Os fantásticos livros voadores do Sr. Lessmore

30.8.14



Olá, leitores! Com os descontos incríveis nas lojas online, vocês já perderam o costume de visitar livrarias? Espero que não, pois vou contar um segredo a vocês: livrarias e bibliotecas são os melhores lugares onde um livro escolhe você, não o contrário. Pois bem, terça eu fui lá na Livraria Travessa de Botafogo (RJ) para o bate-papo e sessão de autógrafos com a autora irlandesa Lucinda Riley. O encontro aconteceu no setor infantil da livraria e, num certo momento, quando eu já cogitava dar um pirueta para chamar a atenção do garçom antes que todos os Mattes desaparecem da bandeja, me virei para um lado e vi um livro. O livro olhou para mim, eu olhei para o livro e foi basicamente assim: 

Livro: (...)   Eu: (...)   Livro: (...)   Eu: Eu conheço você!   Livro: Sim!!! Mas sinto informar que nesse meio tempo o Matte acabou de novo :P  

O livro em questão era Os Fantásticos Livros Voadores de Modesto Máximo (skoob), uma adaptação literária feita pelo autor William Joyce, de A Origem dos Guardiões, para o curta intitulado The Fantastic Flying Books of Mr. Morris Lessmore, que foi o vencedor do Oscar 2012 na categoria Melhor Curta-metragem de Animação. Já tinha assistido ao curta antes mesmo da premiação, mas até essa terça, não fazia a menor ideia da existência do livro, então resolvi relembrar os dois na categoria Hors Concours!




Abaixo, vou deixar o curta, então quem ainda não viu precisa, necessita, está intimado a apertar o play e se comover com a linda história do Sr. Lessmore (ou Modesto Máximo, na tradução da Rocco). Com leveza, sensibilidade e um pequeno toque de humor, o curta desenvolvido pelo estúdio Moonbot usa inspirações do clássico O Mágico de Oz para abordar o poder transformador da leitura e o seu legado. Nas palavras do diretor Brandon Oldenburg, Os Fantásticos Livros Voadores do Sr. Morris Lessmore "é uma história de pessoas que devotam suas vidas aos livros e de livros que retribuem o favor." Algum blogueiro literário se identificou?

"Modesto gostava de compartilhar os livros. Certas ocasiões, escolhia um favorito, aquele que todos amavam. Noutras, descobria um volume pequeno e solitário, com uma história raramente contada. 'A história de cada um é importante', disse Modesto. E todos os livros concordaram." 
— William Joyce           

You Might Also Like

27 Bilhetes

  1. Adorei o post! Venho acompanhando o blog a algum tempo e não me arrependi! 9:
    Beijo!

    http://staffbooks.blogspot.com.br/2014/08/resenha-assassins-creed-renascenca.html

    ResponderExcluir
  2. Não tenho muito o habito de ir em livrarias
    Mas gosto muito de bibliotecas
    E gostei da sua experiencia, muito bom ter compartilhado conosco
    Já estou seguindo ;)

    Beijos
    http://pocketlibro.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Oii, tudo bom?? Adorei o post de hoje.. Eu não abandono nunca o hábito de ir a livrarias e bibliotecas, mas confesso que minhas últimas compras tem sido pela internet, por conta dos preços mais em conta. Muitas vezes eu vou a livraria para ser escolhida por algum livro e depois volto com a lista de preços e compro no lugar que tiver a melhor oferta... rs!
    Já assisti ao curta e também fiquei encantada com a sensibilidade dele... Me comoveu de diferentes formas!!

    Beijo grande.

    Thati;
    http://nemteconto.org

    ResponderExcluir
  4. A animação é lindíssima ^^ e eu sempre vou a livraria, nem que seja para olhar e comprar pela internet depois, mas confesso que alguns títulos não tem como, prefiro comprar na hora hahaha.

    Fico doida na livraria e tenho que me controlar muito!

    Curta comovente, fofo sensacional, todos que tem esta paixão, deveria dedicar um pouquinho do seu tempo para assistir!

    Beijos Joi Cardoso
    Estante Diagonal

    ResponderExcluir
  5. Na minha cidade existe uma definitiva carência de livraria, a minha sorte é que existe a loja física da Americanas (só que não tem tantas opções, apesar de ter preços baixos) e um magazine que vende livros também (tem uma variedade maior, porém os preços são altos), hahaha. Mas, entendo isso que você disse, o livro realmente escolhe você numa livraria. Essa animação é linda!

    Lucas - Carpe Liber
    http://livrosecontos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Tici,
    Nossa muito obrigada, mesmo!!
    Não conhecia a história e adorei o curta S2
    Vou compartilha lo, ms gente quem que conhecer.
    Parabéns...
    bjs Ju.

    Visite - Tão Bom Quanto Pizza

    ResponderExcluir
  7. Oi Tici,
    Ah eu adoro esse curta, acho tão lindinho.
    Infelizmente nem pude ir no encontro com a Lucinda, porque Botafogo é mega desconhecido pra mim hahahaha

    Amo livrarias, fico horas rodeando... não troco a física por virtual por nada

    bjs e um ótimo domingo
    Nana - Obsession Valley

    ResponderExcluir
  8. Oiee ^^
    Não conhecia o autor nem a obra, mas gostei muuito ^^
    Queria ter conhecido a Lucinda na bienal, mas os seguranças da NC barraram a entrada porque já estava lotado *-*
    MilkMilks
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  9. Nunca tinha ouvido falar do autor, confesso. Acho que é provável que eu não tenha prestado atenção ao nome, mas confesso que gostei muito do curta e me interessei pelo trabalho dele.

    www.laoliphant.com.br

    ResponderExcluir
  10. Oláááá!
    aaaaaaaaahh que bacana sua atitude Tici!
    realmente essa animação é lindiiiissima!
    e todo amante de livro se encanta nao é mesmo?!

    Um beeijo Lara.
    Blog Meus Mundos no Mundo | | Página Coração Furta-Cor

    ResponderExcluir
  11. Oi Ticilinda :)

    Que post bacana, sério mesmo! Eu ainda não tinha assistido a essa animação, mas valeu a pena cada segundo de espera... Que coisa mais linda! É um curta tão simples, mas ao mesmo tempo tão sincero e cheio de emoção ♥ Gente, estou sem palavras! Me identifiquei e muito! Eu fiquei ainda mais animada para ler o livro agora!

    Beijocas
    http://www.estantedasfadas.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Muito bom esse curta, vi e adorei...é emocionante. Não sabia que tinha o livro até ver na livraria sexta-feira...muito legal. Quero ler.
    Beijos!
    Monólogo de Julieta

    ResponderExcluir
  13. Aii que coisa mais linda Tici!
    Mais verdade impossível isso de que precisamos sempre visitar livrarias e bibliotecas, eu gosto tanto de entrar em uma biblio, mesmo que seja só pra ficar lá, olhando, passeando entre os livros, olhando pra eles e sentindo-os, sem intenção. Sinto uma paz na alma que é difícil de explicar. E apesar de me recusar a comprar em livrarias devido ao preço, gosto de ir para sentir e tocar os livros que pretendo comprar!
    Adorei a sua indicação, não tinha ideia da existência desse curta. Achei a história super linda e encantadora! Não vou assistir agora porque estou meio sem tempo, mas vou salvar o link aqui e ver outra hora (prometo! afinal se você intimou...)
    Já disse quanto adoro essa coluna e suas dicas? Não? Amo, amo, amo <3
    Beijão!
    http://vanille-vie.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Tici, categoria importantíssima!!
    Ainda não tinha visto esse curta, acredita? é tão lindo... Obrigada!
    Já o livro eu esbarrei em uma livraria e a capa me encantou por completo!!
    Obrigada por mais esse post lindo!! :)
    Eu diria que um dos meus sonhos é ser como Modesto - e indicar livros (e filmes e lugares e músicas...) para fazer as outras pessoas mais felizes e coloridas!!
    Como não se identificar, não é?!!! rs...
    Bjs, Lu
    http://resenhasdalu.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Oii,

    Eu não conhecia a categoria e adorei. Eu sou viciada em curtas e gostei muiito desse. Uma fofura mesmo. Obrigada pela dica!!

    Beijinhos,
    www.entrechocolatesemusicas.com

    ResponderExcluir
  16. Oi! ^^
    Eu adorei esse curta desde a primeira vez que o vi. Acho que foi na timeline de um professor meu. Desde então tenho o assistido repetidas vezes.
    Já vi o livro, mas não comprei. Acabei folheando e lendo na livraria mesmo. É um livro muito lindo, mas como ele ficou bem fiel à animação não quis comprar.

    Beijusss;
    http://hipercriativa.blogspot.com.br/
    https://www.facebook.com/BlogMenteHipercriativa

    ResponderExcluir
  17. Lindo o curta. Adorei cada cena e fiquei curioso pelo livro. É incrível como nos esquecemos desses pequenos clássicos, adicionei o livro a minha lista de desejados, pois se adorei a arte do curta e toda a história, é difícil gostar de filme mudo, mas este me encantou nos mínimos detalhes.

    Julielton Souza - Dialética Proposital

    ResponderExcluir
  18. Que legal! Eu também não sabia da existência do livro... mas já tinha visto o curta!
    Adorei! :D E a parte que o livro escolhe a gente, ó, CERTEZA! é muito melhor que educação física, que ngm nunca escolhe! HEHEHEH brinks!

    Um beijo
    www.ficaprocafe.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Argh, educação física! :P Por que existe educação física?! Ninguém me escolhia também! ç_ç

      Excluir
  19. Ficou lindo esse curta, muito emocionante, amei, ainda não li o livro Os Fantásticos Livros Voadores de Modesto Máximo, parece ser maravilhosos!

    ResponderExcluir
  20. Você não imagina minha felicidade ao ler esse post, Tici! Eu já havia assistido esse curta na escola e procurei muito por ele, mas como não sabia o título ou o nome do diretor, não consegui encontrar. Fiquei tão feliz em, finalmente, assisti-lo outra vez!
    Esse curta mostra muito dos meus sentimentos pelos livros e como eu passei a querer criar esses sentimentos em outras pessoas também. Lindo, lindo, lindo!
    Beijão!

    coracaoflutuante.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nhaaaaaaaaaaaw, nhaaaaw, nhaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaw! <3 Comentários como o seu sempre me incentivam a relembrar o que não deve nunca ser esquecido! Obrigada por compartilhar a sua história com o curta, Larice! Beijos :*

      Excluir
  21. Oi, Tici!
    Adorei a animação, ainda não conhecia e me identifiquei muuuuito com o personagem.
    Dá vontade de rever a toda hora.

    Beijos!
    Books and Movies
    www.booksandmovies.com.br/

    ResponderExcluir
  22. Quando assisti a animação pela primeira vez, quando o mesmo ganhou o prêmio eu quase infartei de tanto chorar.
    Sério, é tão...tão perfeito que não cheguei nem a interpretar nadinha no primeiro momento. Depois, passada a emoção eu o assisti outra vez, analisando tudo e curtindo cada trechinho.
    Amo esse vídeo e em breve irei comprar o livro. Amo e me identifico com Modesto.
    Amei o post de montão, me emocionei outra vez hoje vindo aqui no seu blog. Obrigada :D

    Beijão
    Vivi
    Razão e Resenhas

    ResponderExcluir
  23. Nossa! Será que fui a única que chorei vendo!?? Que lindo! Que sensibilidade, que mensagem divina! Amei mesmo! Foram os 15 mim mais bem gastos do meu dia! Tici! PARABÉNS! Perfeito!
    Nova Resenha: Tentação ao pôr do sol - The Hathaways - Livro 03 - Lisa Kleypas!!
    http://overdoselite.blogspot.com.br/2014/09/resenha-tentacao-ao-por-do-sol.html
    Beijinhos
    Paulinha Juliana - Overdose Literária!

    ResponderExcluir
  24. Esse curta é um dos mais lindos que já vi! E há uns meses descobri o livro numa das minhas andanças pela Livraria Cultura. Fiquei master empolgada, querendo comprar, mas acabei não levando. Enfim, gostei de vê-lo por aqui!

    Beijinhos, Livro Lab

    ResponderExcluir
  25. Tá rolando sorteio lá no Estranho Mundo do livro Horas Sombrias. Vem participar !
    http://www.taliesinperdido.blogspot.com.br/2014/09/sorteio.html

    ResponderExcluir

Copyright

Todas as fotografias e textos publicados são produzidos pela equipe do Feito Poesia, exceto quando sinalizado. Por favor, não copie nenhum deles sem a devida autorização dos autores. Todos os direitos reservados.


Seguidores