante Diagonal

    ResponderExcluir
  7. Oiii Tici. Já tinha ouvido falar no livro, mas achei que era mais cliche e por isso nem procurei saber mais. Mas adorei que quem aparentemente ia para a escola do bem, foi para a do mal e vice-versa. Isso quebra alguns esteriótipos e isso é muito legal. Sua resenha ficou ótima e nos deixa com muita vontade de conhecer mais o livro. E a capa é linda tbm neh? Beijooooos
    http://profissao-escritor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Nossa, que capa mais linda!!!! Esse livro é perfeito. Preciso de uma narrativa tão viciante como essa, ainda mais porque o livro que estou lendo atualmente é meio fraco. Amei a sua resenha e já inclui o livro na minha lista de desejados.

    beijos
    Kel
    www.porumaboaleitura.com.br

    ResponderExcluir
  9. Ticiii olá, como vai?
    Ai, porque esse mundo é tão injusto e cruel com a gente? Por que existem tantos livros bons e maravilhosos para ler e o tempo é inexistente?
    Você me ganhou com sua resenha apaixonada e essas fotos divosas! Mas, não sei quando lerei ainda mais por ser uma série :(
    Adoro essas histórias clichês, entre bem e mal, ainda mais um conto de fadas *-* e esse parece realmente reinventar o tema, só estou tentando imaginar que legal deve ser estudar em uma escola dessas, já pensou?! E essa amizade deve ser muito linda, fofa e forte <3 E esse príncipe? Já imagino o quão fofo e gentil ele deve ser <3
    Estou realmente precisando de um livro assim, leve, engraçado, com ensinamentos de amizade e que nos mostrem que podemos superar qualquer coisa, e tem a tua mega recomendação booksister! Vou ali juntar as moedinhas para comprar essa belezura.
    Beijão, flor :*
    http://vanille-vie.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Oiee ^^
    Estou doida para ler esse livro desde que ele era lançamento, mas não consigo criar coragem para comprá-lo...rsrs'
    Vi poucas resenhas dele, mas todas elas foram positivas, então me animei um pouco para lê-lo. Adoro essa capa ♥
    MilkMilks
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  11. Uia amei a capa que perfeição é essa .
    Eu ja coloquei na minha lista de livros .
    Eu tbm amo conto de fadas , mas tenho um pouco da agatha por nao acreditar em principes .
    amei as personagens e quero o livro

    ResponderExcluir
  12. Nossa, realmente me surpreendeu. Também sou apaixonada por contos de fadas, cresci lendo fantasias e sempre me encantando. Adorei as lendas, também de Agatha morar no cemitério, gostei ainda mais de como a historia se desenrola de uma ir pra escola do bem e outra do mal, os termos ficticios que ele usou para nominar as criaturas. Além de que a capa é linda demais.

    ResponderExcluir
  13. Ticilinda, sua pessoa sem coração. Como pode me atentar assim poxa? kkkkk, ainda mais sendo uma série poxa, não sei se irei aguentar a espera.
    Estou me roendo de curiosidade em ler, mas tenho medo de ficar com uma ressaca bem grande por não ter previsões de lançamento dos outros. Vida injusta :(
    Me falou muito sobre ele, mas depois desta resenha necessito em ler urgentemente. Terei que roubar um banco, não sei mas terei que ter em minhas mãos, principalmente por essa capa simplesmente fantástica.
    Simplesmente amei a sua resenha, sempre me impulsionando a comprar mais livros kkkk.
    Beijos e sucesso minha querida *-*
    http://chuvaelivros.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Irislinda, muito obrigada! <3 Dá para sobreviver tranquilamente após o fim desse primeiro livro, ele tem um arco que se fecha, então não acho que vc deva ficar morrendo pela continuação! Mas leia sim, eu distraio a segurança para vc roubar seu banco kkkkk' (brincadeira)
      Sucesso sempre para vc tbm! <3333
      xx

      Excluir
  14. Eu também sou fascinada por Contos de fada! E com essa resenha marvilhosa e bem escrita, não tem como não ficar com vontade de ler o livro .. Super anciosa para ler A escola do bem e do mal!!!

    ResponderExcluir
  15. Livro legal! Parece ser bom!
    Suas resenhas são muito boas, ótimo para nos incentivar a buscar novidades!

    http://robertabrandao24.blogspot.com

    ResponderExcluir
  16. Adorei a capa, e o livro parece ser muito bom!
    http://www.vicioemlivros.com/

    ResponderExcluir
  17. Nossa! Nunca tinha ouvido falar desse livro e amei a resenha! A sinopse e a capa me conquistaram... amo um conto de fadas :)

    SUA ESTANTE
    Gatita&Cia.

    ResponderExcluir

Copyright

Todas as fotografias e textos publicados são produzidos pela equipe do Feito Poesia, exceto quando sinalizado. Por favor, não copie nenhum deles sem a devida autorização dos autores. Todos os direitos reservados.


Seguidores