[Resenha] Anjo Mecânico

28.5.14



No original "Clockwork angel", escrito pela iraniana Cassandra Clare, com 392 páginas
 e publicado no Brasil pela Galera Record

"É grandioso tanto amar quanto ser amado. O amor não é algo que se possa ser desperdiçado."



Tessa Gray acabou de cruzar o oceano em direção a Londres vitoriana. O motivo? Sua tia Harriet faleceu e a garota agora precisa morar com o seu irmão Nathaniel, seu último parente vivo. Mas, assim que desembarca, ela é abordada por duas senhoras, Dark e Black, que dizem estar ali em nome de Nathaniel para levá-la até ele. Uma grande mentira que Tessa não percebe e que acaba custando a liberdade da garota, pois ela logo se torna cativa das duas Irmãs Sombrias. 

Sem contato com o mundo exterior, Tessa passa a ser submetida forçadamente a exercícios muito estranhos que logo fazem com que ela descubra um poder que não sabia ter. Tessa pode se transformar em qualquer pessoa (viva ou morta) se tocar em algum objeto que pertença ou tenha pertencido a esta mesma pessoa. Seu poder é tão valioso que ela logo se torna alvo da cobiça de pessoas perigosas e com grande influência nos assuntos do Submundo. E como nada no Submundo passa despercebido pelos Caçadores de Sombras, Tessa logo vê o seu destino se cruzar com o do sarcástico Will Herondale, que estava investigando algumas mortes e, por acaso, acaba libertando-a das garras das Irmãs Sombrias.  

"Objetos inanimados são de fato inofensivos. Mas nem sempre se pode dizer o mesmo sobre os homens que os utilizam." [pág. 129]



Para a minha defesa, vou deixar logo claro que eu não gosto de comparações. Mas pensei, pensei, pensei e pensei e não achei uma forma de resenhar esse livro sem ter que fazer pelo menos umas dez comparações com Os Instrumentos Mortais. Se você não leu a primeira série da Cassandra Clare, que nos introduz todo esse mundo dos Caçadores de Sombras, sugiro que pegue primeiro Cidade de Ossos para ler antes de se aventurar em Anjo Mecânico.

Não é algo necessário para o entendimento da história, mas a autora tinha duas opções: ou ela beneficiaria quem já conhece os backgrounds, evitando ficar repetindo o que o povo já sabe por ter lido TMI, ou ela começaria do zero novamente para que quem não leu TMI tivesse uma segunda chance de conhecer o universo dos Caçadores de Sombras. Descaradamente, a Cassandra escolheu beneficiar os fãs já formados. E o resultado é que eu já vi algumas pessoas que não leram TMI mas que resolveram ler Anjo Mecânico, e acabaram o abandonando na metade.

Porque a graça do livro é justamente fazer as comparações, saber como tudo começou, destrinchar as árvores genealógicas e assim por diante. Se você não tem esse conhecimento por trás, é muito provável que ache esse primeiro volume nada mais do que outra história sobrenatural com um triângulo romântico. Mas, se você já conhece algo desse universo, já pode ficar feliz porque eu já vou parar com a ladainha inicial e começar a resenha de verdade. Yay! 

"Bondade, a verdadeira bondade, tem a sua própria espécie de crueldade atrelada." [pág. 280]



"A vida é mais do que simplesmente não morrer." [pág. 281]

Anjo Mecânico tem duas coisas que podem ser usadas contra ou a favor da própria história. A primeira delas é o mistério. Esse é o tipo de livro que você passeia pelas páginas e sabe que elas estão escondendo algo muito maior por trás. Sabe que aquele gesto ou diálogo, que a princípio não merecia muita importância, fará total sentido lá na frente. Muitas coisas ficam sem respostas ao final do livro e, na minha opinião, a própria ação ficou superficial, um mero estopim. É ruim porque torna esse primeiro volume fraco, mas é bom também porque a gente já sabe que haverá uma avalanche nas continuações.

A segunda coisa é o triângulo amoroso. Vemos Tessa, enquanto procura respostas para descobrir o que ela é e o que aconteceu com o seu irmão Nathaniel, começar a se dividir entre o Will, um jovem belo, irônico (muito parecido com o Jace, para falar a verdade) e por vezes agressivo que esconde um passado cheio de fantasmas, e Jem, o jovem gentil, afável e delicado que toca violino, mas que está lutando contra a sua própria maldição. Com isso, você já deve ter percebido que a Cassie resolveu dramatizar ainda mais os personagens dela em Anjo Mecânico.

Confesso que gostei mais de Cidade de Ossos, mas não tiro o mérito de Anjo Mecânico. O livro tem boas sacadas, ótimas frases, aborda temas relevantes da época vitoriana e ainda dá para rir com o sarcasmo do Will. Mas fiquei com a sensação de que o melhor ficou para as continuações. Então, para os fãs da autora, vale sim a pena se aventurar em As Peças Infernais, mas, sei lá, não vá criando muitas expectativas de ação ou romance arrebatador nesse primeiro volume :/  

You Might Also Like

35 Bilhetes

  1. Ai meu Deus! Preciso ler essa serie! Só li os tres primeiros dos instrumentos mortais! Necessito de todos!!!
    Bjs, lhe marquei em uma tag espero que goste!
    http://resenhasteen.blogspot.com.br/2014/05/tag-sugestoes.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tag! Tag! Tag! <3 Muito obrigada, Nay! Vou te marcar na próxima tag que eu responder! <3

      Excluir
  2. Ticiii taiii um livro que preciso ler, mas ainda estou com o pé atras pois só li Cidade dos Ossos, tu recomenda? acha que não vou ficar perdida?

    Amei o poder da Tessa, algo com metamorpho ala Mistica me fascina ^^

    Beijos Joi Cardoso
    Estante Diagonal

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Perdida você não vai ficar, mas algumas sacadas você provavelmente não vai entender. Eu tenho uma amiga que não curtiu, e ela só tinha visto o filme de "Cidade de Ossos", mas ninguém é igual, então dá uma chance (pede emprestado, para não se arrepender caso não curta rs), quem sabe você não gosta? :)

      Excluir
  3. Ótima resenha, Tici!
    Esse livro não faz muito meu estilo, mas sempre tento ler o que faz sucesso pra ver se é isso mesmo!
    =D

    http://osdragoesdefogo.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Nossa eu queria ler esse livro, mas não sabia que era uma "continuação" .... Você escreve muito bem. Sua resenha ficou ótima!
    formula-amor.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Ticilinda linda da minha vida!
    Estou a muito tempo querendo concluir a saga Os Instrumentos Mortais e começar essa saga nova, mas quem disse que o preço dos livros está ajudando?! Preciso pra ontem do terceiro livro, mas minhas dilminhas estão extintas!
    Adorei a maneira como você deu início a resenha, trazendo a intensidade tanto do sequestro, quanto do fato assustador dessas duas irmãs saberem o nome do irmão dela, mas ao continuar a leitura, é engraçado elas terem feito isso e "ajudar" ela e descobrir sua verdadeira origem, e genteee estou babando com relação a Tessa, que mulher incrível, estou adorando cada vez mais a literatura com essas mulheres independentes e que botam medo no marmanjo mais temido!
    Eu pensei nessa comperação sem mesmo ler o livro, acho que a Cassandra se apegou bastante a sua primeira saga, que foi puro sucesso, então eu acho que ela acabou se apegando a isso, não podemos culpá-la, claro, mas para nós leitores fica cansativo e até mesmo chato, por reconhecermos. Mas fiquei triste por ver que o livro no final não atendeu as suas expectativas, já vou me preparar para não esperar tanto.
    Tem um bom e um ruim nisso tudo, porque ela cria a vontade da continuação, mas quem consegue bancar esses livros? Se a editora baixasse um pouco os preços, ia ser um ótimo início e menos remorso para os leitores ao gastarem dinheiro com um livro que não agrada muito, isso aconteceu comigo várias vezes e quis ir na livraria pedir meu dinheiro de volta!
    Espero que críticas assim cheguem até a autora e ela possa repensar os seus conceitos com relação a sua escrita! Resenha maravilhosa e fotos também, parabéns minha linda! <3

    Mil beijos

    ResponderExcluir
  6. Oooi, Tici ^.^
    Eu adoro as suas fotos, essas ficaram lindas!
    Olha, eu confesso que não li sua resenha por ainda não ter lido esses livros, aliás, ainda não li NENHUM livro da Cassandra. Porém quero fazer muito em breve e até lá prefiro não pegar nenhum spoiler, de nenhuma série. Rsrsr.

    memorias-de-leitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bhahahahahaha, adorei, Inês! Muito obrigada por ter comentado mesmo assim! <3

      Excluir
  7. Tici linda!!
    Vou te falar uma coisa, eu já li todos os livros da Cassandra Clare que foram lançados e afirmo com toda certeza que o terceiro livro dessa saga é o mais foda de todos os livros dela. Continue com a série, é maravilhosa, esse primeiro livro começa bem denso, é um pouco difícil mesmo de engrenar, o segundo é muito foda também, não tem esse problema. Essa série é MARAVILHOSA, eu não sou muito de triângulos amorosos, mas esse triângulo me pirou! é muito forte! Gostei de tudo que ponderou na resenha, nem vou comentar que eu BABO com seus postes, são lindos! Parabéns!
    Participe do Niver de um ano do Blog Overdose Literária - Top Comentarista de Junho!
    Link: http://overdoselite.blogspot.com.br/2014/05/niver-de-um-ano-do-blog-overdose.html
    Beijos - Paulinha do Blog Overdose Literária!

    ResponderExcluir
  8. Eu li Anjo Mecânico e ele é um dos meus livros favoritos rs tbm concordo, é bom ler os 'primos' dele antes, e olha, tem um dos livros de Instrumentos Mortais que meio que explica essa semelhança entre Will e Jace,

    http://pequenamiia.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Tici o primeiro é assim mesmo, eu pensei a mesma coisa quando eu terminei, a emoção fica toda para o segundo e o terceiro, continue com a leitura sem medo. Essa série se tornou uma das minhas preferidas quando eu li todos.
    Beijos!!!

    http://follow-and-breath.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Yay! Vou esperar a Bienal do RJ ano que vem para pegar promoção no estande da Galera Record e comprar os próximos! o/

      Excluir
  10. Oi Ticiiiiiiiii!

    Bom, ainda não li Os Instrumentos Mortais então... O que posso falar? Mal tenho o que opinar da sua resenha dessa vez flor, eu desconheço completamente o cenário e o "background" da história. É uma série muito grande e tenho muito medo de começar a ler e me prender e viver a base disso (fui exagerada, eu sei, desculpe) hahaha De qualquer modo, uma coisa posso dizer: Odeio triângulos amorosos! Bléeeeeee!

    Beijos
    http://www.estantedasfadas.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Oii, tudo bem? Eu li os dois primeiros de TMI e posso dizer que apesar de não ter caído de amores, gosto bastante da série e quero muito ler as continuações, mas né com o preço do livros tá difícil haha Então, já estava de olho nesse spin-off e como (acho) que é uma trilogia vale a pena, mesmo que o primeiro volume seja meio fraco... Sou daquelas que já se apaixona pelo personagem ao ler uma resenha e Tessa e Will me chamaram bastante a atenção!
    Como sempre fotos lindas e resenha impecável!
    Beijos!
    http://vanille-vie.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Ahhhhhh, eu preciso ler todos os livros da Clare, só digo isso. Li apenas, Cidade dos Ossos, dos Instrumentos Mortais. Mas já curti muito a escrita da autora.

    Lucas - Carpe Liber
    http://livrosecontos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Oi Tici, tudo bem?
    Os comentários que ouvi de Anjo mecânico foram tão bons, que fiquei com vontade de ler, mesmo sem ter livro Cidade dos ossos. Então você acha que o leitora pode ficar um pouco perdido??? Tudo bem, então, acho que terei que ler a outra coleção primeiro. Essas capas não são lindas demais??? Super ansiosa para começar minha leitura.
    Sua resenha ficou ótima, gostei porque você falou algumas coisas que não sabia ainda.
    beijinhos.
    cila-leitora voraz
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Eu estou louca para começar a ler essa saga e Instrumentos mortais. Já me indicaram começar por essa, mas acho que prefiro começar por instrumentos. Você fala na sua resenha justamente o que eu tinha medo que acontecesse caso eu iniciasse a leitura por essa saga: ficar sem entender algumas coisas que foram explicadas na primeira saga.
    Bem, as duas sagas já estão em minha lista de desejados <3

    Adorei teu blog e já estou te seguindo.
    Beijokas,
    http://minhacontracapa.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu recomendo começar por Os Instrumentos Mortais, os primeiros volumes te situam melhor no universo dos Caçadores de Sombras. As Peças Infernais já não tem essa preocupação de situar o leitor de novo, pelo menos eu senti isso.

      Muito obrigada, também estou curtindo a sua fanpage! :]
      xx

      Excluir
  15. Oiee ^^
    Sou super fã da Cassandra, mas sempre que vou comprar essa série os preços parecem aumentar *-* fico chocada ao ver a diferença entre os preços de Anjo mecânico e Cidade dos ossos. Não li Anjo até agora por conta disso, mas vou dar uma pesquisada para ver se abaixou um pouco *-*
    Não curto um triângulo amoroso, o personagem que eu gosto mais sempre acaba ficando de lado no final...
    MilkMilks
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  16. Oiie Tici ! Adorei a resenha *-*

    Eu sou meia suspeita para falar sobre a Cassandra porque eu sou super fã dela!

    Eu adorei Anjo Mecanico assim como adorei todos os outros livros dela que eu li, mas eu concordo com você e também prefiro Cidade dos Ossos, acho que por eu já estar mais acostumada com os personagens(eu também fiquei comparando haha.)E sobre o triangulo amoroso, não sei se sou a unica pessoa assim, mas eu tenho um super nervoso com isso porque eu sempre acho que, se o casal que eu gosto não fica junto o romance não tem mais sentido kkk - por isso eu ate tento evitar livros que tem, mas é dificil-. Fico muito ansiosa quando tem esses triângulos (ainda mais porque o Jem e o Will são super fofos haha.) Você quer que a Tessa fique com qual dos dois ?

    Beijoos, até a próxima !

    http://historiasdeumaleitora.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem uma fala do Magnus que faz sentido só para quem já leu TMI, e eu ri muito com ela. É uma "cantada" dele para o Will, não sei se você lembra... Mas sério, essas comparações é que são legais e deixam a história mais gostosinha de ler! Ai, nem me fale em triângulos, arrrgh!
      Quero que a Tessa fique com o Jem, que aí o Will fica comigo ;) rs
      Muitos beijos!

      Excluir
  17. Sempre li resenhas maravilhosas sobre O anjo mecânico, mas a tua foi a primeira que me despertou curiosidade sobre o livro. Sempre tive curiosidade sobre instrumentos mortais, mas nunca tive oportunidade de ler, mas agora vou me esforçar ao máximo para entrar nesse mundo dos caçadores de sombras!

    Parabéns pela resenha e blog, beijos!
    www.gramatifiquei.com

    ResponderExcluir
  18. Oi!
    Sua resenha está ótima!
    Não li Cidade dos Ossos... nem esse...
    Parei no Crepúsculo com essa coisa de triângulo amoroso e mistérios...rs
    Mas, acho que realmente vou dar uma chance para esse Cidade dos Ossos... Todos falam bem!
    Bjs, Lu
    http://resenhasdalu.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lu, sendo sincera? Se você parou no "Crepúsculo" é provável que não curta "Os Instrumentos Mortais", que começa em "Cidade de Ossos", o livro é bom, mas ele tem um final meio de querer matar a autora, e se você não lê mais histórias desse tipo, dificilmente engrenará nele :x Mas quem sabe? :) Beijos! <3

      Excluir
  19. Não tinha nenhuma vontade de ler essa série, mas não sei de onde está surgindo vontade e eu estou tentando conter isso porque não tenho dinheiro pra gastar em tantos livros, visto que esses já são de outra série.
    Pelo que li, a história parece ser interessante, mas os triângulos amorosos não são algo que eu goste.
    Gostei da resenha.

    Até logo,
    Pedro S.
    http://decaranasletras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  20. PREPARE SEU CORAÇÃO, só digo isso a quem começa a ler essa série

    http://penelopeetelemaco.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  21. Tenho que admiti que até agora não senti nenhuma motivação em ler Anjo Mecânico ,mas estou me roendo para ler A coleção Instrumentos Mortais >.< ,mas infelizmente não sinto essa vontade tão grande ...quem sabe um dia ! .Adorei a resenha ,sempre tão bem detalhada ,muito amor <3
    Sucesso para ti ,e beijinhos guria :)
    (estou quase tendo um infarto lendo 1984 :/ )

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Irislinda! <3
      Ô, quando você estiver perto do final de 1984, me avisa para eu poder chamar a ambulância a tempo! o/ rs

      Excluir
  22. Ok ok, vamos conversar aqui. Ainda não li nenhum livros de TMI, maaaas já li toda a trilogia de As Peças Infernais, e uma amiga minha também leu API, e ao terminar leu Cidade dos Ossos, e ela disse que preferiu mil vezes nossos mecânicos do que TMI, e, assim, eu não sabia nada do mundo dos Caçadores de Sombras, e simplesmente amei, amei mesmo ler essa trilogia, não acho que faltou nada e não parei no meio por não entender haha. Mas ainda lerei os instrumentos mortais e não, não farei comparações com as peças infernais porque simplesmente não acho que mereça. Sou simplesmente apaixonada por essa trilogia e claro, o Will é meu <3.
    Bjs
    Anny

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Yay, Anny, adorei o seu comentário! Sempre é muito bom ter as duas opiniões e fico muito feliz que Anjo Mecânico conseguiu te conquistar (e a sua amiga também) mesmo sem o background de TMI! Mas cá entre nós há sim coisitas em As Peças Infernais (sobrenomes, objetos etc) que fazem mais sentido para quem já leu TMI e a gente fica "Ah, tá! Então foi assim que tudo começou!" rs
      Will <3
      Beijos e obrigada pelo comentário!

      Excluir
  23. Quando li anjo mecanico ja tinha lido os 4 primeiros de TMI,amei ambos achei a personalidade do will super parecido com o jace(mas sem comparações cada um tem seu jeito unico).quando terminei de ler tantas coisas em em TMI fizeram sentido,os sobrenomes,etc.amo essa triologia assim como amo TMI,não fiz comprações entre ambas porque elas são ligadas uma completa a outra.
    Amei sua resenha
    bjs

    ResponderExcluir
  24. Se eu te disse que ainda não li essa serie mesmo com váááárias pessoas falando que é boa vc acredita? HAHAHAHAHAHA Minha mãe viu o primeiro filme e ficou com vontade de ler...tem noção disso? Preciso ler esses livros..ótima resenha, mt bem escrita (obg por me deixar com mais vontade rs) e excelentes fotos...as fotos chamam mt atenção para o post e isso é bacana. Beijos

    ResponderExcluir
  25. Esse livro é perfeito.Toda a série TID é perfeita.Eu tava adiando Princesa Mecânica até a hora que chegasse o meu City of Heavenly Fire,chegou ontem,então vou começar a Ler Princesa Mecanica! Eu não queria que nenhuma das séries acabasse,TMI e TID,parte meu core saber que é o fim de TMI :/

    ResponderExcluir

Copyright

Todas as fotografias e textos publicados são produzidos pela equipe do Feito Poesia, exceto quando sinalizado. Por favor, não copie nenhum deles sem a devida autorização dos autores. Todos os direitos reservados.


Seguidores