O Surrealismo Mágico de Robert Dowling Jr.

14.3.14


Um músico horrível, um fotógrafo patético e um escritor analfabeto. É assim que o artista norte-americano Robert Dowling Jr. descreve a si mesmo. Mas ele completa: a sua verdadeira paixão e a única coisa na qual ele é suficientemente bom é a pintura (e esculturas em madeira também). Autodidata, Robert trabalha principalmente com acrílicos e óleos para compor as suas obras, dando vida a um trabalho místico e extraordinário cheio de magia e inspiração. Confiram! 


O Bibliophiliarium acredita que há magia na criatividade e que pinturas como essas do artista Robert Dowling Jr. podem servir de inspiração para artistas de outras áreas e para todos os sonhadores por aí. Imagens também sabem contar histórias, então mãos à obra: quem se sentir à vontade pode dizer nos comentários qual é a pintura que você mais gostou e como ela te inspira ou qual história você acha que pode haver por trás dela ou ainda o que ela te lembra :)

E você, já se inspirou hoje? Relembre também o trabalho do artista ucraniano Valentin Rekunenko aqui

You Might Also Like

26 Bilhetes

  1. Muito bom esse artista, não conhecia...
    Adorei todas as gravuras...
    Bjs - http://resenhasdalu.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Oiee,
    Não conhecia o artista, nossa estou impressionada com o imenso talentos, que imagens mais belas, amei!
    Beliscões da Máh♥
    Blog | Instagram

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii, Máh! São belas mesmo, diferentes, com um toque muito único! xD

      Excluir
  3. Maravilhosa as imagens, Flor! Acho que ela retratam também, pensamentos ou até mesmo sonhos que tivemos, os pensamentos, quando éramos criança, quando desejávamos que nossos ursinhos de pelúcia conversassem!
    Amei os detalhes, ele conseguiu transmitir a paixão dele nas pinturas, ele foi capaz de criar um mundo só dele, e é extremamente extraordinário. Já entrei na FanPage dele e já curti, obrigada por ter indicado o trabalho dele <3

    Mil Beijinhos,
    www.percepcoes.blog.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade, Fê! Os ursinhos trazem mesmo esse pensamento que você citou! Dá para tirar muita coisa boa só olhando para essas imagens, é muita inspiração! <3
      Que bom que curtiu a FanPage dele, ele sempre está postando novos trabalhos! Vai adorar acompanhar ^^

      Excluir
  4. Gostei muuuuuuuuito da ultima! Parece algum Deus dando à menina uma identidade. Além disso no conjunto parece que sempre a ação feita é sempre de alguma coisa impossível, como uma visão de um mundo mágico e só dele. Adoro abstrair nas imagens, sempre sai algo muito louco ou muito bom da minha cabeça haha Amei o trabalho dele, valeu por compartilhar Anelinda <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que lindo, Gabs! Também adoro abstrair nas imagens, acho que a última realmente demonstra isso da identidade, de um caminho! Mas a minha favorita é a da menina com o pássaro negro na palma da mão e o sol em forma de peça de quebra-cabeça! Não consigo tirar essa imagem da minha mente! hehe de nada <3

      Excluir
  5. Mas que fofurinha essas imagens. Sinceramente não consigo escolher qual gostei mais. Belíssimo trabalho *---*.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hahaha, pois é, não é uma tarefa fácil! :) Obrigada pela visita, Jéssica!

      Excluir
  6. Ameei! Com um talento desse ele nem precisa ser músico, fotógrafo ou escritor! kkkk Amo ver ilustrações de artistas que ainda não conhecia, e esse está de parabéns, achei as ilustrações bem criativas!
    Beijo!
    http://booksmanybooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hahahaa verdade! Que bom que gostou, Patricia! Fico muito feliz! Beijos!

      Excluir
  7. Todas as ilustrações são muito lindas e o artista é MUITO talentoso <3.

    memorias-de-leitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não, é? É um trabalho muito encantador *-* Obrigada pela visita, Inês! :D

      Excluir
  8. Oiiie Tici, que legal esse trabalho de divulgação de cultura e arte que você faz, meus parabéns!

    Não conhecia esse pintor, mais amei os trabalhos dele.

    Sei que é meio óbvio mas senti um certo padrão nas pinturas dele, senti (não sei se é isto mesmo) que ele pinta com os seus sentimentos mais profundos e em sua grande maioria me passa uma mensagem de solidão, de vazio e de tristeza.

    Mas amei sinceramente as pinturas e após ler o poema do blog do Michael (Terra de Fagulhas) me pareceu que ambos se completam, uma junção quase que perfeita!

    Meus parabéns Tici, amei tudo, muito obrigado e um beijão!

    http://leituraadentro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, concordo com a mensagem de solidão, mas ele tem outras pinturas até mais cômicas envolvendo bonecos de neve hehehe Fico muito feliz que tenha gostado do trabalho dele!
      Wow, é verdade! Eu li o poema do blog do Michael! Essa ligação que você fez ficou muito bonita mesmo!
      Aww, obrigada! Muitos beijos, Hen!

      Excluir
  9. Que engraçado, comecei a ler pensando se tratar de Robert Downey Jr, a sonoridade do nome é incrivelmente semelhante. Agora ignorando o fato, o artista é muito bom, existe um tom melancólico em suas obras. A forma que ele trabalha as cores também mostra esse lado, tons mais opacos, escuros e frios, mesmo quando trabalha com as cores quentes.

    Tem algo que me intrigou em suas pinturas: os rostos. Estão sempre cobertos ou alterados. Há algo aí. Não sou muito fã de Surrealismo, prefiro Impressionismo e Abstracionismo Geométrico, mas sem dúvida é um grande pintor.

    tenhoquecontar.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim hahaha até na hora de escrever o nome dele eu quase fiz essa confusão! Mas é verdade, Walter, não dá para ignorar a mensagem de solidão e tristeza das pinturas. Gosto muito também da forma como ele usa as peças de quebra cabeça, é tão intrigante quanto os rostos cobertos *-*
      Ah, eu adoro Surrealismo e Impressionismo! Meus favoritos! :D

      Excluir
  10. Sabe que eu adoro pegar imagens assim que encontro e gosto e guardo. Meu PC é lotado de imagens (o que me lembra que eu tenho até que fazer uma limpa), mas dá para ver o talento que tem, os detalhes é o que conta, e cada contraste parece ser único. Muito bom!

    ||TERRA DE FAGULHAS

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa sorte com a limpeza hahaha eu não iria conseguir me desfazer das imagens que eu gosto! Que bom que gostou do trabalho dele, Michael! Só espero não ter enchido ainda mais o seu pc com essas imagens rsrs

      Excluir
  11. Uma mais linda do que a outra, esse artista é muito talentoso heeein.
    Não consigo escolher uma imagem, gostei de todas >.<

    beiijinhos,
    http://garotasdejales.wordpress.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ele é incrível! <3 Fico feliz que tenha gostado, Ana!

      Excluir
  12. Adorei todas as imagens, é uma mais linda que a outra! Mas a última eu achei bem significativa. Pensei um pouco no trabalho do escritor, ao dar um rosto, uma personalidade, um quê que o torna diferente, a cada um de seus personagens. Obrigada por me introduzirem a belíssima obra deste artista.

    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dá para tirar tantas interpretações dessas imagens, não é? Eu fico encantada com isso! *-* Muito legal a relação que você fez com o trabalho do escritor! Ficou lindo! E, ah, nem precisa agradecer! A gente que agradece pelo comentário! xD

      Excluir
  13. Como não tinha visto esse post antes?! :o Deve ser porque tenho entrado na internet apenas pelo celular, e digamos que não é lá grandes coisas...
    Bom, eu simplesmente amei o post e diferente das pinturas do Rekunenko, onde cada pintura me inspirava uma história diferente, consigo imaginar uma sequencia para essas imagens (isso me leva à pergunta: Anne, as escolhas foram propositais? Elas sempre têm algo em comum...). Imaginei algo no estilo "Nárnia", pessoas sendo transportadas para outra realidade através de portais mágicos e vivendo aventuras. Nesse caso, é como se a menina de algumas pinturas, e o menino de outras, fossem meio que convocados e mesmo não se conhecendo são chamados, sei lá, pra algum tipo de missão juntos. Nem preciso dizer que o boneco de neve me lembrou o Olaf de Frozen, mas não porque é um boneco de neve, mas ele dando o coração para o ursinho? A missão dele seria parecida com a do Olaf! Eu simplesmente viajei nesses quadros e daria pra escrever uma história sobre eles facilmente! :D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hahaha, sem problema, Milena! Mas é verdade, visualizar pelo celular é sempre muito chato :/
      Se foi proposital? Sim e não hehe O Robert tem outras pinturas, mas eu peguei as que mais me chamaram atenção, seja pelas peças de quebra-cabeças ou a lua! Só que esse estilo mais misterioso está presente na maior parte dos seus trabalhos.
      Nárnia <3 O que você imaginou já dá uma história e tanto, hein? xD
      Aaaaaaah, eu tava torcendo para alguém fazer a comparação! É MUITO O OLAF! Eu já nem vejo mais o ursinho, vejo logo uma rena no lugar dele! rsrs Ai, Olaf, seu lindo!
      Fico muito feliz que tenha gostado! Vou sempre procurar por mais artistas inspiradores!

      Excluir

Copyright

Todas as fotografias e textos publicados são produzidos pela equipe do Feito Poesia, exceto quando sinalizado. Por favor, não copie nenhum deles sem a devida autorização dos autores. Todos os direitos reservados.


Seguidores