O Estranho Mundo de Zofia e Outras Histórias

30.1.14


No original "Magic for beginners", escrito pela estadunidense Kelly Link, com 
264 páginas e publicado no Brasil pela Leya

"Prometa-me que não vai acreditar nem em uma palavra."



Qual é a receita para fazer um leitor comprar um livro que não conhece sem nem pensar duas vezes? Uma capa bonita + uma sinopse bacana + um título promissor + um ótimo preço? Sim. Neil Gaiman dizendo que a autora é singular e deveria ser considerada um tesouro nacional? Com toda a certeza, sim também. E foram essas combinações irresistíveis que fizeram O Estranho Mundo de Zofia e Outras Histórias parar na minha estante.

O livro é composto por nove histórias e qual foi a minha surpresa ao terminar de ler a primeira delas e... simplesmente fazer aquela expressão de WTF?. Eu tinha entendido a história toda. Mas ao mesmo não tempo não tinha entendido absolutamente nada. Fui para a segunda. Mesma coisa. Terceira. WTF? de novo. Quarta. Quinta. Sexta. Sétima. Oitava. E nona. A cena se repetia em todas, com mais ou menos intensidade de WTF?, sem pé nem cabeça.

Em meio a esse cenário nonsense não dava para entender como O Estranho Mundo de Zofia e Outras Histórias tinha sido tão aclamado e recebido tantos prêmios. Era como parar numa galeria de arte, olhar para o quadro que tem mais gente admirada em volta e perceber que o dito cujo é apenas uma pintura de um quadrado preto dentro de um círculo branco.



“Muitas pessoas dizem coisas como isso não é arte quando o que quer que seja a respeito do que estejam falando não pode ser nada além de arte.” [pág. 139] 
               
Porém, como uma curiosa inveterada e influenciada pelas críticas positivas, eu tentei entender o brilhantismo do livro. Kelly Link meio que usou o surrealismo fantástico para explorar a psicologia das personagens. E para mim, esta é a maior sacada da autora. 

Em A bolsa mágica, Genevieve precisa achar o namorado que pulou dentro de uma bolsa que, aberta de um jeito guarda um povo atemporal; aberta de outro jeito esconde uma fera mortífera. Em Hortlak, Batu usa pijamas fabricados por zumbis e seu amigo Eric é apaixonado por Charley, uma garota que leva cachorros para passear pela última vez no seu carro antes de ter que sacrificá-los. Em Magia para iniciantes, Jeremy precisa salvar a Raposa, personagem de um seriado de TV que pode ou não ser real após ela mesma ter pedido a ajuda dele.



Genevieve reencontrou o namorado? Eric conseguiu o amor de Charley? Jeremy salvou a Raposa? Não importa. Kelly Link não segue uma linearidade. Ela não se prende aos padrões. Link escreve histórias focadas em como as personagens reagem ao se depararem com situações fantásticas e bizarras e ainda assim continuam sendo pessoas comuns. Não importa o final porque a mensagem que ela queria passar ela já passou e se você não entendeu a mensagem ou se a sua interpretação da mensagem foi diferente da do seu coleguinha, bem... Bem-vindo ao surrealismo literário.

Tem gente que gosta, tem gente que não. A galera estrangeira do Goodreads só falta colocar Kelly Link num pedestal, enquanto a galera do Skoob não parece muito entusiasmada com o surrealismo da autora. Problemas com a tradução brasileira ou simplesmente choque cultural? Te conto só se você prometer que não vai acreditar nem em uma palavra...

You Might Also Like

13 Bilhetes

  1. Nossa! Quero esse livro!
    Preciso na verdade, ele parece ser um daqueles livro diferentes.
    E é isso o que eu quero, quero um livro que sai um pouco da "normalidade" que não tenha nada a se comparar com os outros.
    Acho que estou passando por uma ressaca literária, pois não estou mais aturando livros "normais", quero um livro como esse, diferente para poder saciar minha "fome'!
    Sério, parece um ótimo livro!
    E essa capa, é simplesmente LINDA, PERFEITA *O*
    Ah Tici, queria saber sobre essas fotos que você posta nas resenhas, são você que tira? Si sim, meus parabéns, são LINDAS!
    Enfim...
    Respondi a Tag:
    http://umavidachamadalivros.blogspot.com.br/2014/01/novidades-parcerias-tag-7-arco-iris.html
    E ainda te indiquei para outra!
    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Põe diferente nele, Lili! Eu passei uma ressaca literária com os chick-lits um tempo atrás, não podia nem ver um chick-lit, e eu superei lendo livros de fantasia haha Siim, essa capa é linda, ela me lembrou "Alice no País das Maravilhas"!
      Quer ele para você, Lili? Eu não tenho costume de reler livros e não conhecia (até agora) ninguém que se interessasse por ele e morro de pena dos meus livros que ficam mofando na estante :/ Posso te enviar por correio, e se você não gostar, pode até me devolver.
      Eu que tiro, obrigada! <3 Mas não entendo muito de fotografia, então às vezes as fotos saem escuras :/ Mas gosto de catar coisinhas aqui em casa para enfeitar a foto rsrs
      Eu viii, deixei dois comentários gigantes lá no post!

      Excluir
    2. Não estou aguentando quase nem um livro, mas como estou fazendo parcerias com autores, estou tentando ser racional e dar uma critica como seu eu não estivesse passando por essa ressaca.
      É, parece mesmo, pois é muito criativa e diferente!
      Own lógico que quero! Muito obrigada :D Também não costumo reler livros. Bom, meus livros não mofam na estante pois os livros que eu compro sempre tem que ser bons. Vou começar a fazer isso (tirar as fotos) mas tenho que arranjar tempo.
      Envia um e-mail para mim, ai te passo meu endereço e o que você precisar:
      ellis.monteirocosta@hotmail.com ^^
      Ah, uma pergunta: Quando é o seu aniversário?
      Ah, outra pergunta: Fiz parceria com um autor, e ele me perguntou se eu poderia fazer um book tour com o livro dele, e os integrante do Book Tour deviam ser Blogueiros/as, quer participar? Se sim depois te envio um e-mail com as informações!
      Beijos!

      Excluir
    3. Vou te mandar um e-mail com todas as respostas! xD

      Excluir
  2. Eu achei a capa linda! Mas como vc disse apesar de tudo, do preço, autor e capa às vezes a história não agrada, parece ser meio doido mesmo, sem pé nem cabeça, quem sabe um dia leio para dar minha opinião.
    Beijo!
    http://booksmanybooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. As histórias realmente são bem doidinhas, mas ficam na sua cabeça, sabe? Eu não consegui parar de pensar nelas por um bom tempo depois que terminei de ler. Enfim, é um bom livro, se topar com ele, realmente dê uma chance :D

      Excluir
  3. Amo esse livro! É um dos meus preferidos!!! Eu acabei de conhecer esse blog, mas estou amando ele. Tudo aqui é tão lindo. Parabéns.
    Beijos

    http://diariosdeumafangirl.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, que legal, Fê! Eu não esqueci nenhuma história dele, mesmo sem ter entendido, é quase mágica isso! Obrigada por aparecer por aqui e pelos elogios! <3
      Beijos

      Excluir
  4. Que edição linda, a LeYa sabe fazer um bom trabalho!
    Nunca li literatura fantástica, apesar de estar muito interessado em um livro do gênero (O Circo Mecânico).
    A crítica ficou fantástica e me pareceu que a maioria das histórias envolvem romance, estou certo?
    Mas infelizmente eu acreditaria em tudo que você disser a respeito do livro kkkkk'
    Beijos Tici!

    http://leituraadentro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Siim, é só lembrar também das capas de Guerra dos Tronos! Aaaaah, eu também quero esse livro! Li "O Circo da Noite" e agora amo circos, me interessarei por qualquer livro sobre circos!
      Não, não. A maioria das histórias envolve mais o psicológico das personagens, o romance é só mais um plano de fundo; não é, ao meu ver, o foco de nenhuma história.
      hahahahaha obrigada! Beijos! :*

      Excluir
    2. Não li "O Circo da Noite", mas pretendo ler logo, já ouvi criticas muito positivas quanto ao mesmo. :D
      A que legal, parece ser um livro legal, mas realmente não faz o meu estilo, eu que te agradeço!
      Beijos!
      leituraadentro.blogspot.com

      Excluir
  5. Esse gênero não é o meu tipo favorito de leitura, mas confesso que daria tudo para ter essa capa na minha estante. Que trabalho lindo foi esse que fizeram!

    flyingwhisper.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade, a Leya está super de parabéns! É um encanto essa capa! Chama muito a atenção!

      Excluir

Copyright

Todas as fotografias e textos publicados são produzidos pela equipe do Feito Poesia, exceto quando sinalizado. Por favor, não copie nenhum deles sem a devida autorização dos autores. Todos os direitos reservados.


Seguidores