[Resenha] Trono de Vidro

22.7.14



Trono de Vidro

No original "Throne of glass", escrito pela estadunidense Sarah J.   Mass, com 392 páginas e publicado no Brasil pela Galera Record.

"O crime não é uma realização, Sardothien." 



Celaena Sardothien é uma jovem de dezoito anos conhecida como a maior assassina de Adarlan, mas foi traída e capturada, tendo que passar o resto de sua vida nas minas de sal de Endovier, pagando por seus crimes numa rotina excruciante, fria e enlouquecedora. Após um ano de servidão completa, ela recebe a visita inesperada do príncipe Dorian, junto com uma proposta: Celaena será a representante dele em uma competição para escolher o novo assassino real. Se vencer, servirá ao Rei por três anos, mas depois poderá ser livre outra vez.

Entre apodrecer nas minas de sal e servir ao homem que a mandou para aquele inferno, a assassina decide por sua futura liberdade e é então escoltada até o castelo de vidro, onde passa por treinamentos com Chaol Westfall, o capitão da Guarda Real. Celaena precisa recuperar sua força e agilidade rápido porque perder significa voltar a Endovier e se afastar de Dorian, Chaol e todos os outros a quem ela se afeiçoou. Mas quando alguns dos competidores começam a aparecer terrivelmente mutilados e mortos pelo castelo, Celaena acaba tendo de mergulhar nos segredos e mistérios que se escondem por trás daquelas paredes de vidro para poder continuar viva e vencer a competição.




"Você ficaria surpresa ao descobrir o quanto as pessoas estão dispostas a revelar quando pensam que não vai entendê-las." [pág. 363]

E se a Cinderela fosse ao baile não para dançar com o príncipe, mas sim para matá-lo? Essa foi a premissa que fez a autora Sarah J. Maas criar o universo de Trono de Vidro, e por mais que em nenhum momento do livro a assassina Celaena tenha atentado contra a vida do adorável príncipe Dorian, há vários elementos na história que remetem um pouco à atmosfera de um conto de fadas. A própria protagonista é um exemplo. Por trás de uma assassina sarcástica e inteligente, arqueira e espadachim exemplar, há uma garota que adora vestidos, danças e doces, assim como uma princesa vulnerável (no bom sentido).

Amei essa mescla de personalidades na Celaena, deixou a protagonista mais parecida com nós mesmos e bate aquela identificação que faz a leitura fluir como água. Dorian e Chaol também não ficam atrás, são excelentes personagens, e de brinde ainda temos Nehemia, uma misteriosa princesa estrangeira que se torna a melhor amiga de Celaena no castelo. Aliada a esses personagens bem legais ainda está a narrativa; ela é detalhista, mas de uma forma que te envolve. Numa situação tensa, por exemplo, vemos frases sobre velas bruxuleando e ventos inesperados para que o leitor sinta o frio na espinha da mesma forma que a personagem. 



E ah, se você sentiu o cheiro de triângulo amoroso, parabéns, o seu olfato está apurado! \o/ Mas esqueça tudo o que você já viu de triângulos amorosos, esqueça Damon/Elena/Stefan ou Maxon/America/Aspen, esqueça o que é conseguir escolher um preferido logo na metade do livro (porque sim, a maioria escolhe o Damon e o Maxon antes do fim do primeiro volume). Sem querer dar muitos detalhes sobre o desenrolar do triângulo, o que eu posso destacar é que nenhum dos dois jovens conquista o público por uma mera questão de cortejo, de romantismo exacerbado e clichê, de dizer para a mocinha que a ama e não pode viver sem ela. Dorian e Chaol conquistam e criam essa dúvida gigantesca de ship pelo que eles são, por suas falas e principalmente por seus pequenos gestos, olhares e brincadeiras.  

" Por que ter uma cabeça se não a usa para criticar?"
"— Qual é o propósito de ter um coração se não o usa para poupar os outros das críticas duras de sua cabeça?" [pág. 228]



Confesso que me vi fascinada por Trono de Vidro desde a primeira página, mas tem um momento perto do início que é provavelmente o ponto no qual a maioria vai se ver fisgada pela história, que é quando o leitor descobre os primeiros sinais de fantasia. E aqui, diferente dos contos de fadas, somos apresentados a uma fantasia mais sombria, com invocações de demônios e muito simbolismo e mistério. Aliás, mistério é a palavra chave da escrita da Maas. Ela deixa pistas aqui e ali, algumas até previsíveis, mas poucas revelações são feitas e também pouco do passado dos personagens é explorado nesse primeiro volume (chorem, são seis volumes).

" Guardas são inúteis em uma biblioteca."
"Ora, como ele estava errado! Bibliotecas estavam cheias de ideias. Talvez as mais perigosas e poderosas armas." [pág. 61]

Mas o que eu mais gostei, o que diferencia Trono de Vidro de tantos outros livros, e o que me fez recomendar esse livro para todas as minhas amigas foi o equilíbrio dele. Romance, fantasia, ação e mistério convergiram sem que um tenha gritantemente se sobreposto ao outro. Nada é deixado de lado, nada se perde. E na minha humilde opinião, Trono de Vidro é até agora o que tem de melhor nessa nova onda de fantasia YA mais para mulheres. Então, se você já é fã de livros como Os Instrumentos Mortais, A Seleção ou Academia dos Vampiros eu não vejo por que não dar uma chance às aventuras de Celaena Sardothien. Sério, vocês não vão se arrepender :)

You Might Also Like

18 Bilhetes

  1. Posso dizer que essa é uma das melhores resenhas que já li na minha vida ? Pela primeira vez alguém conseguiu escrever tudo aquilo que eu estava pensando. Meu Deus. Adorei *u*

    Confesso que assim que iniciei a leitura de "Trono de Vidro" não estava muito convencida com aquele novo universo e nem mesmo com a protagonista. Mas em algum momento a autora conseguiu me arrastar para aquele mundo e quando percebi estava lendo as páginas finais e ansiando pela continuação.

    E em relação ao triângulo amoroso... Prefiro nem comentar o quanto meu coração ficou divido. Dorian é incrível e aquela cena (hoho, aquela cena) me fez ter inúmeros ataques fangirl. Mas quando paro pensar acabo imaginando que Chaol seria quase perfeito... Posso torcer para os dois?! ><

    Uma nova série no mercado realmente faz meu bolso chorar, mas sinto que essa vai valer a pena. Maas tem uma escrita tão envolvente e vai saber fazer um ótimo trabalho com a série. Mal posso esperar a continuação e o desenvolvimento da história de Celaena Sardothien.

    [peço desculpas pelo comentário gigantesco]

    www.apenasumahistoria.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aah, que lindo! *-* Eu tive ataques fangirl em quase todas as cenas de Dorian e Celaena ou Chaol e Celaena, apesar de que acho que para a assassina o Chaol é a melhor escolha. Mas vou exigir um final épico e feliz para o Dorian e se ele terminar com a Celaena, eu realmente não terei objeções hahaha
      Muito obrigada pelo seu comentário gigantesco, amei e você não precisa pedir desculpas! :) xx

      Excluir
  2. Oi, Tici!
    Tua resenha ficou muito boa, mas concordo contigo, acho que eu não ia gostar mesmo!!!
    =D

    http://osdragoesdefogo.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não ia, de jeito nenhum mwahaha é um livro mais para mulheres ou para quem gosta de livros mais para mulheres :x

      Excluir
  3. Confesso que a capa e a palavra assassina me chamaram muita atenção.E sua resenha me deixou curiosa para ver como essa história foi desenvolvida. Não sou fã de romances estilo conto de fadas, por isso adorei saber que o livro tem uma mistura bem dosada. Desanimei um pouco por ser não ser volume único. Mas já deixei anotado aqui para conferir com certeza. Quem sabe mudo de ideia e acabo adorando o fato de ainda ter mais volumes? haha :)
    Beijos
    www.antesdos40.com.br

    ResponderExcluir
  4. Como vc sabe que eu escolhi o Damon e o Maxon antes do fim das trilogias? Hahahhahaha
    Eu amei a sua resenha Tici - como sempre falo seus posts são lindos de se olhar e uma delicia de se ler! Esse livro está na minha lista, eu vou ler, eu não sei não, mais acho que vou amar Dorian mais! Parabéns pela resenha linda!!!!!
    Beijos
    Paulinha - Overdose Literária!
    http://overdoselite.blogspot.com.br/2014/07/resenha-cicatrizes-eva-zooks.html

    ResponderExcluir
  5. Oiee ^^
    Já tem um tempo que eu venho querendo ler esse livro, e a sua resenha me deixou ainda mais curiosa. Nãao! Eu acabei escolhendo o Aspen...haha' #TeamAspen forever ♥ já com o Damon não posso discordar *-*
    Fiquei dooida para ler Trono de vidro *-*
    MilkMilks
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Oi Tici, tudo bem?

    Que legal esse livro!! Adorei saber do equilíbrio, que é uma coisa fundamental, pra mim, em todos os livros... Ainda bem que você deixou esclarecido a parte do triângulo amoroso, porque não suporto triângulso tipo Damon/Stefan/Elena D: hahahaha Confesso que achei a capa meio apagadinha, mas se a história vale a pena, tá ótimo!

    Beijos
    http://www.estantedasfadas.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Olá Tici! Gostei muito de sua resenha e achei muuuiiito lindas as fotos *-*
    Parabéns!

    Beijos
    albumdeleitura.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. Oi, Tici!
    Nossaaaaaaaa! Depois dessa resenha eu fiquei com vontade de ler esse livro, sério!
    Gostei da ideia de ter um pouco de tudo num livro só... romance, fantasia, ação...
    E essa personagem que é ao mesmo tempo valente e princesinha (no bom sentido... rs) me deixou bastante curiosa! :)
    Bjs, Lu
    http://resenhasdalu.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Ameeeeeeeei, principalmente as fotos hahahaha beijinhosss
    http://estantedorefugio.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Primeiramente! Que capa mais linda né? amei o sarcasmo da personagem também! Adoro personagens assim, por isso pensando como você disse...acredito que vou amar! Eu amei todas as series que comentou e vindo de você COM CERTEZA vou procurar este!

    Fiquei curiosa (abrindo uma nova guia para pesquisar o valor do livro) pretendo ler em breve =D

    Beijos Joi Cardoso
    Estante Diagonal

    ResponderExcluir
  11. Oiii Tiiici!
    Amei esse livro, a unica ressalva que eu tenho é a hipersensibilidade de Cealena quando tem mortes sabe? Po ela é a maior das assassinas ou não?! :)
    Mas estou ansiossíssima para ler o próximo volume, que JÁ era para ter saido! hunf
    E estou muito insatisfeita com os spoilers que eu já tenho do decorrer do triangulo amoroso hahaha! :)

    Um beeijo Lara.
    Blog Meus Mundos no Mundo | | Página Coração Furta-Cor

    ResponderExcluir
  12. AAAAAHH! EU AMEI AS FOTOS! FICARAM LIIIINDAS GURIA!

    ResponderExcluir
  13. Aaah tá bom Tici, eu vou ler o livro, não precisa insistir. HSUAHUSa

    Eu quero agora!!!
    Adorei a sua resenha e estou muito curiosa com a história *---*
    Ps: amei suas fotos *-*


    Beijinhos,
    entrechocolatesemusicas.blogspot.com.br
    EC&M

    ResponderExcluir
  14. Oi Tici.
    Antes de tudo, essa capa está maravilhosa! As fotos então... estão lindas <3 eu adoro as fotos que você tira =D
    Eu estou muito ruim de livro rs, eu não conhecia esse e fiquei super interessada na obra!
    Vou procurar para ler, gostei da sua resenha *-*
    Beijos

    citacoesdeumleitor.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  15. Oii Tici, tudo bem contigo?
    Você já havia falado muito bem anteriormente deste livro e também tenho uma amiga que é apaixonada por ele e depois desta resenha posso dizer que com certeza lerei! Mesmo sendo uma série grande, vou ir juntando as moedinhas! Vi que a editora está lançando o segundo livro este mês, se não me engando!
    Primeiro, eu sabia que era sobre uma assassina, mas não tinha ideia de que a premissa era essa da Cinderella, achei muito bacana e genial!
    Parece ser um livro que tem todos os elementos certos e uma trama envolvente, e como a principal é badass, certeza que me apaixonarei. Mas, me desanimou um pouco saber desse triângulo amoroso, ainda mais se os dois são apaixonantes! E, provavelmente vou ter que esperar os seis livros para saber com quem ela ficará! Não sou muito paciente haha
    Mas, claro que a história é bem mais que o romance, percebe-se pela sua resenha! E, esse tom de mistério deve tornar a leitura viciante!
    Ótima resenha, lindas fotos :3
    Beijos :*
    http://vanille-vie.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  16. Oii Ticiii, tudo bem? A capa do livro é perfeita!! <3, as suas fotos ficaram lindas e resenha ficou ótima :) não vejo a hora de ler o livro :))

    ResponderExcluir

Copyright

Todas as fotografias e textos publicados são produzidos pela equipe do Feito Poesia, exceto quando sinalizado. Por favor, não copie nenhum deles sem a devida autorização dos autores. Todos os direitos reservados.


Seguidores