Como criar um formulário do Rafflecopter

10.7.14

Olá, pessoas e et's e robôs e sei lá mais o quê :) Atendendo a pedidos, no tutorial de hoje vou ensinar como criar um formulário de sorteio no Rafflecopter, que pelo menos aqui na blogosfera literária, é o meio mais usado para promoções. Vamos aprender?

☺ ☺ ☺ ☺ ☺ ☺ ☺ ☺ ☺ ☺ ☺ ☺ ☺ ☺ 

Passo 1:  Crie uma conta no Rafflecopter, seguindo a ordem de botões abaixo (o botão do refresh significa que a página será atualizada antes do segundo botão): 



Feito isso, é só preencher com os seus dados (nome, e-mail, uma senha e o seu site, se você tiver um) os campos pedidos e efetuar o cadastro.


Passo 2:  Crie um formulário: 

A) Cadastro feito, você será redirecionado ao seu painel. Clique em New Giveaway no canto esquerdo da tela e diga o que você quer sortear (ex.: Um exemplar do livro x).

B) Definido o prêmio, é hora de definir quais são as entradas para o sorteio, ou seja, o que o participante terá de cumprir para ter sua inscrição aceita. Clique em Add an entry option.

C) Entradas definidas, o próximo passo é só acertar o tempo de duração do sorteio. Mas lembre-se de mudar o fuso horário para (GMT-03:00) Brasilia (fuso horário da maior parte do território brasileiro). Por fim, aperte Preview & Install.  


Passo 3:  Instale o formulário numa postagem do seu blog (Blogger):

Após a criação do formulário, o Rafflecopter vai gerar um código que deve ser copiado e colado no rascunho da postagem quando o mesmo estiver em HTML e não em Escrever (canto superior esquerdo da tela). Pronto, na hora de visualizar, o formulário estará direitinho. 


Passo 4:  Visualizando as entradas preenchidas e sorteando o vencedor: 

De volta ao painel principal da sua conta no Rafflecopter, passe o mouse em cima do sorteio que você planejou. Três opções aparecerão. Em Setup, você pode editar a promoção (trocar o nome, excluir/adicionar outra entrada etc) e o formulário se modifica sem precisar copiar e colar o código de novo. Em Installation, você acessa o código e em Entries, você pode acessar as entradas já preenchidas (todas elas vão para uma planilha no próprio Rafflecopter, para acessá-la basta clicar em Show Me The Entries) e é também onde você escolhe o vencedor após o fim do sorteio, clicando em Add a Random Winner

O sistema do Rafflecopter escolhe aleatoriamente um número entre o total de entradas preenchidas e informa o nome do vencedor. O administrador do sorteio, então, pode acessar a planilha para conferir se o participante escolhido fez tudo certo. Se sim, marque a caixinha Display the winner on the widget e voilá, o formulário se atualiza com o nome do vencedor. Se não, exclua-o e aperte de novo em Add a Random Winner. Repita o procedimento até encontrar um participante que tenha cumprido todas as regras.   

É basicamente isso, nenhum mistério. Mas caso haja alguma dúvida, pode deixar nos comentários que eu respondo! :)

You Might Also Like

13 Bilhetes

  1. Oi Tici!
    Adorei a sua iniciativa de explicar um pouquinho sobre o formulário Rafflecopter. Apesar de facilitar muito a vida de quem faz sorteios online eu fiquei um pouco confusa na primeira vez que fui criar um sorteio por essa ferramenta.

    Beijos
    Espero sua visita =)
    http://numrelicario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Oii,

    Me abraça Tici? Nossa, MUIIITO obrigada <3 <3 <3 <3
    Eu tava louca pra saber como funciona HAHAH obrigada mesmo!

    Beijinhos,
    Blog EC&M | entrechocolatesemusicas.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Oi Tici!
    você e seus tutoriais para salvar o mundo né? rsrs não é o primeiro que eu vejo aqui e que me ajuda MUITO! fiz um sorteio recentemente no meu blog, mas foi em parceria com um outro blog, então eu não precisei fazer essa parte "trabalhosa". Fiquei fazendo milhares de perguntas para a minha amiga pois não compreendia muito bem como funcionava rsrs mas agora, tudo parece mais claro. :)
    um beeijo!
    Blog Dramin

    ResponderExcluir
  4. Oi, Tici!!!
    Que tutorial bacana!!!
    Nossa, esses seus tutoriais são uma maravilha! Esses dias mesmo eu tava tentando entender como que o Rafflecopter funcionava e simplesmente desisti!
    Mas agora, eu tô manjando!
    =D

    http://osdragoesdefogo.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. Awn, salvadora Ticilinda. Sempre fazendo posts perfeitos, cansa não pequena? *------*
    Sempre fiquei curiosa em saber como fazer sorteios nesse site e realmente agora me salvou. Via tudo em inglês e não entendia merd@ nenhuma kkkkkkk.
    Agradeço pelas dicas e espero que venham muito mais por ai k <3
    Sucesso linda e um grande abraço urso da gorda Iris *-*
    http://chuvaelivros.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  6. Ótimo para quem não conhece a plataforma! <3

    Um beijo,
    Luara - Estante Vertical

    ResponderExcluir
  7. Ah... você sempre escreve coisas úteis e interessantes!
    Não sei se tenho dúvidas... Vou tentar testar qualquer dia...
    Vou ter que reler, mas parece que está bem tranquilo! Obrigada!
    BJs, Lu
    http://resenhasdalu.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Nossa, vai me ajudar muito futuramente! Amei, :)
    Beijos *-*
    - http://contosdeescritores.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Oie! Precisei de um desses quando fiz um sorteio, é ruim no começo, mas depois melhora muito!
    Bjs, se puder comentar nessa resenha ajudará muito:
    http://resenhasteen.blogspot.com.br/2014/07/poseidon.html
    Bjs, Nay =D

    ResponderExcluir
  10. Ahhhh isso era tudo que procurava! Amei, em breve vou fazer um sorteio e com certeza vou colar aqui <3

    Beijos Joi Cardoso
    Estante Diagonal

    ResponderExcluir
  11. Olá! Gostei muito do teu tutorial, está a ajudar imenso. Mas ainda tenho dúvidas quanto ao vencedor do sorteio... Como podemos contactá-lo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Regina! Quando o participante faz o login no formulário para participar do seu sorteio, o Rafflecopter pede ou o e-mail dele ou o facebook. Essas informações ficam armazenadas no banco de dados e quando o vencedor é escolhido, elas aparecem para você poder entrar em contato com a pessoa pelo facebook ou por e-mail! :)
      De todo jeito, eu prefiro por e-mail, então sempre que faço um sorteio, a minha primeira entrada é "Deixe um e-mail válido para contato". Essa informação fica armazenada na aba Entries lá no Rafflecopter e aí é só checar :) Bjo

      Excluir
  12. Sua lindaaaaaa, melhor sis do mundo hahaha <3 Muuuuito obrigada por esse tutorial super útil e explicativo! Não tinha ideia por onde começar a montar o formulário do sorteio de marcadores, então lembrei que tu tinha feito um tutorial *-* Deu tudo certinho e eu acertei logo de primeira (uma raridade pra mim rs). Super obrigada <3
    Beijos.
    Debora.
    http://vanille-vie.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Copyright

Todas as fotografias e textos publicados são produzidos pela equipe do Feito Poesia, exceto quando sinalizado. Por favor, não copie nenhum deles sem a devida autorização dos autores. Todos os direitos reservados.


Seguidores