[Resenha] O Oceano no Fim do Caminho

6.1.14



No original "The ocean at the end of the lane", escrito pelo britânico Neil Gaiman, 
com 208 páginas e publicado no Brasil pela Intrínseca

"Não tenho saudade da infância, mas sinto falta da forma como eu encontrava
prazer em coisas pequenas, mesmo quando coisas maiores desmoronavam."


É possível um oceano ser tão pequeno quanto um lago? O pai do narrador de O Oceano no Fim do Caminho acha que não. O narrador acha que sim. E todo mundo que leu essa história deve concordar que sim, a resposta é sim. Na verdade, um oceano pode ser tão pequeno quanto um livro azul de 208 páginas, e mesmo assim ser tão grande quanto o próprio universo e todos os seus mistérios. O Oceano no Fim do Caminho é assim, pequeno e grande, meigo e assustador. Uma história que encanta, assombra e emociona principalmente aqueles que já deixaram as aventuras da infância para trás, mas que delas não plenamente se despediram. 

O livro tem um herói que poderia ser qualquer um. Ele não diz o seu nome, está voltando de um funeral na região onde passou a infância e resolve visitar a fazenda no final da estrada onde morava a família de sua antiga amiga Lettie Hempstock. Enquanto o herói podia ser qualquer um, as Hempstock são únicas em todos os sentidos. Ele as conheceu quando tinha sete anos, e as suas memórias daquela época estão enevoadas, esquecidas. Mas, ao sentar-se de frente para o lago nos fundos da fazenda, ele subitamente se lembra do que realmente aconteceu naquela estrada e nos seus arredores tantos anos atrás. 



“Adultos seguem caminhos. Crianças exploram. Os adultos ficam satisfeitos em seguir o mesmo trajeto, centenas de vezes, ou milhares; talvez nunca lhes ocorra pisar fora desses caminhos, rastejar por baixo dos rododendros, encontrar os vãos entre as cercas.” [pág. 70]


O Oceano no Fim do Caminho é um livro marcante, daqueles que não precisam de muito para passar uma bela mensagem. A narrativa é simples, afinal, trata-se do ponto de vista de um menino de sete anos. Ainda assim, é uma narrativa carregada de figuras simbólicas, frases de efeito e referências que demonstram a sabedoria do autor dentro da inocência do protagonista.

O desfecho é mágico, tocante. É um final como deveria ser em todas as histórias, ou seja, a melhor parte. No fim das contas, Neil Gaiman escreveu um mito, pois, como o próprio autor diz no livro, mitos "... não eram histórias para adultos e não eram histórias para crianças. Eram melhores do que isso. Simplesmente eram." [pág. 66] E O Oceano no Fim do Caminho deixa essa mesma sensação.

You Might Also Like

10 Bilhetes

  1. Neil Gaiman é foda mesmo, e Oceano no fim do caminho, mesmo sendo muito bom, está longe de ser, na minha opinião, uma das melhores obras do autor. Gostei das frases destacadas, mas acho que teriam outras também muito mais interessantes a serem destacadas. De qualquer modo, gostei da resenha, muito boa.

    Grande Abraço e boa sorte com o blog!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na minha opinião também haha E sim, o livro tinha tantas frases maravilhosas que foi bem difícil escolher algumas só... Muito obrigada pela comentário, Juliana! Seja muito bem-vinda ao Bibliophiliarium! Abraços e obrigada! :D

      Excluir
  2. Adorei sua resenha!!! Eu fiz uma também mas só vai pro blog na semana que vem!
    Parabéns!

    Beijos
    Débora - Clube das 6
    http://www.clubedas6.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, certeza que lerei sua resenha também, Débora! E o seu blog é genial :D

      Excluir
  3. Uma das minhas leituras favoritas de 2013! Aliás cê acredita que estou com um buraquinho no pé também e já imaginei coisas com ele? Taca fogo Jesus!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hahahahahah OMG, se for verdade que rir aumenta a expectativa de viva, eu já ganhei uns 5 anos a mais só de ler esse comentário! Chama as Hempstock, chama, chama!

      Excluir
  4. Adorei a resenha, e tbm adorei as fotos! Rs
    Esse livro foi pra minha listinha de compras com certeza, todo mundo falando super bem, e essa capa é divina.
    Beijinhos, seguindo
    aculpaedosleitores.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Taty! Espero de coração que goste quando for ler! Seguindo também, beijos xD

      Excluir
  5. Olá, adorei conhecer seu blog! Já ouvi falar bastante sobre esse livro, ele realmente parece ser ótimo. Fico cada vez mais com vontade de ler, adoro livros que sejam marcantes ou que possuam boas frases. Com certeza vou ler!
    Beijos, Lery. :D
    lerissakunzler.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pela visita, Lery! Espero que goste do livro, ele realmente tem ótimas frases! :D

      Excluir

Copyright

Todas as fotografias e textos publicados são produzidos pela equipe do Feito Poesia, exceto quando sinalizado. Por favor, não copie nenhum deles sem a devida autorização dos autores. Todos os direitos reservados.


Seguidores