Faça Boa Arte

30.5.14


Olá, hoje eu vou apresentar a vocês uma nova categoria do blog e vou ficar na torcida para que vocês curtam :) O nome é Hors concours, que é uma expressão francesa usada em concursos para designar algo que, ou por já ter ganhado várias vezes ou por ser de qualidade muito superior, não mais precisará participar de uma competição. 

Querem um exemplo? A Pirâmide de Quéops no Egito é a única das Sete Maravilhas do Mundo Antigo que ainda está de pé, então ela se tornou hors concours quando foi feito um concurso em 2007 para eleger as novas Maravilhas do Mundo e por isso não entrou na votação. Mas isso não tira nenhum pouco o mérito dela!  

Mas eu vou usar o termo em outro sentido, um que não tem nada a ver com concursos. A categoria irá falar sobre coisas que já se tornaram virais e que a maioria já conhece, mas que por serem tão boas, vale a pena relembrar, até porque tem sempre alguém que ainda não viu. Então, aproveitando que a editora Intrínseca lançou um pequeno e muito curioso livro chamado Erros Fantásticos: O discurso "Faça Boa Arte" de Neil Gaiman, eu decidi trazer exatamente esse discurso extraordinário para iniciar a nova categoria :]

Abaixo vocês podem conferir o discurso completo com legendas em português (com alguns errinhos de grafia, mas tá valendo). São quase 20 minutos de pura inspiração; palavras carregadas de sentimento que todo mundo, principalmente os que desejam trabalhar com Artes (qualquer que ela seja), deviam ouvir. "Se vocês não sabem que é impossível, é mais fácil de fazer." Então apertem o play e inspirem-se! Ou voltem a se inspirar, para quem já assistiu ao discurso! rs Mas a verdade é que é sempre um prazer ouvir de novo o sotaque britânico do mestre dos sonhos Neil Gaiman! 

"E quando as coisas ficarem difíceis, isso é o que vocês têm de fazer: façam boa arte. Eu estou falando sério. O marido fugiu com um político? Faça boa arte. A perna foi esmagada e depois devorada por uma jiboia mutante? Faça boa arte. Imposto de renda na sua cola? Faça boa arte. O gato... o gato explodiu? Faça boa arte. Alguém na internet acha que o que você está fazendo é idiota ou ruim ou já foi tudo feito antes? Faça boa arte. Provavelmente as coisas vão se revolver de algum modo e eventualmente o tempo vai levar a dor embora e isso nem mesmo importa. Faça o que só você faz de melhor. Faça boa arte. Faça nos dias ruins, faça nos dias bons também (...) faça a sua arte. Faça a coisa que só você pode fazer."
 Neil Gaiman          

You Might Also Like

21 Bilhetes

  1. Oi, Tici!
    Ideia muito bacana de post!
    E começou muito bem, Neil Gaiman é inspirador!
    =D

    http://osdragoesdefogo.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Uau, acho que precisava dessas palavras.
    Acho que vou tentar ser alguém capaz de fazer discursos fantásticos desse jeito. Só me lembrei quem esse escritor era quando Coraline entrou na história, e... Nossa, foi incrível receber esses conselhos de alguém que, de certa forma, passou por coisas semelhantes às minhas.
    "Fazer boa arte", me deu até um pouco de ânimo (coisa que eu estava precisando). E me fez lembrar de todas as dúvidas que ainda tenho, com as coisas que ainda podem vir. Dá até um pouco de medo, pensar no futuro, sabe. Mas o que ele disse sobre "aproveitar a viagem" já diz tudo.
    Já comecei a traçar uma linha reta em direção à minha montanha.
    Me deseje boa sorte, Ane. E... Continue com esses posts. Tenho certeza de que o Hors Concours ainda vai ajudar muita gente. Pelo menos eu sou um (kkkk).

    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa sorte, Mike! Fico extremamente contente em poder servir de "intermédio de inspiração (?)" :] E pare de mandar mensagens subliminares nos segundos comentários! rs

      Excluir
  3. PS: Segundo comentário (entendedores entenderão) (sim, estou falando com você, Ane). kkkk

    ResponderExcluir
  4. Ele foi perfeito! Não assisti o discurso inteiro, somente a metade, mas gostei muito. Ainda não vou pra faculdade, mas o discurso dele me ajudou, me tocou de diversas formas. Neil é demais!
    Adorei essa nova coluna do blog *--*
    Beijos,

    Letícia
    http://www.odomdaescrita.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Oie amei tudo por aqui beijos segue meu blog??
    http://oficialgarotateen.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Estou com esse livro aqui em casa, e depois dessa resenha, vou ler ele hoje mesmo! Sério, me inspirei agora!
    Beijo,
    entreeleitores.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Ooi, Tici.
    Adorei a coluna ^.^
    Neil é sempre referência, todos falam muito bem do autor e suas obras são sempre elogiadíssimas. É o tipo de pessoa que sempre parece ter algo para oferecer e acrescentar na nossa vida, vou ver esse discurso dele, mas já gostei da frase q vc colocou: "Se vocês não sabem que é impossível, é mais fácil de fazer.".
    Beijos.

    memorias-de-leitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Adorei a coluna! Sou apaixonada por Neil desde que ele escreveu Coraline. Não só essa, mas suas outras obras são os melhores contos de fadas que uma pessoas pode querer.

    Jacke Helen
    ☁ http://colecaodenuvens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ai que coisa mais linda essa sua última frase! *-* O Gaiman merece cada fã que ele tem!

      Excluir
  9. Me apaixonei por essa nova categoria logo de cara, espero que não desista dela com o tempo, viu?
    Adorei esse vídeo, me emocionou e muito, quero seguir carreira na arte e Deus sabe o quanto isso é complicado, o quanto já me desmotivei, mas esse vídeo me fez ver além, e ver que eu posso muito mais do que sempre penso (Insegura? Muito!!)
    Muito obrigada por ter me dado a oportunidade de conhecer palavras tão lindas! Parabéns!
    Beijos!
    www.gramatifiquei.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tatiana! Olha, eu conheço o seu blog, suas fotos e seus textos, e eu posso garantir que é só você manter a perseverância que você vai chegar aonde quiser! <3

      Excluir
  10. Legal a nova categoria e você tem razão: por mais viral que se torne, sempre tem alguém que não viu. Eu, por exemplo, nunca tinha visto esse discurso do Gaiman.
    Beijos
    alemdacontracapa.blogspot.com

    ResponderExcluir
  11. Você tem razão em tonar no assunto novamente
    Pois eu sou uma das poucas pessoas que não conhece
    Mas fiquei muito empolgada, gostei bastante

    Beijos
    @pocketlibro
    http://pocketlibro.blogspot.com

    ResponderExcluir
  12. Olá!
    Gostei de verdade da nova coluna do blog!
    E esse discurso do Neil Gaiman, é demais!
    É obrigatório pra todas as pessoas!!

    Beijos.
    http://cafecomlivrosblog.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  13. Achei SENSACIONAL a nova coluna! Continuarei seguindo seus posts!
    Já estou te seguindo!
    Beijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Olá Tici!!
    Adorei a proposta da coluna! E esse discurso do Gaiman é só amor <3 muito mais do que inspiração é quase uma filosofia. E o livro, claro que já está na minha lista de próximas compras.

    Beijos
    Espero sua visita =)
    http://numrelicario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Oi Tici que ideia sensacional!
    E o discurso de Neil e mais do que inspirador ^^ Todos deveriam conhece-lo e suas obras também.

    Beijos Joi Cardoso
    Estante Diagonal

    ResponderExcluir
  16. É a primeira vez que vejo esse vídeo (sério!) e adoreeeii, Neil Gaiman é uma figura, minha admiração por ele só aumentou. Amei sua ideia e quero logo ver o próximo post \o/
    Estou seguindo seu blog. Abraços

    blogfalandodelivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  17. Já perdi a conta de quantas vezes vi o discurso do Neil. Realmente, é muito inspirador para aqueles que querem seguir carreira na área das artes que, todos sabem, é tão mutável e insegura. Sempre que estou com dúvidas sobre a escrita e sobre como eu quero que isso participe da minha vida, vejo esse discurso e me sinto renovada, inspirada, pronta para fazer uma boa arte.
    "Faça nos dias ruins, faça nos dias bons também"
    Beijos...
    http://coracaoflutuante.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, que linda! <3
      Esse discurso toca o nosso coração de uma maneira admirável, não é?! Faz com que a gente realmente fique pronta para fazer boa arte em todos os dias da semana! *-*

      Excluir

Copyright

Todas as fotografias e textos publicados são produzidos pela equipe do Feito Poesia, exceto quando sinalizado. Por favor, não copie nenhum deles sem a devida autorização dos autores. Todos os direitos reservados.


Seguidores