[Resenha] Presságio: o assassinato da freira nua

21.4.14



Escrito pelo brasileiro Leonardo Barros, com 224 páginas e publicado pela Novo Século

"Só quem ama de verdade é a criança. Pra se amar é necessário inocência. 
Depois que se cresce, o amor dá lugar ao interesse."



Alice Vegas é uma bela moça de 26 anos que seria tão normal quanto qualquer outra garota não fosse por seus poderes de clarividência; em momentos de êxtase, ela consegue ver fatos que já aconteceram ou que ainda vão acontecer, mas, devido à peculiaridade do seu dom, Alice nunca conseguiu fazer com que outras pessoas - até mesmo os seus vários psiquiatras - acreditassem nela. Isso pode mudar quando, numa festa à fantasia regada a drogas e a álcool, Alice tem uma visão de um assassinato.

A vítima é Vívian Montegart, que foi à festa vestida de freira, e a quem a autoria do crime foi atribuída pela polícia ao Beato Judas, um assassino serial que há poucos dias tinha assassinado e abusado sexualmente de outra freira. O problema é que o tal Beato Judas não se parece em nada com o homem que Alice viu em sua visão: um rapaz enorme que vestia uma fantasia macabra de Diabo. E agora Alice precisa enfrentar alguns perigos para provar que a) ela não é uma louca psicótica e b) alguém está sendo acusado injustamente por um crime que não cometeu.  

"Só é louco quem fala demais! Porque, se você não fala nada, as pessoas não adivinham o que está dentro da sua cabeça! Pode ser a pirada mais demente de todas! Mas, se você não fala nada, você é normal, entendeu?!" [pág. 160]



"Não existe um crime perfeito. O que existe é perícia relapsa." [pág. 80]

A primeira coisa que você precisa saber sobre Presságio: o assassinato da freira nua é que ele não é apenas um livro de mistério ou uma corrida frenética por pistas para descobrir o verdadeiro culpado. O livro também se desdobra em outros assuntos importantes e se reinventa positivamente quando o assassino é revelado, fazendo com que você nem tenha tempo de começar a achar que a história vai ficar monótona. Além disso, ele é bastante sensual e nos apresenta uma personagem que recebeu um dom no mínimo inusitado e não tem vergonha dele. Então não espere de Alice os mimimis típicos das mocinhas chatas. Ela é forte, sensual, dona do próprio corpo e um pouquinho complexa e impetuosa, o que garante ao livro cenas hilárias e também um pouco chocantes quando o autor passa a explorar a crueldade do mundo. 





Talvez tenha sido isso o que eu mais gostei no livro; a sua capacidade de trazer a realidade para a ficção, mesmo que não seja uma realidade bonita. O autor Leonardo Barros não se prendeu somente à construção de um crime perfeito, não se rendeu àquela vontade muito típica nos romances policiais de enganar o leitor (te fazer acreditar que o assassino é uma pessoa, para depois só no final revelar que é outra, sabe?) e mesmo assim o livro não é nem um pouco previsível. Ele queria passar uma mensagem e conseguiu. Não é à toa que uma das suas dedicatórias é "Às vítimas de crimes sexuais e aos seus familiares."

Logo, Presságio é bem denso, mas fácil e rápido de ler, sem enrolações, e no final ainda vemos uma Alice muito mais madura. O livro também é recheado de ótimas frases e colocações, mas devo alertar que o seu conteúdo sexual pode não ser aprovado por alguns leitores. Então, se você não tem nenhum problema quanto a isso e gosta de bom thriller policial, Presságio: o assassinato da freira nua está nas livrarias ansiosamente esperando por você ;)

"Sabe o que mais me fascina em fotos antigas? Toda foto é um registro único de um momento que nunca irá se repetir... Mas, de uma forma geral, a foto dá uma nítida impressão de estática. De um movimento bruscamente paralisado. Exceto as fotos em que os olhos do fotógrafo se conectam com o olhar do fotografado... É como se toda a estática se perdesse naquele olhar... Como se, dentro dos olhos das pessoas, o tempo tivesse o seu próprio movimento. E mesmo aquela fração de segundo que se flagrou parece ser eterna. Fluente..." [pág. 100] 

You Might Also Like

17 Bilhetes

  1. Ticilinda, meu anjo, que resenha maravilhosa! *-*
    Estou super animada para o livro chegar em minhas mãos, principalmente após ler sua resenha. Um bom mistério é sempre bem vindo em meio a tantas leituras, e deu pulinhos de alegria quando li que o livro não tem brecha para qualquer momento monótono! O que mais gosto também, é quando o autor não nos permite nem criar especulações sobre quem pode ser o tal Serial Killer e amei o dom da Alice, o que para nós é um sonho, para ela é um pesadelo. Aposto que o livro é aqueles que faz nossos olhos pularem de emoção e nosso coração bater gritando "Lê mais rápido para saber o que vem a seguir"! Amo demais também quando o autor cria uma mulher forte e que não depende de homem nenhum para se proteger ou correr atrás da verdade, ela precisa provar algo, então fará isso com as próprias mãos, ISSO AI MULHER!
    O autor com certeza abordou um assunto que nunca terá fim nessa terra, infelizmente quando menos esperamos os casos acontecem e os efeitos são devastadores e irreversíveis. :(
    Parabéns pela resenha sua linda! Como sempre me agraciando com mais um relato maravilhoso e ainda mais por ser um livro que logo chegará para mim. Amei termos trocado comentários e pensamentos sobre a história, mesmo eu não tendo lido o livro, mas uma história tão intensa e com um mistério como esses, é impossível não desabafar com alguém <3

    Beijos minha linda!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ISSO AI MULHER HAHAHAHA
      Nossa, amei seu comentário! Você entendeu tudo que eu quis passar com a resenha! Espero que você goste do livro também! Logo logo ele chega para você! E também amei as nossas conversas, precisamos fazer isso mais vezes! \o/ Beijos, Felinda! <3

      Excluir
  2. Fiquei super curiosa! Sabe se esse livro vai ser lançado em Portugal?
    Beijinhos **

    http://prologuesepilogues.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Miriam.
      Tudo bem?
      Não há previsão de lançamento em Portugal. Pelo menos por enquanto.
      Caso se interesse pelo livro, posso verificar as taxas de envio para sua cidade.
      É só você mandar um e-mail com o titulo PRESSAGIO - PORTUGAL e com seu endereço para leobarrosescritor@gmail.com.
      Verei o que posso fazer.
      Abraço!

      Excluir
  3. Gostei muito da sua resenha e dessas fotos (nossa, ficaram ótimas!).
    Você escreve muito bem e me dá vontade de ler cada livro.
    Só de escrever que a mocinha da história não tem mimimi, fiquei curiosa e direcionada para gostar da personagem!

    Bjs, Lu
    http://resenhasdalu.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Lu! <3 Obrigada!
      A Alice tem os seus complexos, mas ela não fica esperando acontecer, não! Ela corre atrás!

      Excluir
  4. Oi, Ticiane.
    Como está?
    Olha: há algum tempo não leio uma resenha tão fantástica! É técnica, opinativa e cheia de paixão.
    Fico feliz que você tenha gostado tanto do livro.
    Parabéns pela resenha!
    Beijão!
    Obrigado pela divulgação!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ebaaaaaaa! Muito obrigada *-*
      De nada, sempre que precisar, pode contar com a gente aqui do Bibli! Beijos e parabéns pelo livro! Sucesso sempre!

      Excluir
  5. Oi Taci!
    Concordo muito!
    A sua resenha foi maravilhosa! Eu sou uma amante de Romances Policiais! Gosto quando eles dão aquele OLé na gente, gosto de seguir as pistas e ir descobrindo os misteriosos do romance! Adoro temas fortes também!
    O livro entrou para a minha lista e parabéns pelo post caprichado também!
    Beijos
    http://overdoselite.blogspot.com.br/2014/04/resenha-divergente-divergente-o-filme.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. \Opa, felicidade mil com esse comentário! \o/\o/\o/
      Muito obrigada e espero que goste do livro! Beijos!

      Excluir
  6. Quem nao curte um bom policial né?
    Amei a indicação com certeza entrou para a minha lista! E ainda mais sabendo que é um autor brazuca ^^

    Bjao
    Estante Diagonal

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, estou adorando a invasão de nacionais na minha prateleira! Que venham sempre mais para nós duas! \o/

      Excluir
  7. Ontw ,que resenha maravilhosa Tici *--*
    Achei bastante interessante o livro ,não curto muito Romances policiais pois sempre que começo a ler um ,acabo não gostando .Mas esse achei bastante interessante e espero um dia le-lo .Parabéns pela resenha maravilhosa e detalhada rs >.< .
    Beijos sua linda e sucesso <3

    chuvaelivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. *-* Obrigada! <3 Já fui assim com romance policial também, começava mas não terminava! Mas passou! \o/ De novo muito obrigada e fico muito feliz que tenha se interessado pelo livro! Muito sucesso sempre p/ vc tbm, linda!

      Excluir
  8. Nossa, amei sua resenha!
    Já vi esse livro para comprar, mas sempre tive receio. Acho que agora vai!!!
    ;)

    http://osdragoesdefogo.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Kaio! Espero que goste do livro!
      Beijos!

      Excluir
  9. Oiee ^^
    Quando comecei a ler esse livro, não esperava que fosse um livro tão intrigante e interessante quanto se mostrou. Acabou se tornando um dos meus favoritos do ano, e me arrependi de não o ter lido antes. Não gosto de livro policial, mas esse me surpreendeu.
    MilkMilks
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

Copyright

Todas as fotografias e textos publicados são produzidos pela equipe do Feito Poesia, exceto quando sinalizado. Por favor, não copie nenhum deles sem a devida autorização dos autores. Todos os direitos reservados.


Seguidores