O Surrealismo Steampunk de Jaroslaw Jasnikowski

11.8.14



Olá, leitores! Ontem foi dia dos pais (Parabéns aos papais! Parabéns Darth Vader!) e hoje eu vou trazer um artista que trabalha com um tema que a maioria dos papais nerds adoram: o steampunk. Veja bem, não estou dizendo que esse seja exclusivamente um tema masculino, até porque eu amo de paixão steampunk, então quando encontrei o trabalho do polonês Jarosław Jaśnikowski (Facebook | www.jjart.pl) na internet foi amor à primeira vista. 

Misturando steampunk com surrealismo a la Salvador Dalí, Jaśnikowski cria em suas pinturas universos obscuros e sensuais que te desafiam a entendê-los. Mas aqui pro post, vou separar apenas seus trabalhos voltados para uma de suas paixões: as fantásticas máquinas a vapor. Locomotivas e dirigíveis aqui ganham um extraordinário toque de imaginação, criatividade e personalidade, extrapolando os limites da realidade e dando um completo novo sentido a uma das atividades mais básicas do homem: migrar. Confiram! 


Steampunk é um subgênero da Ficção Científica que alcança a tecnologia do futuro através de tendências estéticas e elementos do passado tais como vapor e engrenagens. Usualmente se passa durante a Belle Epoque/Era Vitoriana/Gründerzeit. Leviatã (resenha) do autor Scott Westerfeld é um exemplo de steampunk.  

Incrível, não?! E vocês, em quais desses veículos de fazer brilharem os olhos iriam querer embarcar? E para qual seria o destino?

You Might Also Like

17 Bilhetes

  1. AMIGAAA! Ai que delícia vir visitar seu cantinho e encontrar uma postagem sobre arte, já estava sentindo falta. Depois você precisa me contar aonde acha esses artistas, porque sempre enlouqueço com as obras e toda originalidade!
    As obras dele me lembram aquele filme O Planeta do Tesouro o qual eu amo de todo o coração. Os navios navegando no meio do espaço é algo que sempre quis fazer e fico feliz ao ver que além de mim e o diretor do filme gostam, um artista também tem esse sonho. E ele trouxe um upgrade para os "piratas" olha essas embarcações o poder que elas possuem agora, estou arrepiada aqui ao ver essas imagens. Já estou indo pra fanpage, curtindo e vou ficar sempre de olho, porque com um trabalho incrível assim é impossível simplesmente esquecer.
    Mais um artista trazendo á tona sonhos que estavam presentes com a gente desde criança, estou apaixonada aqui! <3
    Parabéns pela postagem amiga, está maravilhosa, como é de se esperar vindo de você! <3

    Beijinhos,
    Percepções Blog | Grupo: Mais um livro, Por favor!

    ResponderExcluir
  2. Oi Tici!! Essas ilustrações são lindas mesmo! Amo ilustrações assim!! Também tenho muita vontade de ler livros steampunk. Não li nada até agora! Ótima postagem! Parabéns!!

    Beijinhos

    Mirelle - meumundoemtonspasteis.com

    ResponderExcluir
  3. Muito legal, achei fantástica toda essa criatividade. Acho que iria querer embarcar em todas elas, cada uma para um destino diferente.

    Beijos!

    Lápis, Papel e História

    ResponderExcluir
  4. Que lindo!! Adorei o trabalho do Jarosław Jaśnikowski. Gosto muito de pinturas assim e realmente o trabalho dele lembra o surrealismo de Salvador Dali, que eu também gosto! Adorei principalmente as imagens com trens. Sou apaixonada por trens! Queria muito pilotar/dirigir/... sei lá o que é... um dia.

    Beijusss;
    http://hipercriativa.blogspot.com.br/
    https://www.facebook.com/BlogMenteHipercriativa

    ResponderExcluir
  5. Só três palavras para essas imagens: PUTA QUE PARIU!
    Olha, pode até ser algo mais masculino, mas eu sou - desculpe a palavra - vadia pelo gênero! Tem algo que me fascina em livros do gênero, imagens, filmes... Então acho que paixão a primeira vista me define também. O trabalho do cara é MUITO foda! Estou apaixonada nesse momento.

    bjus
    terradecarol.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hahahaha melhor reação! <3 Fiquei super contente em saber que você também se apaixonou pelo trabalho do Jaroslaw, é muito brilhante mesmo! xx

      Excluir
  6. Oiee ^^
    Aiin que demais! Concordo com a Carol ali em cima...kkkk' pqp, que demais! Não conhecia o artista, mas estou apaixonada pelas obras dele ♥
    MilkMilks
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. Oiii,
    Fiquei apaixonada por essas imagens, tive vontade de morar na primeira.. apesar de temer balões.
    Ta aí, não escolheria eles haha melhor ficar só com as locomotivas mesmo.

    Preciso me habituar ao gênero, pois ainda não li muito dele.

    Ótimo post, parabéns!

    Estou seguindo aqui

    bjs
    Nana - Obsession Valley

    ResponderExcluir
  8. Oi Tici querida! Eu adoro estas paisagens Steam, até pouco tempo isso era novo para mim, mas confesso também que ainda não li nada do gênero! Me indica um livro para começar?

    Adorei a arte do autor, lindíssimo!

    Beijos Joi Cardoso
    Estante Diagonal

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Claaro! Olha, se você é mais romântica, indico "Sociedade dos Meninos Gênios", mas se você é mais aventura, indico "Leviatã". Os dois tem um aspecto steampunk mais inicial. Ainda não li nada que seja steampunk pesado, steampunk mesmo, mas pretendo em breve. E ah, de filme tem "Sucker Punch", e é muito bom!
      Beijos! :D

      Excluir
  9. Oi Tici!
    Os posts sobre artes no blog são sempre uma grata surpresa. Adorei o trabalho do Jarosław Jaśnikowski. Muito criativo e tão cheio de detalhes.

    Beijos
    Espero sua visita =)
    http://numrelicario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Oi Tici, só tenho uma coisa a dizer: FANTÁSTICO. A composição de cada imagem e a forma como os elementos se relacionam é incrível!
    Beijos
    Porão da Liesel
    Facebook: Porão da Liesel

    ResponderExcluir
  11. Aiii que coisa mais linda, incrível, de encher os olhos! É tudo tão mágico, surreal, nem parece desse mundo, parece algo que sai de Alice no País da Maravilhas!
    E que artista mega talentoso esse! Eu ia olhando ilustração após ilustração e pensando "Essa é a minha favorita! Não, pera, é essa"; sem chance de eleger uma! Dá vontade de colocar em todos os planos de fundo e capas possíveis haha
    Nunca li nada desse gênero (não que lembre pelo menos), mas tenho certeza que gostaria muito, possui todos os elementos que agradam meu gosto literário!
    Parabéns pelo post, super amei <3
    Beijos!
    http://vanille-vie.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Faz muito tempo que não estudo surrealismo
    Mas amei as imagens, lindas
    Já estou seguindo ;)

    Beijos
    http://pocketlibro.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  13. Oi, Tici!
    Caraaaaaaca, que foda! Esse cara tem o dom!
    Muito bonito e muito bem feito! Venhamos e convenhamos, mas steampunk é um ótimo tema para artes!
    =D

    http://osdragoesdefogo.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  14. Trabalhos muito legais! Muito bem detalhados e inspiradores...
    Agora desafio alguém a pronunciar o nome do cara usahsuahs

    ResponderExcluir
  15. Oláááá !
    não conhecia o artista, mas que maravilhoso Tici!
    retratou o surrealismo 'atual' maravilhosamente! adorei adorei adorei!
    sinto como tivesse em um mundo mágico cheio de novidades ainda a serem exploradas!

    Um beeijo Lara.
    Blog Meus Mundos no Mundo | | Página Coração Furta-Cor

    ResponderExcluir

Copyright

Todas as fotografias e textos publicados são produzidos pela equipe do Feito Poesia, exceto quando sinalizado. Por favor, não copie nenhum deles sem a devida autorização dos autores. Todos os direitos reservados.


Seguidores