[PCBL] Parcerias de blogs literários

15.9.14




Olá, storytellers? Todo dia 15 é dia de #PCBL e dessa vez a gente vai falar de um assunto muito discutido na blogosfera literária: as parcerias! Como elas funcionam? Quais são as polêmicas? E o que deve ser evitado?, hoje no Globo Repórter você acompanha agora aqui no Bibli e nos outros blogs participantes da blogagem coletiva (links no final da postagem, visitem!) :]

▼ ▼ ▼ ▼ ▼ ▼ ▼ ▼ ▼ ▼ ▼ ▼ ▼ ▼ ▼ ▼ 

PARCERIAS COM EDITORAS

As parcerias com editoras são o sonho de consumo de quase todos os blogueiros literários, mas não é porque a gente quer ganhar livro de graça. Tem muito mais a ver com ser selecionado como parceiro. Saber que alguém lá dentro de uma editora gostou do seu trabalho e confia nele é muito gratificante, além de ser uma baita recompensa pelo trabalho que nós blogueiros temos para manter o blog sempre ativo e caprichado (acredite, dá trabalho!). MAS, isso NÃO quer dizer que você deva...

    ✾  Se inscrever em todo e qualquer processo seletivo de parceria:

Quando alguém começa um blog, costuma fazer muito isso; sai fechando parceria adoidado e se inscreve em todos os processos seletivos das editoras. Só que tem vários problemas nisso. Primeiro, criar um blog é fácil, manter, não. Num mês, você pode ter todo o tempo livre do mundo; no outro, tempo nenhum, e ainda corre o risco de você desistir de ser blogueiro no meio do caminho. E as suas parcerias, como ficam?

Parceria, antes de tudo, requer responsabilidade. Quando uma editora abre processo seletivo, procure sempre ver o catálogo e a proposta dela, veja se os livros estão dentro do seu gosto literário, porque você terá que resenhar o livro solicitado, não adianta fugir. Terá também que ficar de olho nos seus emails e terá de ser prestativo com a editora, ajudando na divulgação e tal.

    ✾  Achar que seu blog é uma bosta quando recebe um não nas parcerias:

Eis um fato: você irá ser recusado numa parceria. Por melhor que você ache que seja o seu blog, você será recusado em alguma parceria. É preciso levar em conta que os processos seletivos não são algo mecânico, há pessoas por trás deles e essas pessoas têm gostos diferentes e visões diferentes do que seja um blog ideal para a parceria.

Agora, na minha opinião, você precisa ter duas coisas para parar de levar não's: um layout organizado e influência. O layout é um reflexo da pessoa por trás do blog. Layouts desorganizados revelam pessoas desorganizadas e assim vai... Sobre a influência, ela pode ser medida de diversas formas: nº de seguidores, nº de comentários pertinentes com o conteúdo da postagem, interação nas redes sociais... E influência se ganha com o tempo. Blogs literários não estouram de uma hora para a outra. Seja paciente e persistente; faça um bom trabalho e divulgue-o.

   ✾  Achar que a editora é uma bosta por não ter te aceito como parceiro:

Diga não ao mimimi, blogueiros! Não faz mal nenhum ficar chateado com um não, todo mundo fica, mas tenha classe e modere nos comentários, especialmente nas redes sociais. Se você for grosso com a editora ao ser recusado num processo, a chance de ser recusado de novo numa segunda tentativa é de 99%.

   ✾  Tornar-se um parceiro para ter aquela estante dos sonhos que vai de uma ponta a outra da parede e fazer resenhas de conveniência:

Um dia, quando o seu ego desinflar, você vai olhar aquele monte de livros parados e tristes e vai pensar que devia ter passado a maioria deles adiante. Mas o que isso tem a ver com parcerias, Tici? É que quase sempre você só pode solicitar um segundo livro com a sua editora parceira após resenhar o primeiro. E se você está ali só para triplicar a sua estante, vai acabar fazendo leituras corridas e produzindo resenhas desleixadas ou ainda as terríveis resenhas de conveniência. Editoras/leitores odeiam resenhas assim.

PARCERIAS COM AUTORES

Outro tipo de parceria que blogs literários fecham são as parcerias com autores. Elas ocorrem normalmente de duas formas, ou é o blogueiro que entra em contato com o autor ou é o autor que entra em contato com o blogueiro. E a partir daí há variações. Em muitos casos, a troca é o livro (físico ou digital) por uma postagem de divulgação do autor mais a resenha da obra.

Particularmente, esse é o tipo de parceria que eu mais vejo descaso dos blogueiros. A gente sabe que a literatura nacional não é muito valorizada aqui no Brasil e que a maioria dos autores opta pela publicação independente ou por demanda (ambas caríssimas). Desses exemplares que o autor teve de comprar, ele disponibiliza um para o blogueiro x, gasta mais dinheiro para enviar pelo correio, e aí vem o blogueiro x, depois de três séculos, e posta uma resenha com 3 parágrafos mínimos e muito pouco opinativa. Sério, isso me dá nos nervos!

▼ ▼ ▼ ▼ ▼ ▼ ▼ ▼ ▼ ▼ ▼ ▼ ▼ ▼ ▼ ▼ 

Galera, é isso. Essa postagem ficou grande demais e ainda assim tem outras milhares de coisas que eu deixei de falar. Mas tenho certeza de que, se alguém quiser saber mais do tema, é só passar nos outros blogs do #PCBL que encontrará uma visão bem completa, pós e contras e tudo mais! \o/

You Might Also Like

19 Bilhetes

  1. Eu precisava dessas dicas. Já cheguei a achar que meu blog era uma bosta, por não ter sido aceita. Mas ai dois autores aceitaram e eu fiquei super feliz!
    Acho que é assim que começa. Aos poucos, o trabalho é reconhecido. É como eu penso, quando a gente faz por AMOR o reconhecimento e o prazer é maior.
    bjs bjs
    formula-amor.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade, Sofia! Tudo com amor atrai reconhecimento, mas tem que ser paciente também! Muito sucesso para você, seu blog é lindo e não desanime nunca com um não! Beijos! :)

      Excluir
  2. Olááá!
    aadoooorei o post!
    quem nunca passou por uma depressão depois de receber um não?!
    mas acho que acaba nos incentivando a melhorar cada vez mais, para que depois, aquela editora que gostamos e já nos disse um não, venha no futuro a nos dizer um sim!
    acho que parceria com autor é ainda mais complicado, pois se o livro não é do seu gosto... provavelmente sua opinião nao será favoravel. Então muita gente acaba só aceitando essas parcerias para ganhar livros...
    parabéns pelo post Tici!!!

    Um beeijo Lara.
    Blog Meus Mundos no Mundo | | Página Coração Furta-Cor

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, Lara! Receber um não nunca é legal, mas faz parte! E o que tem de gente que se inscreve em Book Tour ou fecha parceria com autor sem saber do que se trata o livro... É muito chato! :(
      xx

      Excluir
  3. Tici, seu posto está excelente! Não adianta números altos e vários parceiros se você não tem qualidade. Antes de qualquer coisa, precisamos amar o que fazemos para fazer tudo com carinho.
    Quanto aos autores nacionais, acho que deveriam ser muita valorizados. tem muita gente boa, com livros incríveis. Tenho lido muitos nacionais e a admirando ainda mais esses autores.

    Beijinhos!
    citacaonumclick.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Carol, que feliz que vc tem encontrado autores nacionais maravilhosos, tem muitos deles por aí, mas ouvir isso sempre faz com que bata aquele orgulho! Depois me diz quem são! :D xx

      Excluir
  4. Oi Tici, tudo bem?
    Adorei seus argumentos! Concordo com muitas das suas opiniões. Acho que antes de qualquer coisa precisamos cuidar do nosso blog, para dai sim ter chances reais de conseguir uma parceria.
    Eu também odeio o mimimi que fica logo depois de uma seleção de parceiros. As pessoas simplesmente não sabem perder. E sabe qual é o pior? Ver blogueiro que já tem várias parcerias com grandes editoras reclamando porque não conseguiu mais uma. Sério isso me dá nos nervos.

    Beijão :*
    http://www.livrosesonhos.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não é?! E sinceramente, eu não sei como alguém consegue dar conta de tantas parcerias, ainda mais se o blog não tiver colaboradores! :s
      Beijos!

      Excluir
  5. Olá
    Parabéns pelo post, gostei bastante dos seus argumentos. É muito natural não sermos selecionados em determinadas parcerias, faz parte, o que não pode desanimar o blogueiro, muito pelo contrário, deve estimular a melhorar cada vez mais . É o que eu penso e não apenas só com parcerias, levo isso como filosofia de vida.
    Abraços

    estantejovem.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Oiee ^^
    Eu conheço alguns blogueiros que saem se inscrevendo para parceria com todas as editoras que aparecem, e depois acabam não gostando dos livros que recebem. Eu particularmente participo de algumas seleções, mas das editoras que eu gosto (livros e autores). No início eu ficava muuito chateada com os nãos, mas agora quase não me importo...haha'
    MilkMilks
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. Ficou grandinha sim, mas eu li tudinho! O importante é que a postagem seja recheada de conteúdo. Olha, concordo com você em número, gênero e grau. Tem gente que não honra parceira. sai falando mal de editora (tem editora que é insuportável, mas melhor deixa em off) e pior são esses blogueiros que sacaneiam autor, muitos estão deixando de mandar livros de parceira por causa do má fama.
    Beijos!
    Monólogo de Julieta

    ResponderExcluir
  8. Oi Ticilinda <3

    Adorei seu post, pra começar!
    Bom, acho que tudo o que você pontuou está corretíssimo. Eu assino em baixo.
    Também acho um descaso esse tipo de parceria com o autor, a não ser que você deixe bem claro na hora da conversa que: Não há tempo estipulado para resenhar. Aí sim, você tem o direito de demorar o quanto achar necessário. Já quando é você quem vai atrás do autor e lhe oferece parceria, no mínimo, deve haver respeito e responsabilidade.

    Beijocas
    http://www.estantedasfadas.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Oi!
    Adorei o post!
    Eu já cogitei parceria com editoras, mas não gosto de ter que ler algo. Mesmo que seja algo que eu goste. Sabe o compromisso de ter que fazer alguma coisa. Por enquanto meu blog está em passos lentos. Com vários assuntos e muitas dicas, resenhas e noticias sobre livros.

    Parceria com autores eu tenho algumas. Mas poucas também. Gosto de divulgar escritores brasileiros, mas também não quero correr atrás de milhões de parcerias para poder dar a cada livro devido carinho e atenção quando ler.

    Acho que ainda encaro meu blog mais como hobby, então mantenho ele atualizado, organizado, mas se eu precisar me afastar por um tempo faço isso sem medo de me enrolar toda.

    Beijusss;
    http://hipercriativa.blogspot.com.br/
    https://www.facebook.com/BlogMenteHipercriativa

    ResponderExcluir
  10. O apoio e gentileza no mundo literário é essencial no inicio de um blog literário, aos poucos, a cada dia vamos crescendo mais, e isso da ainda mais estimulo para continuar, com o crescimento passamos a ser bem vistos pelas editoras e autores, ou seja, uma coisa leva a outra!

    Beijos Joi Cardoso
    Estante Diagonal

    ResponderExcluir
  11. Tici linda, faz tanto tempo que não venho aqui :(
    Falou tudo.. conheço algumas pessoas que sentem que o seu trabalho não é bom pois não conseguem parcerias. Mas também já vi outras que só querem parcerias para ter aquela "estante de sonho" e é muito triste, sabe? É desvalorizar a confiança que a editora depositou no blog da pessoa..

    Ainda bem que você fez essa publicação, dá uma luz àqueles que, como eu, estão começando há relativamente pouco tempo e ainda não têm muita experiência com parcerias. Obrigada! :D

    Beijo

    http://prologuesepilogues.blogspot.com

    ResponderExcluir
  12. Ótimas sugestões!

    Conheça tb nosso Blog http://arqleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Adorei o post. Me ajudou muito a entender que os não's sempre irão vir e que cabe a nós nos dedicarmos cada vez mais pra que tudo melhore. Obrigada mesmo.
    http://coracao-de-leitora.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Gostei muito dessa postagem e gostaria que você tivesse desenvolvido mais a parte de parcerias com autores. Normalmente, os blogueiros não pensam nesse lado, de quanto os autores gastam para ter um livro publicado, para no fim, não fazer um resenha de qualidade e muitas vezes, só copiar e colar a sinopse do livro. Se eu fosse uma autora, eu ficaria muito irritada com isso, como acho que é muita falta de comprometimento.

    Minhas Impressões

    ResponderExcluir
  15. Gostei de vc logo q vi essa parte de imagine logo ao lado da tua cara

    ResponderExcluir

Copyright

Todas as fotografias e textos publicados são produzidos pela equipe do Feito Poesia, exceto quando sinalizado. Por favor, não copie nenhum deles sem a devida autorização dos autores. Todos os direitos reservados.


Seguidores