[Um Pouco Sobre] John Green

24.8.14

"Alguns infinitos são maiores que outros."  
— John Green   

  Perfil:




John Green já afirmou que sofreu muito bullying durante a adolescência. Ele era nerd, gostava de colecionar últimas palavras de personalidades famosas e de brincar com anagramas, características que mais tarde foram passadas para os seus próprios personagens. Atualmente, o autor é uma das 100 pessoas mais influentes do mundo segundo a revista Times. 

John e seu irmão, Hank Green, mantém um canal no Youtube chamado Vlogbrothers que conta com mais de 2 milhões de inscritos, popularmente conhecidos como nerdfighters que, junto com John e Hank, participam e promovem várias atividades e doações humanitárias. O canal surgiu em 2007, quando os irmãos decidiram se comunicar somente através dos vídeos publicados no Youtube.


  Obras:



Aqui no Brasil, o boom em cima de John Green deu-se principalmente com a publicação de A Culpa é Das Estrelas, um sick-lit inspirado na história real de Esther Earl, que tinha câncer e infelizmente veio a falecer em 2010. A história dela foi contada no livro A Estrela Que Nunca Vai Se Apagar (skoob), publicado esse ano pela Intrínseca. 

O sucesso de A Culpa é Das Estrelas, tanto o livro quanto o filme, possibilitou que mais pessoas procurassem pelos outros livros do autor, que atualmente está trabalhando em seu novo título, The Racket. Por ordem de publicação, as obras de John Green são: 

       ♠  Quem É Você, Alasca? (Looking for Alasca, 2005)
           WMF Martins Fontes - Skoob 

       ♠  O Teorema Katherine (An abundance of Katherines, 2006)          
           Intrínseca - Skoob          

       ♠  Deixe a Neve Cair (Let it snow: three holiday romances, 2008) 
           Rocco - Skoob


       ♠  Cidades de Papel (Paper Towns, 2008)          
           Intrínseca - Skoob          

       ♠  Will & Will (Will Grayson, Will Grayson, 2010)
           Galera Record - Skoob


       ♠  A Culpa É Das Estrelas (The fault in our stars, 2012)          
           Intrínseca - Skoob   
              
Mas o que torna o autor tão famoso? O que faz uma narrativa young adult mais reflexiva e nem por isso menos adolescente sobreviver (e florescer) na era de ouro dos livros fantásticos e distópicos? O que faz o "real" de John Green ser tão chamativo e atraente quanto o imaginário imersivo que por muito tempo serviu e serve de refúgio para o leitor?  

Nós não queremos ser o Gus ou a Alasca, mas ainda assim lemos as suas histórias e nos fascinamos por suas complexidades. Talvez seja isso o que diferencia e imortaliza a escrita do John Green, ela fez com que a gente sinta, chore, ria por personagens que poderiam ser tão tangíveis quanto qualquer um. As Margos, os Colins e Hazels por aí têm a nossa compreensão e o nosso amor porque o tio João Verde nos tornou pessoas melhores sem que a gente nem percebesse. 


  Frases:

"Aparentemente, o mundo não é uma fábrica de realização de desejos." (A Culpa É Das Estrelas)

"Imaginar o futuro é uma espécie de nostalgia. (...) Passamos a vida inteira no labirinto, perdidos, pensando em como um dia conseguiremos escapar e em quanto será legal. Imaginar esse futuro é o que nos impulsiona para a frente, mas nunca fazemos nada. Simplesmente usamos o futuro para escapar do presente." (Quem É Você, Alasca?)

"O para sempre é composto de agoras." (Cidades de Papel)

"É possível amar muito alguém. (...) Mas o tamanho do seu amor por uma pessoa nunca vai ser páreo para o tamanho da saudade que você vai sentir dela." (O Teorema Katherine)

"Não dá para escolher se você vai ou não vai se ferir neste mundo, meu velho, mas é possível escolher quem vai feri-lo. Eu aceito as minhas escolhas." (A Culpa É Das Estrelas)

"Você gosta de alguém que não pode gostar de você de volta porque um amor não correspondido pode sobreviver de um jeito que um amor uma vez correspondido não pode." (Will & Will)

"Talvez nós sejamos relvas, nossas raízes tão interdependentes que ninguém estará morto enquanto houver alguém vivo." (Cidades de Papel)

"Tudo que é construído termina por desmoronar." (Quem É Você, Alasca?)

"Eu não acho que seja possível preencher um espaço vazio com aquilo que você perdeu. (...) Não acho que nossos pedaços perdidos caibam outra vez dentro da gente depois que eles se perdem." (O Teorema Katherine)

John Green
(1977)

You Might Also Like

26 Bilhetes

  1. Oiee ^^
    Para mim só falta Deixe a neve cair...haha' John Green é um dos meus autores favoritos, mas não me surpreende que ele tenha sofrido bullying quando mais novo. A maioria dos autores e atores/atrizes famosos passam por isso. Um toma na cara de quem implicava com ele...haha'
    MilkMilks
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Amo os livros do John Green é um dos meus autores favoritos, já li O Teorema Katherine, Will & Will e A Culpa É Das Estrelas, o próximo que lerei em breve é Deixe a Neve Cair

    ResponderExcluir
  3. Olááá!
    John Green ainda não me convenceu. Acho que tenho que ler mais dele para saber. Mas que ele está a conquistar cade vez mais fãs por ai... aah isso sim!
    E que esse sucesso todo atraia ainda mais as pessoas para a literatura!

    Um beeijo Lara.
    Blog Meus Mundos no Mundo | | Página Coração Furta-Cor

    ResponderExcluir
  4. foi bom conhecer um pouco da biografia de john green. de sua infancia. seus livros. e suas frases inesqueciveis.

    ResponderExcluir
  5. Sabe inicialmente achava o burburinho em volta das obras do John um pouco desnecessárias, as vezes ridículas. Isso até ler sua recente e mais famosa obra, A Culpa é das Estrelas. As primeiras paginas foram maçantes e lentas, mas eis que surge Gus e da movimento a história, e eu me vi envolvido naquele romance adolescente louco, aquela corrida pela vida, e então me dei conta de que estava apaixonado por Hazel e companhia.
    Somente ai que fui entender todo o carinho direcionado as obras desse autor, ele escreve de forma despretensiosa, mas direta, não floreia sofrimentos, nem força empatia, ele simplesmente narra da forma mais verdadeira possível o que realmente acontece na vida real, e acho que é isso que faz seus livros tão incríveis. John Green é um dos meus autores favoritos, mesmo que tenha lido apenas uma de suas obras.

    Julielton Souza - Dialética Proposital

    ResponderExcluir
  6. Oii,

    Ótimo post sobre o autor queridinho de todos. Vou confessar que eu ainda não conheço a escrita dele. Tenho duas obras, mas ainda não li. Preciso de tempo.
    Gostei do post.

    Beijinhos,
    www.entrechocolatesemusicas.com

    ResponderExcluir
  7. Oiee!! Eu já li ACEDE, O Teorema, Cidades e Alasca e, por incrível que pareça, meu preferido é Teorema (muita gente não gostou).

    Beijos
    Nati

    www.meninadelivro.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O Teorema é o único solo do John Green que eu ainda não li, justamente porque as críticas negativas começaram a pipocar por aí! Mas lerei com certeza, sei que deve ter algo bom nele! E vc dizendo que é o seu favorito me deu um novo ânimo! :D

      Excluir
  8. Oiii, de todos os livros que eu li do John (só falta Will & Will) me preferido foi Quem é você, Alasca?, seguido de A Culpa é das estrelas. Os outros são mais fraquinhos, mas gosto da escrita do John.
    Beijos
    Blog: Porão da Liesel
    Página no Facebook

    ResponderExcluir
  9. Oiii!!! Nunca li nada do autor, mas ele é um sucesso enorme. Tentei ler A culpa, mas não me agradei muito. hhehhe. Beijooos
    http://profissao-escritor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Oi!
    Vi que foi aniversário dele, né?
    O único livro que li, o Culpa é das Estrelas, me encantou muito!
    E, com certeza, vou tirar um tempinho para ler os outros...
    Até achei que ele tivesse estudado Psicologia ou algo assim...rs
    Gostei de ler um pouco mais sobre a vida dele!! :)
    Bjs, Lu
    http://resenhasdalu.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Lu! Foi sim, no dia 24! <3 Acho que você vai adorar os demais livros dele. O meu preferido é "Quem é você, Alasca?" xx

      Excluir
  11. Oi Tici, tudo bem?
    eu gosto das obras do autor e como a maioria das pessoas eu conheci ele através de A Culpa é das Estrelas.
    Depois fui lendo outras obras, algumas amei, outras nem tanto.
    Adorei seu post, pude conhcecer melhor o John Green =D
    Beijos ^^

    citacoesdeumleitor.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  12. Quem não é conquistado pelos livros do John Green, né? Eu mesma só li A Culpa é das Estrelas e já fiquei apaixonada querendo mais livros dele :) rs Adorei saber mais sobre a vida do autor! Bjs

    ResponderExcluir
  13. Oii.. ^^
    Que legal seu post, e tipo como não gostar de John Green?! Esta de parabéns, realmente adorei ;)
    Visite - Tão Bom Quanto Pizza

    ResponderExcluir
  14. Olá Tici!

    Apesar de só ter lido 2 livros do autor até hoje, sou completamente apaixonada pela escrita dele <3 Confesso que não consigo ler um atrás do outro, porque acho a narrativa um pouco pesada, um pouco reflexiva demais para o meu gosto. Ele é sempre tão profundo... Enfim, de qualquer maneira, tenho mais 3 livros dele me esperando aqui, e espero lê-los logo!
    Adorei o post!

    Beijos,
    Ana M.
    www.vicioemlivros.com

    ResponderExcluir
  15. Eu amo o John Green. Só não li ainda Will e Will, mas já tá em casa pra eu começar! HEHEHE
    Acho muito legal saber mais sobre os autores, como as coisas que já passaram na adolescencia, como pessoas normais!

    Adorei o post!
    Um beijo
    karla
    www.ficaprocafe.com

    ResponderExcluir
  16. Amiga, eu to tão sensível que eu chorei quando li a frase grandinha de "Quem é você Alasca?", com certeza muitas pessoas sentem isso, mas as pessoas não falam sobre ou sobre os sentimentos, então quando um escritor fala, você sente que alguém te entende, mesmo que no fundo a maioria passe pela mesma coisa :'(

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ella! <3 É verdade! Mas acho válido sempre pensar no futuro como uma coisa boa, manter o otimismo! Não é 100% verdadeira a parte dessa frase em que ele diz que nunca fazemos nada. Tem que correr atrás! :)

      Excluir
  17. Oi!
    O único livro que eu li do John Green foi "Cidades de Papel". Infelizmente não me identifiquei muito e apesar do jeito que ele escreve ser delicioso de ler, não consegui me apaixonar pelo livro. Talvez um dia eu leia algum outro livro do John para ver se dessa vez me apaixono!

    Beijusss;
    http://hipercriativa.blogspot.com.br/
    https://www.facebook.com/BlogMenteHipercriativa

    ResponderExcluir
  18. Muito bom poder conhecer um pouco mais sobre John Green :) Gostei das frases também!
    Bjss

    http://www.estrelaminha.com/

    ResponderExcluir
  19. Se tem algum autor que quero ler TUDO tudinho mesmo é o John mas minha meta esta a passos de tartaruga hahaha até agora apenas dois mas com o terceiro engatilhado! Espero gostar assim como amei Will & Will e ACEDE ^^

    Beijos Joi Cardoso
    Estante Diagonal

    ResponderExcluir
  20. Ainda não tive oportunidade de ler nenhum livro do autor
    Mas pelo tamanho da repercussão que ele está tendo agora, tenho muita vontade de incluir vários na lista
    Gostei da postagem
    Já estou seguindo ;)

    Beijos
    http://pocketlibro.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  21. Ahhhh John <3 <3 <3 <3
    O primeiro livro que li desse nerd mais lindo do mundo foi A Culpa É Das Estrelas, o qual amo muito, e depois li O Teorema Katherine. Tenho aqui Quem é Você, Alasca? e Cidades de Papel na fila.
    O que me conquistou no John, além do fato de ele criar histórias lindas e inspiradoras, foi o modo da escrita dele. Acho diferente de tudo o que já vi. Amo como ele usa as metáforas e faz diversas reflexões que só tem a acrescentar na história e em nossa vida. Como você disse: ele nos tornou pessoas melhores. Apesar, de ele ter partido meu coração em milhões de formas diferentes eu me alegro de ter conhecido suas histórias, porque embora elas tenham me entristecido também me fizeram felizes, me ensinaram muito e deixaram uma marca no meu coração!
    Já vi alguns vídeos dele e ele é muuuito hilário, o que eu não daria pra conhecê-lo, hein!?
    Beijooos linda!
    http://vanille-vie.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  22. Amo os livros do John Green
    Sou super fá dele. Muito mesmo
    Um dos meus autores favoritos.
    Comecei com ACEDE, depois Teorema, e assim fui indo
    Li todos

    ResponderExcluir
  23. Olá, como vai?

    Já li alguns dos livros do John Green, e sinceramente não os achei tudo que falam por aí. Acho a escrita dele muito simples e as narrativas sempre seguindo um mesmo padrão. Enfim, cada um tem seu gosto, haha!

    Até logo,
    Sérgio H.

    www.decaranasletras.blogspot.com

    ResponderExcluir

Copyright

Todas as fotografias e textos publicados são produzidos pela equipe do Feito Poesia, exceto quando sinalizado. Por favor, não copie nenhum deles sem a devida autorização dos autores. Todos os direitos reservados.


Seguidores