[Resenha] Extraordinário

17.2.14



No original "Wonder", escrito pela estadunidense R. J. Palacio, com 320 páginas e 
publicado no Brasil pela Intrínseca

"Toda pessoa deveria ser aplaudida de pé pelo menos uma vez na vida, 
porque todos nós vencemos o mundo."



August “Auggie” Pullman é um menino de 10 anos. Ele tem um pai engraçado, uma mãe protetora, uma irmã independente e uma cadela fofa chamada Daisy. Auggie se acha um garoto como outro qualquer. Mas ele também sabe que aos olhos de outras pessoas ele não é nada comum. Isso porque Auggie nasceu com uma síndrome que lhe causou uma  séria deformidade facial. 

“Sabe o que eu acho? A única razão de eu não ser comum é que ninguém além de mim me enxerga dessa forma.” [pág. 11]

Em meio a muitas cirurgias plásticas e cuidados especiais, Auggie cresce sem nunca ter ido à escola. Mas isso muda quando ele é aceito numa escola particular de Nova York, e Auggie aceita essa nova oportunidade para mostrar às pessoas que é a força do coração – não da aparência – que tem o poder de conquistar mais os outros.



Extraordinário é um livro (tchãn tchãn tchãn) extraordinário. Magnífico, formidável ou qualquer outro adjetivo desse porte que você preferir. Ele não é um livro triste, apesar de que muito provavelmente você vai ficar com os olhos marejados ou vai se render às lágrimas, mas definitivamente também vai soltar boas gargalhadas durante a leitura. Extraordinário é um livro simples, mas com um charme extasiante e um belo convite à reflexão. 

“Meu pior dia, o pior tombo, a pior dor de cabeça, o pior machucado, a pior câimbra, o pior xingamento não são nada comparados ao que August já passou. A propósito, não estou tentando ser nobre: simplesmente sei que é assim.” [pág. 90] 

Ele é dividido em oito partes, sendo três delas narradas sob o ponto de vista do Auggie e as demais narradas por outras personagens. Essa dinâmica para mim foi uma grande cartada. Saber a visão de personagens que a princípio não pareciam nem um pouco importantes – como o namorado ou a ex melhor amiga da irmã do Auggie – trouxe à história uma verossimilhança que só contribuiu para o sucesso do livro. São histórias que se cruzam em torno da de Auggie, histórias que nunca mais foram as mesmas após Auggie ter passado a fazer parte delas. Foi lindo ver como alguém como o pequeno admirador de Star Wars pôde fazer tanta diferença na vida de outras pessoas, trazendo o melhor ou o pior delas. 



“O Universo não foi legal com Auggie Pullman. O que aquele garotinho fez para merecer essa sentença? O que os pais deles fizeram? Ou a Olivia? Uma vez ela mencionou que um médico disse aos pais dela que a probabilidade de alguém ter a combinação de síndromes que resultou no rosto de Auggie é de uma em quatro milhões. Então isso não faz do Universo uma loteria gigantesca? (...) Talvez seja uma loteria, mas o Universo deixa tudo certo no final. O Universo cuida de todos os seus pássaros.” [pág. 210] 

R. J. Palacio soube ser delicada, gentil e grandiosa e escreveu a história mais simples com o maior poder transformador dos últimos anos. Não tem como não admirá-la. E é o tipo de admiração que você só entende depois que conhece a pureza do trabalho que ela mostrou neste livro recomendadíssimo. Por favor, vamos todos aplaudir de pé todas as R. J. Palacio's e todos os August's espalhados pelo mundo. 

You Might Also Like

13 Bilhetes

  1. Olá!
    Parabéns pela resenha esta muito bem escrita.
    Eu adorei esse livro, ele se tornou meu favorito e confesso uma coisa: Todos deveriam ler extraordinário e sentir um poco do que Auggie sentiu.
    Beijos e parabéns,
    http://mileumdiasparaler.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que tudo! Sim, sim, é o tipo de livro que se pudesse eu saía distribuindo para todo mundo *-*
      Muito obrigada, Bruna!

      Excluir
  2. Todos amam esse livro!
    Como já esgotei a minha lista de livros para comprar esse mês e já fiz uma lista para o outro mês, vou ter que esperar muito para comprar :/ Mais vou tentar ler em pdf :D
    Parece ser aqueles livros tipo filosóficos que eu gosto muito, que tem frases lindas tanto de superação como de reflexção, parece ser um daqueles livros que quando terminamos de lê-lo enxergamos o mundo de outra forma!
    Estou vendo que vou amar demais o Auggie!
    Beijos!

    Uma Vida Chamada Livros

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A leitura é bem simples, mas a mensagem do livro realmente nos faz enxergar o mundo de outra forma!
      Você com certeza vai amar demais o Auggie, e a Via, e a Summer e o Justin, ah, todos os personagens! *-*

      Excluir
  3. Woooow, amei a resenha! *-*
    E com certeza não tem como não se emocionar com o livro, e com certeza a sensação de ver a alegria do Auggie em alguns momentos é simplesmente contagiante! :D
    Eu acho que exemplares de Extraordinário deveriam ser distribuídas pelo mundo afora para que todos pudessem ler e ver o mundo com olhos melhores.
    Beijos Tici, amei mesmo a resenha!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ebaaaaa, muito feliz que passou por aqui, leu a resenha e amou! \o/
      Concordo plenamente! O livro também é bem acessível comparado com outros títulos (comprei por R$19), mas ganhar não é a mesma coisa que comprar né? Tem muito mais significado!
      Beijos beijos!

      Excluir
  4. “Sabe o que eu acho? A única razão de eu não ser comum é que ninguém além de mim me enxerga dessa forma.”
    Ah... preciso ler com certeza. Está de parabéns pela resenha. Espero ler em breve *-*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. As frases de "Extraordinário" são muito marcantes! Muito obrigada, Michely! Também espero que possa se apaixonar por essa história em breve! :))

      Excluir
  5. Adorei a resenha, e amo de paixão esse livro!!! Auggie é simplesmente encantador, não tem como não se apaixonar por ele!! O livro é realmente ótimo, traz uma linguagem simples, clara, leve e ainda assim de uma grandeza inenarrável!! ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente! Não tem como discordar! A R. J. Palacio fez muuuuito com pouco! Ela é incrível, o Auggie é incrível, a história é incrível e bah, você também é Larissa! Muito obrigada pelo comentário! ♥

      Excluir
  6. Oiee ^^
    Esse é um dos meus livros favoritos, me encantou do inicio ao fim ♥ a história é muito emocionante, e como você disse, só quem leu o livro sabe como a história da autora é simples e tocante. Aplausos \0/
    MilkMilks
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso, isso, isso! <3 Aplausos eternos \0/ E todos juntos por um mundo mais gentil!

      Excluir
  7. Esse livro é muito emocionante! Chorei litros, ahaha, é uma leitura leve e eu simplesmente amei ❤❤❤

    ResponderExcluir

Copyright

Todas as fotografias e textos publicados são produzidos pela equipe do Feito Poesia, exceto quando sinalizado. Por favor, não copie nenhum deles sem a devida autorização dos autores. Todos os direitos reservados.


Seguidores